Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

A Expansão Econômica e a Preservação Ambiental
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
Meio ambiente e desenvolvimento
Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Governança Ambiental Contexto Geral: Ideologia Liberal
Administração Estratégica
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Conceito e Desenvolvimento do Gerenciamento Ecológico
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Ecologística: a logística da ecologia
enquadramento de corpos de água
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Planejamento de Campanha – A4
Renault de Freitas Castro Diretor Executivo
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Exploração de recursos geológicos
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Profª: Cristiane M. Zanini
GESTÃO AMBIENTAL Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Bruno Rieger Salzano Édio Serafim Filho Pedro F. Angelini Thiago Pessuto Barboza Virgínia Nehmi Vitor Nagata.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Planejamento e Responsabilidade Social
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
CAPÍTULO 7 ECONOMIA DA POLUIÇÃO
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Sustentabilidade Sócio Ambiental
Tecnologia e Meio Ambiente
Sistema de Gestão Ambiental
Introdução ao Planejamento
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
1 X Congresso Brasileiro de Energia Racionalização, Regulação e Visão do Consumidor Adriano Pires 28/10/2004.
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Parte III Gestão Ambiental.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
A Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
LOGISTICA REVERSA VIA ACORDO SETORIAL E LOGISTICA REVERSA POR DECRETO DO EXECUTIVO.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Proteger o meio ambiente é mais antigo do que imaginamos.
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
Ética, sustentabilidade e segurança em produção e operações
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Direito ambiental Aula 5 Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: Padrões e zoneamento econômico- ecológico.
Transcrição da apresentação:

Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo GESTÃO AMBIENTAL Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo

EMENTA Conceitos fundamentais. Situação Sanitária no Brasil: Saúde Pública, Indicadores Bioestatísticos, Epidemiologia, Doenças de Insalubridade, Mercado de Trabalho. Tratamento das Águas de Abastecimento: Características das águas, padrões de potabilidade, principais processos de tratamento. Tratamento dos esgotos sanitários: poluição e auto-depuração das águas, caracterização dos esgotos sanitários, padrões ambientais, principais processos de tratamento. Engenharia e Meio Ambiente, Noções Gerais de Ecologia, Noções Gerais de Ecossistemas, Ciclos Biogeoquímicos, Meio Ambiente - Poluição e Degradação Ambiental, Poluição Atmosférica, Uso Múltiplo das Águas, Poluição Hídrica, Poluição dos Solos, Contaminação Radioativa, Planejamento Ambiental, Estudos ambientais e Sistemas de Gestão Ambiental.

CONCEITO Gestão = originou-se do latim gestioni cujo significado é ter gerência sobre, administrar, reger, dirigir. Ambiental = também é de origem latina e é um adjetivo aplicado para referir-se às coisas do ambiente; tanto ambiente construído, quanto ambiente natural.

GESTÃO AMBIENTAL É o ato de administrar, de dirigir ou reger os ecossistemas naturais e sociais em que se insere o homem, individual e socialmente, num processo de interação entre as atividades que exerce, buscando a preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno, de acordo com padrões de qualidade.

Existência de leis, normas, decretos, regulamentos, escritos, dirigidos e determinados com o objetivo de solucionar as questões do ambiente. Para que realmente aconteça e se concretize a gestão ambiental, é preciso que aquela potencialidade se transforme em ação concreta, deixando de ser apenas leis e normas, tornando-se gestos transformadores resultantes da aplicação daqueles instrumentos.

A gestão ambiental pode ser entendida como a parte da gestão empresarial que cuida da identificação, avaliação, controle, monitoramento e redução dos impactos ambientais a níveis pré-definidos.

Impacto Ambiental é toda e qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização (ISO 14001).

MERCADO VERDE Consumidores mais eficientes que os órgãos de meio ambiente; Preocupação com o conteúdo dos produtos e a forma como são feitos; Rejeição dos produtos que pareçam mais agressivos ao meio ambiente;

CONSEQUÊNCIAS Deixa de ser uma exigência punida com multas e sanções; Passam a poder significar posições na concorrência e a própria permanência ou saída do mercado. Deixa de ser uma função exclusiva de produção para torna-se também uma função da administração.

PROTEÇÃO AMBIENTAL Passa a ser uma atividade importante na organização da empresa: planejamento estratégico, cenários alternativos gerando políticas, metas e planos de ação.

BENEFÍCIOS DA GESTÃO AMBIENTAL Benefícios Econômicos Redução de custos; Redução do consumo de água, energia e insumos; Economia devido à reciclagem, venda e aproveitamento de resíduos e diminuição de efluentes; Redução de multas e penalidade por poluição.

Benefícios Estratégicos Melhoria da imagem institucional; Renovação do "Portfólio" de produtos; Aumento da produtividade; Alto comprometimento do pessoal; Melhoria nas relações de trabalho; Melhoria e criatividade para novos desafios; Melhoria das relações com órgãos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas; Acesso assegurado ao mercado externo; Melhor adequação aos padrões ambientais.

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AMBIENTAL Comando e Controle conjunto de regulamentos e normas impostos pelo governo que têm por objetivo influenciar diretamente as atitudes do poluidor, limitando ou determinando seus efluentes, sua localização, hora de atuação, etc.

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AMBIENTAL A implementação e fiscalização dos instrumentos de comando e controle demandam uma sofisticada engenharia de mensuração da poluição, do cálculo de sua dispersão e da sinergia entre poluentes, bem como das técnicas de depuração.

INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AMBIENTAL AUTO-REGULAÇÃO é o planejamento ambiental reivindicado pelos neoliberais e pelos empresários que confiam às forças do mercado a incorporação da responsabilidade ambiental nas empresas; é o instrumento mais barato de se implementar, dando às empresas, liberdade de optar por inovações redutoras de custos;

MACROPOLÍTICAS COM INTERFACE AMBIENTAL São, predominantemente, as estratégias de eco-desenvolvimento, quais sejam: Desenvolvimento tecnológico. Planejamento energético Planejamento regional e urbano Educação ambiental

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Eco-desenvolvimento: definido como um desenvolvimento socialmente desejável, economicamente viável e ecologicamente prudente. Firma em três pilares básicos: crescimento econômico, eqüidade social e equilíbrio ecológico.

TECNOLOGIAS LIMPAS São processos de manufatura que permitem a redução da quantidade de efluentes que poluem o meio ambiente, e a realização do uso mais racional para matérias primas e energia, alcançando custos menores.

VANTAGENS Redução do desperdício; Economia de energia; Redução de riscos ao meio ambiente e ao ser humano; Elevar a eficiência de processos produtivos Aumento do portfólio dos produtos ecologicamente produzidos; Abertura de novos mercados.

DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO Equipamentos antigos que exigem elevada incorporação de tecnologias; Baixa capacidade de financiamento; Falta de linhas de crédito com juros acessíveis para micro e pequenas empresas; Escala de produção insuficiente para cobrir os custos dos investimentos em novas tecnologias.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL