Segmentação em Turismo (Mtur)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

Propostas para São Luiz do Paraitinga
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
MARKETING INSTITUCIONAL
Lei de bases do sistema Educativo
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Prof. Ms. Vagner Custódio
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
Segmentação de mercado
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
ESPORTES RADICAIS: AÉREOS, AQUÁTICOS E TERRESTRES
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
TURISMO E CULTURA 1 (TC1X1)
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE EXTRATIVISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PROGRAMA NACIONAL DE ECOTURISMO.
(Animador Sócio Cultural)
“O Turismo é uma Universidade em que o aluno nunca se gradua, é um Templo onde o suplicante cultua mas nunca vislumbra a imagem de sua veneração, é uma.
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo
TURISMO DE SOL E MAR NO PARANÁ
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Plano Estratégico Regional de Turismo
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Para que a Ética? Faculdade Internacional Signorelli
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
10 na Bola 10 na Escola “Nenhum país é melhor que seu povo.”
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
TRABALHO II PROJETO TURISMO E LAZER NO ESPAÇO URBANO: (nome do seu projeto)
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
CONCEITOS TURISMO.
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
GESTÃO DO TURISMO Profa. Andreia Roque. Conteúdo Programático.
O Programa Turista Seguro foi desenvolvido visando PROTEGER hotéis e pousadas, garantindo cobertura e assistência ao hóspede do check-in ao check-out.
Plano de Desenvolvimento Turístico de Caldas Novas
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
Lavratti.com Análise externa da organização Análise das variáveis ambientais.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Da natureza nada se tira
INSTITUTO DAS IRMÃS DA SANTA CRUZ
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
O Programa Turista Seguro tem por objetivo proteger empresas e entidades, assistindo o turista segurado em caso de acidente, no turismo de lazer, negócio,
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.
Segmentação de Mercado
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
Margarita Barreto Grabum, N. [et al.]. Turismo e antropologia: novas abordagens. Campinas: Papirus, 2009.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
Transcrição da apresentação:

Segmentação em Turismo (Mtur) Idade, gênero, religião, etnia Renda pessoal e/ou familiar, poder de consumo, classe econômica Escolaridade, estilo de vida, ocupação, estado civil Personalidade, motivação, necessidades e preferências Grau de urbanização, tamanho da cidade, cidade de origem

Segmentação em Turismo (Mtur) Demográfica: Econômica: Social: Psicográfica: Geográfica:

Segmentação em Turismo (Mtur) Idade, gênero, religião, etnia- Demográfica Renda pessoal e/ou familiar, poder de consumo, classe econômica- Econômica Escolaridade, estilo de vida, ocupação, estado civil- Social Personalidade, motivação, necessidades e preferências- Psicográfica Grau de urbanização, tamanho da cidade, cidade de origem- Geográfica

Exemplos turista amante do sol, amante de ações excitantes, antropólogo, amante de atrativos históricos, organizado, aventureiro, explorador, elitista, espiritualista, amante da família, econômico, de mochila, escapista e/ ou desportista

Segmentos em Turismo (MTur, 2009) Turismo Cultural Turismo Rural Ecoturismo Turismo de Aventura Turismo de Esportes Turismo Náutico Turismo de Saúde Turismo de Pesca Turismo de Estudos e Intercâmbio Turismo de Negócios e Eventos Turismo de Sol e Praia Turismo Social

Turismo Cultural “Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”. (Marcos Conceituais – MTur) Além disso, outros recortes como turismo cívico, religioso, místico/esotérico e étnico também são considerados segmentos específicos do Turismo Cultural, o que gera amplas oportunidades para desenvolver roteiros adaptados a diversos gostos e necessidades, tanto do turista nacional quanto do estrangeiro

Turismo Rural “Conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. (Marcos Conceituais – MTur)

Ecoturismo “Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. (Marcos Conceituais – MTur)

Turismo de Aventura “Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não-competitivo”. (Marcos Conceituais – Mtur)

Turismo de Esportes “Turismo de Esportes compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas”. (Marcos Conceituais – MTur)

Turismo Náutico “Turismo Náutico caracteriza-se pela utilização de embarcações náuticas como finalidade da movimentação turística”. (Marcos Conceituais – MTur)

Turismo de Saúde “Turismo de Saúde constitui-se das atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos”. (Marcos Conceituais – Mtur)

Turismo de Pesca “Turismo de Pesca compreende as atividades turísticas decorrentes da prática da pesca amadora, ou seja, atividade praticada com a finalidade de lazer, turismo ou desporto, sem finalidade comercial”. (Marcos Conceituais – MTur)

Turismo de Estudos e Intercâmbio “Turismo de Estudos e Intercâmbio constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional”. (Marcos Conceituais – MTur)

Turismo de Negócios e Eventos “Turismo de Negócios & Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social”. (Marcos Conceituais – MTur)

Turismo de Sol e Praia “Turismo de Sol e Praia constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor”. (Marcos Conceituais – MTur)

Turismo Social “Turismo Social é a forma de conduzir e praticar a atividade turística promovendo a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão”. (Marcos Conceituais – MTur)