Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Alguns elementos para reflexão:
RELATÓRIO DE AÇÕES IMPLANTAÇÃO DO SIMGEO
IV Encontro Regional Paulista de Administrações Tributárias Municipais Elementos para Eficácia da Administração Tributária Municipal RIBEIRÃO PRETO – JUNHO/2012.
Propostas para São Luiz do Paraitinga
SIG na Gestão Municipal - I
CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO.
NOVA DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto CadastroGEO Coordenador: Hélcio Nascimento 25 de março de 2017.
IguatuIguatu Significa Água Boa Orçamento Municipal 2013: ,00 População estimada População Área da unidade territorial.
Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU
Fundamentos de Geoprocessamento
Metodologias para Aplicações Ambientais
Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA
Cidade Digital - Governo Eletrônico
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
Brasília 04, 05 e 06 de novembro de 2008 PREFEITURAS NA ERA DIGITAL
2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira
R.G. - Reconhecimento Geográfico
Tutorial de utilização do
Apresentação da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL)
Sistema de Cadastramento de Obra - Módulo Prefeitura
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Estatuto da Cidade.
1.º ENCONTRO DE TRABALHO COM OS MUNICÍPIOS DO PNAFM 2
Sistema de Unificação de Cadastros
Projeto Mapeando a Saúde
A experiência de Belo Horizonte na utilização do geoprocessamento
Audiência Pública Planta Genérica de Valores
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Gestão do Patrimônio Imobiliário do Estado
Usando Microsoft Access 2010
O IPTU e a Geomática Vanize Melim Eng. Civil.
Oficina: Palestrante: Aspectos técnicos da Planta de
Uso de ferramentas geo na manutenção cadastral do iptu
Organização dos cadastros
Bem Vindo ao Manual Web Próximo.
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Disciplina:GEOPROCESSAMENTO
PROJETO DE BANCO DE DADOS E SIG PARA PREFEITURAS
Mais uma parceria VendasLocação Condomínio Lotes FINANCEIROINTERNET.
Curso Técnico em Mineração
SACADO CobCaixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Usuários Sacados Grupos de Sacados Títulos Relatórios Relatório.
Recursos e Fontes de Financiamento
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Banco de Dados Públicos IBGE.  IBGE -  Economia  Agropecuária  Censo Agropecuário  Banco de metadados  Processo: Produção da Extração.
Financeiro - Tenha maior controle e gestão de sua clínica
AUTOVISTORIA 14/11/2013.
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
Manipulação de Mapa Cadastral de Objetos e Consulta ao Banco de Dados
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Atlas Sistema de Informações Geográficas para gestão da Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira Divisão de Planejamento Abril de 2008.
IPTU 2011 Por Alexandre Cialdini Secretário de Finanças de Fortaleza.
Professora: Daniela de Souza
Projeto de Edificações
Gestão Territorial Integrada
Domicílio Tributário Eletrônico Municipal
Análise de Mapas Prof. Mario Vasconcellos. Formas de Utilização de Mapas  Mapa X Imagem X Figura  Mapa Ilustrativo  Mapa Demonstrativo: Inclui os mapas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno
0 Planejamento e Controle de Obras MÓDULO 1 APRESENTAÇÃO Módulo 1  Introdução  Perfil da Construção – Pesquisa SENAI / CNI  Estudos de Viabilidade.
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
Metodologia de definição dos consumidores atendidos com o tratamento de esgoto de Campinas/SP XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De.
FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA CADASTRO DE REDES EM TEMPO REAL Thiago Garcia da Silva Santim Fernando Cesar Uzan Luiz Eduardo Mendes.
Marília, 25 de Novembro de 2010 Análise Evolução do IPTU no Município de Marília - SP.
Transcrição da apresentação:

Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR

Introdução Objetivo: Motivação: Criação de um sistema de informações relacionadas ao IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), aliado a uma referência espacial, na cidade de Palmeira (Paraná). Motivação: A crescente demanda por informações rápidas e precisas a respeito do uso e ocupação do solo é uma realidade nas administrações públicas. O desafio consiste em encontrar soluções simples e de baixo custo para permitir o gerenciamento destas informações. São os benefícios aos diversos setores da administração, permitindo, por exemplo, planejar obras de melhoria e expansão dos serviços comunitários, fazer análises espaciais sobre variáveis como educação e saúde, ou verificar espacialmente a cobrança dos impostos.

Localização da Cidade Figura 1: Localização da Cidade O Município de Palmeira está situado na Região Sul do Estado do Paraná, a 75 km de Curitiba. Com uma área de 1.449km² e população aproximada de 30.000 habitantes.

