OFICINA: MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA COMUNIDADE DO SEMIÀRIDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Aproveitamento de Água de Chuva
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Educação Ambiental - GPEEA
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Programa de Educação Ambiental da Bahia
Foco de Atuação: Atenção Básica
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Política Nacional de Habitação
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
EDUCADORES AMBIENTAIS
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
PROJETO ARTICULADO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA UNIVERSIDADE ABERTA Apresentação para Grupo Soges, União Européia e Representantes do Ministério de.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 Tema: Sociedade e Ambiente Tema: Sociedade e Ambiente : princípios e.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIFACS E QUALIDADE DE VIDA NA COMUNIDADE
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
REUNIÕES REGIONAIS.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
CAT.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
twitter.com/funasa.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

OFICINA: MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA COMUNIDADE DO SEMIÀRIDO Comunicação Social e Educação Ambiental: experiências exitosas OFICINA: MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA COMUNIDADE DO SEMIÀRIDO Glenda Barbosa de Melo Superintendente da FUNASA no estado da Bahia Uberlândia, 08 de maio de 2014

PLANO BRASIL SEM MISÉRIA Eixo: Inclusão Produtiva Rural PROGRAMA ÁGUA para TODOS – Construção de cisternas para água de consumo Meta - 750.0000 até 2014 Coordenação- Ministério da Integração Nacional Apoio: MDS, MMA, FUNASA, BNB, FBB, CODEVASF e Estados.

PAT - Universalização do acesso à água para consumo humano no semiárido Metas da Funasa - Construção de 20.000 cisternas Meta do estado da Bahia - Construção de 2.522 cisternas UF Nº de Municípios Nº de Comunidades Total Quilombola Rural BA 07 10 157 167

Cisternas- tecnologia popular para a captação de água da chuva Consiste na coleta da água da chuva por meio do telhado da casa por captação de calhas e condução por canos para armazenamento. Garante o água para uma família de 5 pessoas por um período de estiagem de 8 meses. 16 mil litros de água Cisterna de Polietileno Cisterna de Placas

Quais os benefícios? Melhoria na qualidade da água consumida. Solução de acesso à água para a população rural de baixa renda do Semiárido brasileiro. Melhoria na qualidade da água consumida. Redução do aparecimento de doenças em adultos e crianças. Fortalecimento da Atenção Básica.

Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido Benefício: Promover movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do Semiárido. Quando: Fortalece a sociedade civil com incentivo ao associativismo. Mobiliza para discutir forças e fraquezas locais. Capacita famílias com uma proposta de educação processual.  Foca no significado cultural e social dos usuários das cisternas e sua relação com a água enquanto fonte de qualidade de vida.

Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido Objetivo geral : Orientar as famílias beneficiadas no manuseio correto da água das cisternas, com a finalidade de promover saúde e contribuir na melhoria da qualidade de vida.   Objetivos específicos: Identificar conhecimento, atitude e prática da população referente ao uso e consumo da água. Identificar os problemas mais comuns referente às cisternas e seu uso diário.

Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido Orientar as famílias beneficiadas sobre uso correto do hipoclorito de sódio a 2,5% e seus benefícios. Orientar as famílias beneficiadas nos cuidados com a cisterna e vasilhas utilizadas para armazenamento de água no domicilio para consumo e, Contribuir com praticas educativas visando mudança de hábitos e costumes das famílias beneficiadas.  

Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido Estratégias:  Integrar áreas finalísticas do município. Fomentar ações integradas entre FUNASA, gestão municipal e a comunidade. Metas:   Realizar oficinas em 100% dos municípios contemplados com o Programa (de construção de cisternas). Sensibilizar 100% das famílias beneficiadas quanto ao uso correto da cisterna e da água.

Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido Metodologia: Concepção baseada na problematização e na construção coletiva do conhecimento. Fundamentada no modelo participativo, criativo e dialógico. Princípios norteadores das discussões:   A realidade local e busca de alternativas de convivência com o semiárido. Levantamento da percepção das famílias sobre a qualidade da água que consomem e sua relação com as condições de saúde e ambientais.

Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido Conteúdo:  Água - usos, conservação, consumo, disponibilidade, sustentabilidade e vias de contaminação com suas consequências. Carga horária: 06 horas

Grupos de trabalho: Eixos temáticos EIXO I - Conhecendo a saúde da comunidade: vias de contaminação e consequências. EIXO II - Água como direito de cidadania: direito regulamentado. EIXO III - Convivendo com semiárido: disponibilidade e sustentabilidade. EIXO IV - Cisterna como fonte de abastecimento: uso, conservação e consumo desta água.  

