Projeto: CONHECENDO AS RELIGIÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“CONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS”
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
O encontro dos dois discípulos com Jesus no caminho de Emaús
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
JOGO DE BATALHA Regras: Organizar em duplas/ fichas com nºs de 1 a 40
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Webquest: História Professora: Fernanda
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Trabalho de História Egito Antigo
ALFABETIZANDO UM DOWN.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
O PONTO PRETO.
Perfil ANIMAIS 2ªA e B.
O brincar e a matemática
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
Percepção do Espaço Pela Criança
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Jogos tradicionais portugueses
OFICINA DE JOGOS.
Projeto: Conta que eu conto
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Equipe responsável pela produção
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
SITUAÇÕES.
Leia com muita atenção, pois é muito sério e você pode estar sendo observado neste momento! Acredito que sempre que pensamos em "caneta", temos uma imagem.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
Financiamento Proponente Parcerias EDUCIMAT Apoio.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Princípios de Vida 2. “Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de.
CIÊNCIAS – 8º ANOS Montagem de um jogo.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Jogo didático.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
DEUS É CULPADO? Finalmente a verdade é dita na TV americana. A filha de Billy Graham estava a ser entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou-lhe:
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
DEUS É CULPADO ? Finalmente, a verdade é dita na TV Americana. A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Matemática Operações com números naturais:
Clique para editar o formato do texto do títuloClique para editar o texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível Gestão de empreendimentos.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Projeto: CONHECENDO AS RELIGIÕES Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora: Izabel Cristina de Moura Dorn Articuladora das Tecnologias: Marilaine Camara de Camara Disciplina: Ensino Religioso 9º Anos / Maio a Setembro - 2011

O objetivo principal deste trabalho é reconhecer e respeitar a diversidade religiosa presente ao nosso redor e com ele também compreendermos que o respeito acontece a partir do momento em que nós conhecemos melhor o outro através da sua origem, cultura, símbolos, ritos, celebrações e estilo de vida. Além de oportunizar aos alunos a formação de perguntas e respostas e em seguida confeccionar e montar o jogo com perguntas e respostas objetivas.

O JOGO “Conhecendo as religiões” instigou o interesse do educando por se tratar de um jogo no qual envolveu diversão, conhecimento e tecnologia.

Foi através do uso da tecnologia (WEB) que aprimoramos nossos conhecimentos e aprendizagem sobre as diferentes religiões.

Sentimos que esse estudo poderia ser aprofundado através de pesquisas, debates entre as duplas, questionamentos e exploração dos recursos tecnológicos para obter êxito na pesquisa.

Durante as aulas de Ensino Religioso estávamos estudando de forma sintetizada as religiões. É importante destacarmos que cada uma delas possui uma cultura completamente diferente das outras e repassam a forma como vêm a vida. Essa cultura, por sua vez, entra em conflito com a forma como cada um de nós vê a vida.

Para a realização do mesmo foi necessário que os alunos se unissem em duplas e cada uma deveria escolher cinco religiões, elaborar vinte cinco perguntas e repostas referente a cada uma delas. Em seguida, utilizamos o editor de texto (Writer) e papel vergê para a confecção das cartinhas. Para finalizar partimos para a confecção do jogo propriamente dito.

Recursos utilizados: Computador; Internet; Email; Editor de texto (Writer); Impressora; Máquina fotográfica digital; Livros; Papel vergê (confecção das cartas do jogo); Cartolina; Canetas, canetinhas, lápis de cor;

PESQUISANDO NA WEB

“CONHECENDO AS RELIGIÕES” CONSTRUÇÃO DO JOGO “CONHECENDO AS RELIGIÕES” Construção das cartas (Editor de texto Writer)

REGRAS PARTICIPANTES: 02 A 06 OBJETIVO: ACERTAR AS PERGUNTAS PARA CHEGAR PRIMEIRO AO FINAL DO TABULEIRO. CONTÉM: 1 TABULEIRO, 25 CARTAS COM 5 PERGUNTAS E RESPOSTAS CADA, 6 PEÕES E 1 DADO.

JOGO OS JOGADORES JOGAM O DADO, O PRIMEIRO QUE TIRAR 1 OU 6 INICIA O JOGO, DEPOIS O SEGUNDO, O TERCEIRO E ASSIM POR DIANTE. DEPOIS DE ANDAR , CONFORME A CASA EM QUE PARAR O PEÃO, ELE TEM QUE PEGAR UMA CARTA DO NÍVEL EM QUE ESTÁ E RESPONDER A PERGUNTA SOBRE A COR E A RELIGIÃO EM QUE SEU PEÃO PAROU. AS RELIGIÕES SÃO INDICADAS PELOS SÍMBOLOS NO TABULEIRO.

