Antonio Guedes Rangel Junior 52° Fórum de Reitores da ABRUEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

26/10/2010 Pró-Reitoria de Ensino Ações e Resultados após o II Fórum de Desenvolvimento Integrado do Sul de Minas.
Encontro com professores
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
Obs. Todas as questões servirão para debate do tema em sala de aula.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Redesenho Institucional CORI
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
UFG Universidade Multicâmpus Nova Realidade e seus desafios.
As Incertezas do Futuro: Tendências Flávio Botana Out 2010.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Financiadora de Estudos e Projetos
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
O uso do Lato Sensu como nucleador da pesquisa e Pós- Graduação estruturada Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Como aumentar a produção ou começar a produzir pesquisa? Diretoria de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
Nome do autor Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do campus de Sorocaba Universidade Federal de São Carlos TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Trata-se.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
Parques Tecnológicos Anderson S. L. Gomes SECTMA
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Brazil – U.S. : PARTNERSHIP FOR THE 21 st CENTURY Ciência sem Fronteiras João Luiz Martins (Reitor da UFOP e Presidente da ANDIFES)
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Talentos para Inovação
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
AVALIAÇÃO REDE SOLIDÁRIA DA PESCA LITORAL FLUMINENSE.
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Estratégias Projetos e Planos.
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E GESTÃO DE UNIVERSIDADEMULTICÂMPUS.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
1 54º Fórum de Reitores da ABRUEM Marilza Vieira Cunha Rudge Reitora em exercício UNESP.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
Maílson da Nóbrega O FUTURO DO BRASIL Aula Inaugural 1ª Turma do Curso de Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP) Universidade Federal.
EXCELÊNCIA NA GESTÃO – COMO? UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
‘ 54º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM. 108/05/14.
M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM.
Novas tecnologias Introdução.. Novas tecnologias. O que é Inovação tecnológica? É a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou.
/ / Década de SAIR.
Parques tecnológicos no Brasil – Estudo, Análise e Proposições ADM 015 Empreendedorismo IV PROFª. MS. ANDRÉA MINEIRO Amanda Oliveira – Ana Alice.
Universidade Pública na América Latina. Até 1950 instituições de elite na América Latina (2% dos jovens) Hoje, média regional de 19% dos jovens nas universidades.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Transcrição da apresentação:

Antonio Guedes Rangel Junior 52° Fórum de Reitores da ABRUEM

A experiência brasileira  Sem universidades públicas consolidadas e autônomas não há projeto de desenvolvimento nacional 52° Fórum de Reitores da ABRUEM

A experiência da UEPB  nasce uma universidade com vocação para o desenvolvimento regional (URNE);  nasce uma universidade Estadual, pública e gratuita;  reconhecimento;  lei que disciplina repasse de recursos e autonomia financeira.

A lei "de autonomia" e suas duas faces: √ O bom do boom! √ A estabilidade no topo; 52° Fórum de Reitores da ABRUEM

Políticas de refundação institucional: ◦ Graduação; ◦ Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação; ◦ Extensão e Cultura; 52° Fórum de Reitores da ABRUEM

Políticas sociais  Cotas sociais  Apoio ao estudante  Câmpus Avançado do Serrotão; 52° Fórum de Reitores da ABRUEM

Investimento nas pessoas: ◦ PCCRs ◦ Capacitação 52° Fórum de Reitores da ABRUEM

O preço do crescimento  A outra face da "lei de autonomia“  O conflito, a negação dos avanços e a revelação da fragilidade política. 52° Fórum de Reitores da ABRUEM

O retorno ao passado  A crise atual  A consolidação travada  O debate futuro sobre o futuro 52° Fórum de Reitores da ABRUEM

Para onde vamos?  Universidade e desenvolvimento!  Universidade é desenvolvimento! 52° Fórum de Reitores da ABRUEM

Para onde queremos ir? Universidade autônoma é desenvolvimento social! 52° Fórum de Reitores da ABRUEM