Linha de atuação: Nivelamento

Linha de atuação: visita à localidade Conhecer melhor a comunidade. Conhecer o local disponibilizado para realização do evento. Realizar registro fotográfico das instalações das cisternas. Coletar depoimentos de moradores a respeito do beneficio recebido.

Linha de atuação: Dinâmica – Divisão de Grupo Trabalho de Grupo - Biomapa

Linha de atuação: Atividade Prática Ilustração do processo de tratamento da água - Hipoclorito de Sódio a 2,5% Demonstração e orientação quanto as vasilhas de guardar água para o consumo e cuidados com o manuseio da água das cisternas.  

Linha de atuação: ATIVIDADE PRÁTICA “Cisterna quanto ao seu uso, conservação e manutenção”.

Linha de atuação: Atividade Prática

Linha de atuação: Plenária Projeção da técnica de desinfecção da água por exposição ao sol na garrafa pet. Cantoria sobre a água e meio ambiente

Linhas de atuação: AVALIAÇÃO DA OFICINA   Observações durante o processo de trabalho Dinâmica que permita a expressão dos participantes a respeito do trabalho realizado. GERAÇÃO DE RELATÓRIO

Recursos didáticos: Papel metro - 30 mt. Cola 200 ml - 10 un Tesoura - 10 un Cordão- 1 rolo Papel Oficio - 1 resma Revistas usadas - diversas Balões coloridos - 4 pacotes Pincel piloto - Cx vermelho/preto/azul /verde Câmara fotográfica Datahow Notbook

Famílias Beneficiadas Resultado alcançados Município Famílias Beneficiadas Pessoas capacitadas Data do evento Xique- Xique 625 Famílias 140 Técnicos 05 13 a 17.05.2013 Itaguaçu da Bahia 467 Famílias 313 Técnicos 07 16 a 22.06.2013. Filadélfia 438 Famílias 168 Técnicos 06 22 a 26.07. 2013 Inhambupe 532 Famílias 194 Técnicos 28 24 a 26.09.2013 Boninal 311 Famílias 243 Técnicos 51 03 a 06.12.2014

Resultados alcançados Prestação de cooperação técnica respeitando universo sócio cultural, conhecimento, valores, práticas, crenças e significados. Parcerias constituídas entre Funasa, gestão municipal e comunidades com sucesso. Visibilidade da FUNASA na Promoção da Educação em Saúde Ambiental.

Resultados alcançados Socialização de assuntos afetos ao Saneamento Básico de competência da FUNASA. Promoção de qualificação técnica na esfera municipal. Reconhecimento do beneficio da cisterna, desde a oferta da água potável mais próxima, a qualidade da oferta. Identificação de forças e fraquezas vislumbrando cenários futuros que contribuam na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.  

Resultados alcançados Sensibilização para o uso correto da cisterna e dos equipamentos associados. Reflexões sobre consumo consciente da água, conservação e higiene das cisternas, e responsabilidades do homem na preservação do Meio Ambiente.   Prevenção de doenças debatidas sob o ponto de vista técnico e organizativo.

Resultado alcançados Compreensão do papel da cisterna como estrutura básica dentro de uma estratégia de convivência com a falta de água potável para o consumo no Semiárido Incentivo e fortalecimento ao associativismo como ferramenta para viabilizar verba Federal e/ou Estadual por meio de Projetos para soluções de problemas. Incentivo a horta familiar e/ou comunitária atentando para a qualificação de vida com o consumo e venda do produto a merenda escolar, objetivando ampliar a renda familiar.

Oficina: Melhoria da qualidade da água para comunidade do Semiárido

Oficina: Melhoria da qualidade da água para comunidade do Semiárido

Equipe Técnica Interlocutoras Funasa/Município na formulação da proposta: Maria Consuelo Bomfim Brandão Marlene Marques Boa Sorte Coordenação: Maria Consuelo Bomfim Brandão Facilitadores na execução: Antonio Carlos Pereira da Silva José Alves Farias João Alberto Jorge Nogueira João Batista Santana Luiz da Silva Firmo Nestolita Pereira Núbia Passos Dourado Valdemir Ferreira do Nascimento Zenildo Alves de Souza

Glenda Barbosa de Melo OBRIGADA! glenda.melo@funasa.gov.br A água é fonte de vida e um bem finito. Não a desperdice!  OBRIGADA! Glenda Barbosa de Melo glenda.melo@funasa.gov.br (71)33381605/1617 Água fonte de vida e bem finito. Não a desperdice!