SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA A SAÚDE Esta apresentação não constitui-se definitiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Advertisements

Ministério da Saúde Coordenação Geral de Regulação e Avaliação TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO – TFD 01 de Julho 2010.
Mulheres e Aids: Desafios para os Serviços de Saúde São Paulo, 27 de Julho de 2001 Apoio: Ministério da Saúde - Coordenação Nacional de DST e Aids.
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Teste rápido – HIV, Sífilis e Hepatites B e C
VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
COORDENAÇÃO ESTADUAL DE DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DIRETORIA DE VIGILÂNCIA.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Sistema de Informação notificação e rotinas
Procure na SMS dos Municípios os Locais da Campanha 22 novembro a 01 Dezembro de 2012.
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Controle da Tuberculose
PROJETO TELESSAUDE TOCANTINS
Palmas, 18 de fevereiro de
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
PLANILHA DE INSUMOS DE PREVENÇÃO
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Papel da DIREG no Apoio Técnico aos Municípios
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Contribuição da Tecnologia da Informação
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE Salvador/BA
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
Evolução daTerapia Anti-Retroviral: Valor do Monitoramento com CD4/CD8
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PINHAIS-PR
PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE BUCAL
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE AÇÕES DA DIRETORIA DE REGULAÇÃO SOBRE A RECOMENDAÇÃO.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
PLANO DE TRABALHO PCT– BAHIA
Assistência Farmacêutica - A Logística de Tuberculostáticos
Fluxo logístico dos medicamentos antirretrovirais: da aquisição à entrega ao almoxarifado estadual/municipal Equipe de Logística Coordenação: Coordenação-Geral.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Saúde Integral da Criança
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
REGISTRO DE DOSES APLICADAS Vacinação contra HPV
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
Seminário TUBERCULOSE HOJE: O QUE HÁ DE NOVO?
SERVIÇO AMBULATORIAL DE REPRODUÇÃO HUMANA Zelma Pessôa MAIO
METAS Implantação da Educação Integral; Desenvolvimento e valorização do profissional da Educação Integral; Erradicação do Analfabetismo; Melhoria.
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 4º TRIMESTRE de 2007.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 1º TRIMESTRE de 2008.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA A SAÚDE Esta apresentação não constitui-se definitiva

Portaria 344 Considera a necessidade de criar mecanismos para promover a sustentabilidade e a expansão da rede de laboratórios que realizam os exames, contagem de linfócitos T CD4+/CD8+ e quantificação da carga viral do HIV no país; Trata da expansão da rede de laboratórios que realizam os exames, contagem de linfócitos T CD4+/CD8+ e quantificação da carga viral do HIV no país;

Considera que estes procedimentos necessitam ser realizados em laboratórios com estruturas adequadas para garantir a qualidade de seus resultados; Considera a necessidade de estabelecer normas de qualificação para que os Estados, Municípios e o Distrito Federal mantenham o acesso dos pacientes ao tratamento e a qualidade dos exames às pessoas vivendo com HIV/Aids;

Ressalta que o Serviço Laboratorial Especializado para a contagem de Linfócitos T CD4+/CD8+ e quantificação do RNA do HIV-1, deve possuir condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados de modo a garantir com as metodologias empregadas, qualidade nos resultados dos procedimentos, que visam monitorar a terapia anti-retroviral às pessoas que vivem com HIV e AIDS.

O LACEN É o laboratório Central de Saúde Pública que é referência para o acompanhamento dos testes de Carga Viral e Contagem de Linfócitos T CD4/CD8 dos pacientes HIV positivo , localizado em Palmas-TO. Devido a localização geográfica do Estado, atende pacientes de estados vizinhos como: Goiás, Pará, Maranhão e Bahia.

ROTINA DO LACEN A coleta para os testes de Carga Viral e de Contagem de linfócitos T CD4/CD8 é realizada no LACEN de segunda a quarta-feira no período de 7hs às 10 hs. O LACEN realiza coleta dos pacientes atendidos nos Centros de Referências para Tratamento das pessoas vivendo com HIV/AIDS, localizados nos municípios de Gurupi, Palmas, Porto Nacional e Paraíso. E realiza o exame do LSPA de Araguaína.

LINFÓCITOS T CD4+/CD8+ E QUANTIFICAÇÃO DO RNA DO HIV-1 Gurupi Palmas Paraíso Porto Nacional SAE Araguaína SAE Solicitam Exame LSPA Realiza Coleta Coleta e Realização Do exame Coleta e Realização do exame Realiza o Exame LACEN

Aumento Cota de Exames Intensificação das Campanhas de prevenção Implantação do Projeto Nascer em 04 Hospitais do Estado Aumento da oferta do exame no pré-natal Implantação de 01 SAE no extremo norte do Estado Incremento das ações junto a saúde indígena ( FUNASA). Obrigatoriedade da oferta do exame nas co-infecções TB e Chagas.

Gerência de Núcleo Estadual DST/AIDS E-mail: dst@saude.to.gov.br Telefone: 3218-1768/3317 E-mail: dst@saude.to.gov.br