Um Visão do Processo de Elicitação de Requisitos Carina Frota Alves Lucy Valença Guedes Rosa Candida Pinto
Elicitação de Requisitos
Métodos de Elicitação de Requisitos QFD (Quality Function Deployment) JAD (Joint Application Development) Inquiry Cycle
(Quality Fucntion Deplyment) Origens do QFD (Quality Fucntion Deplyment) 1970 - Logística de produção 1978 - Publicação livro em japonês 1994 - Tradução livro para inglês 1980 - Introduzido na América do Norte 1984 - Introduzido no desenvolvimento de software
Princípio do QFD As necessidades do cliente e a tradução delas num conjunto de requisitos de projetos e manufaturados.
Motivação do QFD Envolvimento de todos os papéis (time) Manutenção de informação (documentação) Valorização da voz do cliente
Características do QFD Ferramenta para planejamento visual ajuda a garantir a qualidade Focaliza as necessidades do cliente produto de alta qualidade Qualidade definida pelo cliente software com sentido para o cliente Quantitativo, fornece valores Sistemático, segue uma técnica
Fases do QFD
Casa de qualidade
Satisfação do cliente X Nível de desempenho Satisfação do cliente: avaliação subjetiva do produto Desempenho do produto: avaliação objetiva
Aplicação de QFD a software Avaliar impactos das características do produto nos valores do cliente e ser considerado como trade-off das características do produto no projeto Determinar uma estratégia ou direção de desenvolvimento Analisar o produto da concorrência
(Joint Application Development) Origens de JAD (Joint Application Development) 1977 - Desenvolvido pela IBM (experimentos) 1980 - Formalizado pela IBM Canadá (entrevistas) 1981 a 1987 - Evolução chegando a abranger o planejamento e a análise 1988 a 1999 - Introdução de técnicas de I-CASE e prototipagem
Princípio do JAD Reuniões estruturadas que buscam decisões por consenso. Envolve usuários e profissionais de sistemas de informação.
Motivação do JAD Solução para os problemas de comunicação entre as pessoas envolvidas no desenvolvimento de sistemas Incremento da produtividade e da qualidade dos sistemas desenvolvidos Maximização e eficiência das reuniões
Características do JAD Técnicas de dinâmica de grupo Suportado por ferramenta CASE Time de participantes de diferentes perfis Facilitador das sessões Focaliza na qualidade e produtividade
Fases do método JAD 1. Definição do projeto 2. Pesquisa 3. Preparação 4. A Sessão 5. O Documento final
Origens do Inquiry Cycle 1993 - Georgia Institute od Technology “An active Hypertext Model for system Requirements” Collin Potts e Kenji Takahashi 1997 - Scream Project: Inquiry Cycle Collin Potts e Spencer Rugabe 1998 - Georgia Institute od Technology “Surfacing Root Requirements Interactions from Inquiry Cycle Requirements Documents” Willian N. Robinson e Suzanne Paw
Princípio do Inquiry Cycle O modelo de conversação
Motivação do Inquiry Cycle Suportar determinação e análise de requisitos de forma estruturada
Características do Inquiry Cycle Hipertexto ativo Baseado em questões Mantêm versões Integra usuários e desenvolvedores
Modelo de Conversação Procedimento de Conversa ? ! Resposta Questão ? ! Motivo Informações compartilhadas (versão atual) Efeitos Mudança Informações compartilhadas (versão anterior)
Modelo Inquiry Cycle Documentação de Requisitos Negociação Mudança Questão ? Resposta ! Motivo Discussão de Requisitos Evolução de Requisitos Decisão