Princípios para uma postura de trabalho saudável em odontologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ergoftalmologia Cuidando dos Olhos no Trabalho com Computador
Advertisements

Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
Ergonomia na produção e projeto
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
Ergonomia no uso do computador
Como se avalia a condição física?
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
? Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
Bioimecânica - LER / DORT Conselhos ergonômicos
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa.
Exercícios no escritório
O que você deve saber sobre
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
Prof. Paulo Renato de Andrade Ergonomia
Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
Ergonomia na computação
Os 4 exercícios iniciais podem sem feitos logo no início da lesão
Como ter uma COLUNA saudável: Deslocamentos
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Dicas para uma boa ergonomia na Informática
Conselhos para Utilizadores de Computadores
Ergonomia preventiva.
Usuários de Computadores – Conselhos ergonómicos
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Como manter uma Boa Postura?
Usuários de Computadores Conselhos Ergonómicos
Dicas para uma boa Ergonomia na Informática
Ergonomia.
CHECK-LIST NR 17.
Posições Cirúrgicas Professor: Eunaldo Dias.
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
Desafios para Implantação dos Requisitos de Ergonomia – NR-36
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
O computador e dispositivos eletrónicos similares
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Ergonomia
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Profa Vania Auge Bonini Nehrasius
Basquetebol.
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
NADO CRAWL.
ERGONOMIA AULA 5: “ANTROPOMETRIA - APLICAÇÕES”.
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Análise Biomecânica – FOREHAND
Usuários de Computadores – Conselhos ergonómicos
Fundamentos do Voleibol
Conselhos na utilização dos computadores (continuação)
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
Layanne Lobo.  O posto de trabalho deve se dimensionado de forma que a maioria de seus usuários tenha uma postura confortável.
Conselhos para Usuários de Computadores
Elementos técnicos fundamentais:
GINÁSTICA de SOLO.
Transcrição da apresentação:

Princípios para uma postura de trabalho saudável em odontologia European Society of Dental Ergonomics. Princípios para uma postura de trabalho saudável em odontologia PROJETO DE NORMA ISO_TC 106_SC 6 N 411 “Requisitos ergonômicos para o design, construção e seleção dos equipamentos odontológicos”

Situação Atual Grande número de problemas ergonômicos (acometem 65% dos cirurgiões-dentistas). Há uma série de princípios para uma postura de trabalho saudável. Ainda existem Interpretações e conclusões diferentes.

Onde estão os maiores problemas? Problemas para dentistas menores que 1,60m e maiores que 1,80m. Problemas relacionados aos pacientes. Problemas com as auxiliares. Problema com o treinamento ergonômico dos dentistas e pessoal auxiliar.

(Projeto Sonde) Amplo estudo ergonômico realizado na Holanda em 2004-2005 mostrou: 61% mostraram uma rotação do pescoço combinado com uma incorreta flexão para frente. 63% mostram uma flexão da parte superior do corpo maior que 20° 75 % dos dentista trabalham sem que o campo de trabalho esteja posicionado ‘a sua frente. 75 % trabalham com iluminação e diferenças na distribuição da luz incorretamente. A amostra foi composta por 1.200 dentistas dos paízes baixos( Holoanda, Bélgica e Luxemburgo)

Maiores Riscos para os dentistas muito baixos e os muito altos Dentistas baixos, altura menor que 1.56 m = P5 principalmente dentistas do sexo feminino Dentistas altos , altura maior que 1.96 m = P95 dentistas do sexo masculinos Isto nos dá uma diferença de 40 cm

Princípios para um postura sentada correta Ereto de forma simétrica Numa postura estável e ativa 110° entre a coxa e parte inferior da perna

Condições para sentar-se simetricamente ereto: campo de trabalho num plano simétrico

Posicionamento do campo de trabalho

Superfície do campo de trabalho colocado na direção do campo visual do dentista Foto 37

A postura é imposta pelo globo ocular: Querer olhar aproximadamente perpendicular ao campo de trabalho O objetivo é: projeção do estímulo visual na fóvea (formação de uma imagem nítida) Comparado com a leitura de um livro com o campo de trabalho fora do plano simétrico: o globo ocular obriga uma postura que possibilite olhar perpendicularmente ao campo de trabalho (postura assimétrica).

Campo de trabalho fora do plano simétrico Foto 8 rechter foto van 9

Critérios para trabalhar dentro de limites fisiológicos Condição: sequência (postura) dinâmica. Consiste em: dedos mãos braços ombros, tronco Pescoço e cabeça com direção visual Devem se mover e serem usados em ótima conexão logo a frente do corpo

Características: Não inclinar a cabeça mais que 25° Braços juntos ao corpo Evitar rotações e inclinações laterais Tronco pode se inclinar até 10°, mas devemos evitar isto.

Trabalhar com postura inclinada, particularmente com levantamento ou prostração dos ombros: Causa estreitamento da porta costoclavicular (pressão nos nervos e vasos sanguíneos): Circulação sanguínea diminuída

características: Distância dos olhos ao campo de trabalho entre 35 - 40 cm Antebraços levantados no mínimo 10° e no máximo 25° Ângulo entre parte superior e inferior da perna de 110° ou mais. 35 – 40 cm 10˚-25˚ ≥110°

Movimentos dos braços: Lateralmente de 15-20° Anteriormente de 25° Objetivo: evitar levantar os ombros Isto determina também o posicionamento dos instrumentos: dentro do campo de visão.