CONFORME A COR E A RELIGIÃO EM QUE O PEÃO PARAR , VOCÊ DEVE RESPONDER UMA PERGUNTA SOBRE A RELIGIÃO CORRESPONDENTE. PARA ISSO, PEGA-SE UMA CARTA DE CIMA DO MONTE RELATIVO AO NÍVEL EM QUE ESTÁ E LEIA A PERGUNTA EM VOZ ALTA. SE VOCÊ ACERTAR A PERGUNTA, VOCÊ FICA NA CASA EM QUE PAROU E PASSA A VEZ AO JOGADOR DA ESQUERDA . SE VOCÊ ERRAR A PERGUNTA, VOCÊ DEVE VOLTAR O NÚMERO DE CASAS QUE HAVIA ANDADO E PASSAR A VEZ AO JOGADOR À SUA ESQUERDA. DEPOIS DE LER A PERGUNTA E TENTAR RESPONDER, COLOQUE A CARTA DEBAIXO DO MONTE DE CARTAS DA MESMA COR.

SE VOCÊ TIRAR O NÚMERO PAR NO JOGO (2, 4 OU 6), VOCÊ ANDA O NÚMERO DE CASAS E RESPONDE A PERGUNTA SOBRE A RELIGIÃO EM QUE SEU PEÃO PARAR. SE ACERTAR A PERGUNTA, VOCÊ PODE JOGAR NOVAMENTE O DADO , ANDAR SEU PEÃO E TENTAR RESPONDER OUTRA PERGUNTA. SE TIRAR NÚMERO PAR NOVAMENTE, JOGA DE NOVO, ATÉ TIRAR NÚMERO IMPAR.

SE ACHAR A PERGUNTA DIFÍCIL E PREFERIR NÃO ARRISCAR, DIGA “VOU PASSAR” SE ACHAR A PERGUNTA DIFÍCIL E PREFERIR NÃO ARRISCAR, DIGA “VOU PASSAR”. ASSIM VOCÊ PERMANECE NA CASA EM QUE ESTÁ E OS PRÓXIMOS JOGADORES TERÃO QUE RESPONDER A PERGUNTA PELA ORDEM DA VEZ, ISTO É , PRIMEIRO JOGADOR À SUA ESQUERDA TENTA RESPONDER OU DIZ TAMBÉM “VOU PASSAR” , PODENDO ESTAR ADIANTADO OU ATRASADO NO TRAJETO. CADA JOGADOR DIZ “VOU PASSAR” E PASSA A VEZ AO JOGADOR À SUA ESQUERDA. QUEM SOUBER A RESPOSTA E ACERTAR ANDA O NÚMERO DE CASAS QUE O JOGADOR DA VEZ QUE DISSE “VOU PASSAR” HAVIA TIRADO NO DADO.

DEPOIS DE PERCORRER TODO O TABULEIRO, VOCÊ CHEGOU AO FIM DO TRAJETO DEPOIS DE PERCORRER TODO O TABULEIRO, VOCÊ CHEGOU AO FIM DO TRAJETO. AGORA , PARA ENTRAR NA CASA DA CHEGADA, VOCÊ TERÁ QUE TIRAR O NÚMERO EXATO DE CASAS QUE LHE FALTAM. SE TIRAR MENOS, VOCÊ ANDA O NÚMERO DE CASAS QUE SAIU NO DADO; SE TIRAR MAIS VOCÊ NÃO MEXE O PEÃO E PASSA A VEZ PARA O JOGADOR SEGUINTE.

QUEM CHEGAR PRIMEIRO À CASA CHEGADA DO TABULEIRO VENCE O JOGO QUEM CHEGAR PRIMEIRO À CASA CHEGADA DO TABULEIRO VENCE O JOGO. OS OUTROS JOGADORES PODERÃO, SE QUISEREM, CONTINUAR DISPUTANDO O SEGUNDO, TERCEIRO, QUARTO, QUINTO OU SEXTO LUGARES NA JOGADA.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pontualidade na entrega; (0 - 2) Contribuiu nos trabalhos da dupla (com ideias e materiais, ...); (0 - 2) Sabe ouvir e respeita a opinião dos colegas; (0 - 2) Buscou informações para ampliar seus conhecimentos (atitude de pesquisador); (0 - 2) Confecção das cartinhas e do tabuleiro: ficou bem elaborado e esteticamente apresentável?; (0 - 2)