TEATRO ÉPICO TEATRO ÉPICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP AHP Profa. Msc. Carolina Brum Março/2011
Advertisements

Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Vera Maria Pereira História da Arte
Fernando Pessoa.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
TEATRO OFICINA: Alteração das representações do teatro paulista das décadas de 60 e 70 do século XX Aluno: João Eduardo de S. Oliveira Orientador Prof.ª
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Vestido de Noiva Nelson Rodrigues
TEATRO DRAMÁTICO.
LINGUAGEM CÊNICA.
CHICO BUARQUE E.E.E.F RUI BARBOSA NOME:Joana Agostini TURMA:83
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Conversando sobre memória
O que significa afetividade/ afeto?...
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
CONTO analisando a estrutura
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
20/02/2008 Fábula Ação Enredo PIPE
GÊNERO DRAMÁTICO.
TEATRO.
AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010
Principais características do
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
ADAPTAÇÃO DE OBRA TEATRAL PARA CINEMA
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
Comunicação Entre Espécies O que podemos aprender com os animais? Sheila Waligora Sheila Waligora.
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Uso prático de unidades da Língua Portuguesa
Introdução aos gêneros literários
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Cap. 13. Linguagem do cinema
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
A criação artística e a obra de arte
Origem do Teatro Português
MOSTRA CULTURAL 2011.
Cap. IV Gênero dramático
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Eu sou Poeta.
Metodologia do Ensino de Arte
Teatro épico “Felizmente Há Luar!”.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Amor De minha vida.
O QUE É FILOSOFIA ?.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Maria Rita.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Peter Brook.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA.
Cinema História do Cinema.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Material para fins didáticos Professora Taís Ferreira
Breve introdução ao estudo da Arte.
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
TEATRO.
“Meus pais me ataram a um colarinho, me educaram no costume de ser servido e ensinaram a arte de ordenar”.
Biografia de Chico Buarque
O cinema na vida de cada um
O universo do cinema mudo no teatro
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta.
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
Imagens da ciência Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
TEATRO SURREALISTA Cena do filme: Um Cão Andaluz (1928), de Luis Buñuel.
Transcrição da apresentação:

TEATRO ÉPICO TEATRO ÉPICO

O Teatro Épico utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são:

A platéia pode participar da cena. A comunicação direta entre ator e público: A platéia pode participar da cena. O ator pode olhar para a platéia e para pessoas individualmente. As cenas podem acontecer no meio da platéia.

A música como comentário da ação. A música faz parte da cena como se fosse fala. A música não enfeita a cena, ela é a cena Pode acontecer em formas de coro. Coro são vozes juntas que podem ser cantadas ou faladas.

A ruptura de tempo-espaço entre as cenas: Não existe tempo e espaços determinados! O tempo pode passar ou não. O espaço pode ser o palco, a platéia, o corredor, a rua...

A exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico. Não precisa ter coxias O equipamento técnico como som e projetores podem estar expostos.

SISTEMA CORINGA

TEATRO OFICINA José Celso: diretor "O teatro épico, tendo um caráter demonstrativo, usa muitos elementos visuais e não só literários, o que o torna mais comunicativo para o público moderno, acostumado ao cinema e à tevê.

Bertolt Brecht Este inquietante poeta, romancista, dramaturgo e teórico do teatro de primeira linhagem, produziu uma vasta obra e consolidou o seu nome para além da Alemanha, da qual saiu em 1933, depois do advento do nazismo (saiu para o exílio fixando-se na Dinamarca, na Finlândia e depois, nos Estados Unidos), volta para a Europa e instala-se na Suíça, onde redige seu “Pequeno Organon”.

Desde cedo, fez sucesso como dramaturgo, e aos trinta anos era consagrado com A ópera dos três vinténs (peça baseada na de John Gay, A ópera dos mendigos, que reverberaria na Ópera do malandro de Chico Buarque de Holanda), com duzentas representações consecutivas em Berlim,

A ópera dos três vinténs

ÓPERA DO MALANDRO

PEÇA: MÃE CORAGEM Uma mãe que vive da guerra, que gosta da guerra, que sobrevive da guerra, mesmo que ela perca seus filhos, mesmo que sofra...

DIFERENÇAS ENTRE O TEATRO ÉPICO E DRAMÁTICO Forma dramática de teatro: O palco corporifica uma ação Compromete o espectador na ação e consome sua atividade Forma épica de teatro O palco relata a ação Transforma o espectador em observador e desperta sua atividade

AMBOS POSSUEM SENTIMENTOS. O DRAMÁTICO FAZ COM QUE O EXPECTADOR VIVENCIE UMA HISTÓRIA E EMBARQUE NAS CENAS COMO EM UM FILME. O TEATRO ÉPICO CONTA UMA HISTÓRIA E FAZ COM QUE O EXPECTADOR SEJA OBSERVADOR E CRÍTICO.

Forma dramática de teatro: Possibilita sentimentos Proporciona emoções, vivências O espectador é transportado para dentro da ação Trabalha-se com a sugestão Se conservam as sensações

Forma épica de teatro Obriga o espectador a tomar decisões Proporciona conhecimentos O espectador é contraposta a ela Trabalha-se com argumentos As sensações levam a uma tomada de consciência

Forma dramática de teatro: O homem se apresenta como algo conhecido previamente O homem é imutável A tensão em relação ao desenlace da peça Uma cena existe em função da seguinte Os acontecimentos decorrem linearmente Natureza não dá saltos

Forma épica de teatro: O homem é objeto de investigação O homem se transforma e transforma A tensão em relação ao andamento Cada cena existe por si mesma Decorrem em curvas Natureza dá saltos

Forma dramática de teatro: O mundo tal como é O homem como deve ser Seus impulsos O pensamento determina o ser Sentimento

Forma épica de teatro: O mundo tal como se transforma O que é imperativo que ele faça Seus motivos O ser social determina o pensamento Razão