Definição do Problema A cobrança do IPTU em prefeituras municipais de pequeno e médio porte é a base da arrecadação municipal e a confiabilidade dos dados cadastrais é um fator importante para o aumento desta arrecadação. Entretanto, na maioria das prefeituras, a cobrança dos impostos é baseada em um banco de dados alfanumérico, sem qualquer referência espacial. O registro de novas construções, reformas ou lotes desmembrados só é feito se o proprietário atualizar seus dados junto à prefeitura municipal, levando a uma sub-tributação, onde perde o município como um todo.

Solução do Problema A prefeitura já possuía uma base cartográfica digital do ano de 1997 e o cadastro de imóveis do ano de 1993. Utilizou-se um banco de dados alfanumérico em conjunto com uma base cartográfica digital. O que permitiu realizar consultas, inclusões, exclusões e alterações em todos os dados das fichas cadastrais existentes. A principal vantagem foi a unificação do cadastro imobiliário para toda a prefeitura possibilitando a implantação de um sistema onde a administração municipal tenha um total controle da cobrança dos impostos e do planejamento urbano.

Execução Área Piloto: Dos Cinco setores que dividem o município, o escolhido foi o setor 01 que corresponde ao centro urbano. Deste setor foram selecionadas quatro quadras, mostradas na figura 2, que possuíam informações sobre edificações residenciais, comerciais e públicas, lotes vagos e mais de uma edificação em um lote. Figura 2: Área usada para teste

Execução Softwares (custo aproximado de R$ 5.000,00): Etapas: MaxiCAD; DbMapa e Access. Etapas: Verificação do cadastro imobiliário; Adequação da base cartográfica; Criação do banco de dados e Geração das consultas.

Execução - Etapas Verificação do cadastro imobiliário: De posse das fichas cadastrais cedidas pela Prefeitura Municipal foi realizada uma verificação e atualização em campo das seguintes informações: informações principais: Inscrição cadastral, nome do proprietário, logradouro do proprietário, dados sobre o terreno, logradouro do lote e informações gerais sobre o imóvel; avaliação 1: tipo, alinhamento, localização, posição, estrutura, cobertura, vedação e forro; avaliação 2: tipo de revestimento externo, número de sanitários, instalação elétrica, piso, lançamento e conservação; avaliação 3: informações relacionadas a dimensionamento das testadas e áreas relacionadas aos lotes e edificações.

Execução - Etapas Adequação da base Cartográfica: Foram feitos análise, correção da base cartográfica e feitas as medidas de fachadas dos lotes (utilizando trena), além de definir os níveis de informação de interesse: quadras, lotes e edificações. Foram fechados os polígonos e indexados (com chaves de acesso com 14 caracteres) para realizar as consultas no dbMapa; Chave de Acesso aa-bb-ccc-dddd-eee onde: aa – município bb – setor ccc – quadra dddd – lote eee – edificação. Por exemplo, na inscrição cadastral 11-01-003-0010-001, a chave de acesso da quadra é 1101003, do lote 11010030010 e da edificação 11010030010001.

Execução - Etapas Criação do banco de dados: Foram criadas, no Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (RDBMS) (Access), formulários, três macros (Acha lote, Autoexec e processa várias), módulos (Manda para o dbmapa, mostra várias no mapa, processa várias e recupera), tabelas (edificações e lotes), uma relação entre as tabelas (Inscrição Cadastral do Lote) e as consultas (Nome do proprietário; Endereço do proprietário do lote; Área do lote; Valor do IPTU; Vencimentos não pagos até uma determinada data).

Execução - Etapas Geração de Consultas: Em qualquer resultado das consultas existe a possibilidade de visualizar as informações na base cartográfica utilizando o dbMapa (“Mostra no mapa”) e também é possível o caminho inverso: a partir do dbMapa selecionar um ou vários lotes e verificar os dados cadastrais.

Execução - Etapas Figura 4 – Tabelas de lotes e edificações e seu relacionamento

Execução - Etapas Figura 5 – Consulta por nome do proprietário Figura 6 – Exemplo do resultado de uma consulta Figura 3 – Resultado de uma consulta visualizada no dbMapa

Execução - Etapas Figura 7 – Ficha cadastral com informações a respeito dos lotes

Execução - Etapas Figura 8 – Ficha cadastral com informações a respeito das edificações

Conclusão A proposta da aplicação de um SIG, uma informatização do Sistema Cadastral Imobiliário da Prefeitura Municipal de Palmeira, é uma solução simples e acessível a uma prefeitura de pequeno porte e que traz inúmeros benefícios como a possibilidade de planejar estudos ligados a expansão urbana, rotas de ônibus, situações de saúde e escolaridade ou verificar espacialmente a cobrança dos impostos entre outros.