Camila Ana Mariane Alexandr e Wayner Comunicação Visual.

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Transcrição da apresentação:

Camila Ana Mariane Alexandr e Wayner Comunicação Visual

Breve História da Tipografia Gutenberg e a invenção da Imprensa Prensa Tipográfica e Tipos Móveis Aperfeiçoamento na produção de papel

Tipografia Digital “Com a popularização das tecnologias, qualquer usuário de computador transformou-se em um tipógrafo em potencial”

Transformações Paradigmáticas A transmissão fluente de idéia necessita de padrões de legibilidade. Tais modelos e convenções estão sendo transformados na cultura digital, e a letra está sendo “virtualmente desconstruída”. A tipografia digital passou a ser transformadora da realidade social.

Idéias Cabeça Linguagem Não há pensamentos sem linguagem

Linguagem não-verbal Só expressamos o que podemos expressar

SISTE MA GERAD OR DE LINGU AGE M

O Computador e a nova maneira de escrever

Como identificar as impressões digitais? “Quais as ‘marcas’ deixadas pelo computador nos projetos gráficos?” “Quais as novas possibilidades que o computador oferece ao designer gráfico?”

PONTOS DE VISTA 1)Recursos Técnicos 2)Processo de Trabalho 3)Cultura Visual Não jogue lixo no mar!!!

Recursos Técnicos E feitos finalizados I P rojetos antes possíveis, mas inviáveis II P ossib ilidade do que antes era impossíve l III

Processo de Trabalho “Designer linha-de- montagem” “Designer- artesão”

Processo de Trabalho Não intervém nas etapas do projeto pós-layout Impossibilidade de incorporar novas idéias ao longo do processo “Designer linha-de- montagem” Incorpora os recursos de linguagem do computador Concebe projetos incluindo possibilidades do equipamento “Designer- artesão”

Cultura Visual “Não foi só a técnica que mudou, não foi só o processo de trabalho que mudou: junto com os dois, mudou também o olhar.” (MELO, Francisco Homem de.)

Mas isso tem cara de fotocomposição! A linguagem gráfica foi impactada e modificada pelo computador Vantagem do computador: gerar imagens que simulem outras linguagens gráficas (carimbado, xilogravura ou um tipo manuscrito) Todos os projetos tipográficos trazem em si a marca de seu sistema de produção

O inimigo já está entre nós... Computador: tendência para o poder absoluto Perigo: ser o único sistema gerador de linguagem gráfica Antídoto: prática constante de amplas linguagens Arte digital + arte manual = ideal

Colin Brignall e a tipografia Desenhista da Letraset Construiu nos últimos 20 anos um consistente catálogo de fontes

Tipografia Final Séc. XIX Impressão Hoje Conjunto de práticas subjacentes à criação e utilização de símbolos visíveis relacionados aos caracteres ortográficos (letras) e para-ortográficos (números, pontuação, etc.)

Tendências Interpretação críticas de formas históricas Incorporação de formas vernaculares (ligada ao cotidiano e à cultura) Exploração de características do meio digital Exploração dos limites da linguagem tipográfica

FonteFundere Interface visual para a linguagem verbal (exceções) Conjunto de caracteres tipográficos em um ou mais estilos

Obrigado