TEATRO ÉPICO TEATRO ÉPICO
O Teatro Épico utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são:
A platéia pode participar da cena. A comunicação direta entre ator e público: A platéia pode participar da cena. O ator pode olhar para a platéia e para pessoas individualmente. As cenas podem acontecer no meio da platéia.
A música como comentário da ação. A música faz parte da cena como se fosse fala. A música não enfeita a cena, ela é a cena Pode acontecer em formas de coro. Coro são vozes juntas que podem ser cantadas ou faladas.
A ruptura de tempo-espaço entre as cenas: Não existe tempo e espaços determinados! O tempo pode passar ou não. O espaço pode ser o palco, a platéia, o corredor, a rua...
A exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico. Não precisa ter coxias O equipamento técnico como som e projetores podem estar expostos.
SISTEMA CORINGA
TEATRO OFICINA José Celso: diretor "O teatro épico, tendo um caráter demonstrativo, usa muitos elementos visuais e não só literários, o que o torna mais comunicativo para o público moderno, acostumado ao cinema e à tevê.
Bertolt Brecht Este inquietante poeta, romancista, dramaturgo e teórico do teatro de primeira linhagem, produziu uma vasta obra e consolidou o seu nome para além da Alemanha, da qual saiu em 1933, depois do advento do nazismo (saiu para o exílio fixando-se na Dinamarca, na Finlândia e depois, nos Estados Unidos), volta para a Europa e instala-se na Suíça, onde redige seu “Pequeno Organon”.
Desde cedo, fez sucesso como dramaturgo, e aos trinta anos era consagrado com A ópera dos três vinténs (peça baseada na de John Gay, A ópera dos mendigos, que reverberaria na Ópera do malandro de Chico Buarque de Holanda), com duzentas representações consecutivas em Berlim,
A ópera dos três vinténs
ÓPERA DO MALANDRO
PEÇA: MÃE CORAGEM Uma mãe que vive da guerra, que gosta da guerra, que sobrevive da guerra, mesmo que ela perca seus filhos, mesmo que sofra...
DIFERENÇAS ENTRE O TEATRO ÉPICO E DRAMÁTICO Forma dramática de teatro: O palco corporifica uma ação Compromete o espectador na ação e consome sua atividade Forma épica de teatro O palco relata a ação Transforma o espectador em observador e desperta sua atividade
AMBOS POSSUEM SENTIMENTOS. O DRAMÁTICO FAZ COM QUE O EXPECTADOR VIVENCIE UMA HISTÓRIA E EMBARQUE NAS CENAS COMO EM UM FILME. O TEATRO ÉPICO CONTA UMA HISTÓRIA E FAZ COM QUE O EXPECTADOR SEJA OBSERVADOR E CRÍTICO.
Forma dramática de teatro: Possibilita sentimentos Proporciona emoções, vivências O espectador é transportado para dentro da ação Trabalha-se com a sugestão Se conservam as sensações
Forma épica de teatro Obriga o espectador a tomar decisões Proporciona conhecimentos O espectador é contraposta a ela Trabalha-se com argumentos As sensações levam a uma tomada de consciência
Forma dramática de teatro: O homem se apresenta como algo conhecido previamente O homem é imutável A tensão em relação ao desenlace da peça Uma cena existe em função da seguinte Os acontecimentos decorrem linearmente Natureza não dá saltos
Forma épica de teatro: O homem é objeto de investigação O homem se transforma e transforma A tensão em relação ao andamento Cada cena existe por si mesma Decorrem em curvas Natureza dá saltos
Forma dramática de teatro: O mundo tal como é O homem como deve ser Seus impulsos O pensamento determina o ser Sentimento
Forma épica de teatro: O mundo tal como se transforma O que é imperativo que ele faça Seus motivos O ser social determina o pensamento Razão