O que acontece quando nos sentamos numa postura assimétrica? Diferenças em: Ângulo de convergência Distância entre ambos os olhos e campo de trabalho: Diferenças na acomodação dos globos oculares Também diferentes inclinações do globo ocular esquerdo e direito. Grande fatiga p/ adaptação .

Consequências: A criação de imagens de ambos os olhos são diferentes no cérebro. Fadiga no sistema visual Contribui para dor de cabeça

Como obter iluminação livre de sombras?

Diferença entre refletor com 2 ou 3 eixos

Uso do espelho para uma postura correta

Dentista e assistente ambos em postura correta

Como obter a postura horizontal do paciente

Aprofundamento e desnivelamento do suporte das costas Foto van Sirona met deepening

Suporte incorreto do pescoço

Princípio: sentar simetricamente ereto Campo de trabalho num plano simétrico, e Voltado ao campo visual Globos oculares olhando aproximadamente perpendicular ao campo de trabalho

Três movimentos da cabeça do paciente First movement: forward with occlusale surface lower jaw horizontally, about 0°. or turning backward with occlusal surface upper jaw 20-25° backward

Três movimentos da cabeça do paciente First movement: forward with occlusale surface lower jaw horizontally, about 0°. or turning backward with occlusal surface upper jaw 20-25° backward Second movement: lateroflexion to the left or to the right, about 30˚.

Três movimentos da cabeça do paciente First movement: forward with occlusale surface lower jaw horizontally, about 0°. or turning backward with occlusal surface upper jaw 20-25° backward Second movement: lateroflexion to the left or to the right, about 30˚. Third movement: around the length axis of the head of the patient tot the left. or to the right, maximally 45˚.

Aspectos essenciais para uma forma de trabalho saudável: Movimentação fácil e desobstruída da cabeça do paciente. Refletor odontológico com 3 eixos de movimentação: luz deve incidir paralelamente ao eixo de visão.

Postura é parte do mecanismo de equilíbrio: O corpo mantém-se ereto pelo posicionamento horizontal da linha bi-pupilar Em conexão com os: Órgãos de equilíbrio (vestíbulo) proprioceptores Centro organizacional da postura na medula.

Os dentistas trabalham apenas 10% do tempo na posição de 12 horas. A posição de 12 horas torna quase impossível para a assistente odontológica sentar-se na postura correta. A posição entre 9.00-11.00 horas do dentista, ele e a ACD podem sentar-se corretamente em oposição um ao outro Na da posição de 11 horas uma melhor relação com os instrumentos é obtida do que na posição de 12 horas: além disso fica mais fácil alcançar e transferir os instrumentos próximo a face do paciente

Posição de 12 horas do dentista: e a assistente dental?

Observar o uso das posições de horas Para trabalhar em todas as superfícies oclusais: Posição de 11 horas Cabeça do paciente no meio do plano sagital do dentista.

Observar o uso das posições de horas Para campo de trabalho do lado esquerdo do paciente: Entre 11 e 12 horas Cabeça do paciente posicionada obliquamente à direita e girada sobre o longo eixo

Observar o uso das posições de horas Para campo de trabalho do lado direito: Entre 11.00 horas até no máximo 8.30 horas. A cabeça é virada para a esquerda e Mais ou menos obliquamente para a esquerda.

Observar o uso das posições de horas Para campo de trabalho do lado direito: Entre 11.00 horas até no máximo 8.30 horas. A cabeça é virada para a esquerda e Mais ou menos obliquamente para a direita.

Mocho odontológico: Para uma correta e estável postura de trabalho Suporte adequado e bem posicionado para as nádegas, coxas e atrás da pelvis.

Suporte da cabeça e pescoço do paciente para girar fácilmente a cabeça em 3 direções com o objetivo de: Orientar o campo de trabalho em direção ao campo visual. Obter postura saudável Prover ao paciente um suporte confortável.

O refletor odontológico com 3 eixos e braços longos o suficiente com o objetivo de: A luz incidir paralelamente com a direção da visão do dentista Resultar numa iluminação livre de sombras

Cadeira odontológica em na qual o paciente possa ser levado: A uma posição desejada e confortável de tratamento Quatro problemas agora: Abaixamento das pernas Posição muito alta dos joelhos Suporte muito desconfortável dos ombros, cabeça e pescoço Suporte insuficiente dos cotovelos

É Possível adotar uma postura de trabalho saudável? De que maneira?

Só é possível trabalhar numa postura saudável com o uso de óculos com segmentos de prismas nas lentes que deslocam e levantam o campo visual.

Para que a Postura de trabalho seja saudável ela deve ser: Ereta; Simétrica;e Dinâmica.

9 PASSOS PARA ADOTAR UMA POSTURA SAUDÁVEL DE TRABALHO.

1 – Parte inferior da perna perpendicular ao solo.

2 – Planta dos pés junto ao solo.

3 – Pernas ligeiramente afastadas (não mais que 45º).

4 – Ângulo entre a cocha e parte inferior da perna maior ou igual a 110º.

5 – Apóie as costas na parte superior da pélvis.

6 – Sente-se ereto, com o tronco à frente e ombros abaixados.

7 – Levante os antebraços no máximo 25º.

8 – Traga os antebraços à frente no máximo 10º-20º.

9 – Não incline a cabeça à frente mais que 20º.