Desafio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
  Ana Carolina Castelli da Silva
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Planejamento de Tutoria
Gerenciamento do Tempo.
O Aluno a Distância.
Apresentação.
Estratégias de Sucesso
Fundamentos de Educação a Distância
Processo de Avaliação.
Programa aluno pesquisador
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Estilos e Abordagens.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
COMO VÃO SEUS ESTUDOS? prof. Oreste Preti
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Canal Inteligente.
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Papel do Monitor.
Planejamento de Tutoria
Formas de Interação.
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
Comunicação e Interação
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Orientações Gerais.
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Metodologia de Ensino e Extensão
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
CURSOS EFA – NS.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Identificando Oportunidades
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Forma Canônica e Definições
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Planejamento e Plano de Ensino.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Informática & Eletrônicos
SITUAÇÕES.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Conscientização sobre a importância do SARESP
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Transcrição da apresentação:

Desafio

Chegou a sua hora de colocar os seus conhecimentos em prática!

Desejo que você aproveite e aplique estes conhecimentos! Para concluir o módulo, deixo com você um desafio final. Acompanhe nas próximas telas.

No desafio, você verá um diálogo entre dois amigos que estão trocando e-mails sobre a tutoria em EaD.

Acompanhe os e-mails nas telas a seguir e, logo após, aponte suas considerações, resolvendo o desafio.

Leia os e-mails atentamente e prossiga!

O e-mail enviado

Amigo,   Tudo bem? Estou lhe escrevendo esse e-mail porque preciso muito de sua ajuda. É que terei que passar a última e mais difícil etapa de um processo de seleção para uma vaga de professor tutor em uma reconhecida instituição de ensino superior, que almejava há anos. Este último exame de seleção inclui, a partir da idéia de mediação pedagógica, a elaboração de uma atividade prática, para assumir o cargo. Essa atividade deverá ser desenvolvida mediante alguns profissionais da instituição e estar baseada em um conteúdo de minha preferência, com escolha justificada do meio. Essa será a minha primeira inserção, enquanto profissional, no contexto de Educação a Distância. Por esta razão, solicito a sua ajuda como profissional especializado no campo, para pensar/levantar possibilidades de atuação. Aguardo o seu retorno. Abraço, Walter Queiroz

O e-mail recebido

Olá, Walter!   Primeiramente, cumpre saber o que se quer dizer ao aluno. Ou seja, é preciso especificar o tema a ser tratado. Este tema deve estar bem formulado e sua escolha deve estar articulada à alguma necessidade do programa. Escolhido o tema, devem-se definir os objetivos. Os objetivos constituem as metas que se pretendem atingir. Você tem idéia de que atividade desenvolver? Despertar interesse, informar, provocar questionamentos, surpreender, estimular ou desafiar o aluno, entreter, despertar um sentimento, apontar uma necessidade ética, anunciar uma alternativa educativa... uma atividade pode abranger diferentes objetivos. Elaborada a atividade, deve-se definir a mídia, justificando essa escolha. Que mídia empregar? Um texto? Um hipertexto? Um vídeo? Qual o objetivo? Qual mídia melhor atende a esse objetivo? Que expressar por meio dela? Quais questões abordar através dela? Qual a justificativa? É realizável com os recursos disponíveis? A mídia empregada deverá se ajustar ao potencial dessa atividade e inserir-se em contexto educativo que permita a sua aplicabilidade. Ou seja, deve responder às necessidades da atividade empreendida por você. 

Um grande abraço e, boa sorte! Julio Cesar Monteiro Antes de fazer uso do recurso, é preciso definir o público-alvo. A quem se dirige essa atividade? Esse meio? É importante que você também conheça características que podem determinar variações nas preferências do público em relação ao formato e conteúdo de sua abordagem. Procure conhecer aos alunos, as suas necessidades, expectativas... Mas, atenção! Evite subestimar ou superestimar o seu conhecimento sobre o tema. Todos querem, ao final da atividade, sair sabendo um pouco mais que antes. Entretanto, se a informação apresentada não for compreensível, a atividade torna-se frustrante.   É isso, amigo. Creio quê, com todas essas dicas, você terá condições de bem elaborar uma proposta de atividade obtendo o êxito pretendido nesse processo de seleção. É um prazer imenso poder ajudá-lo. Estarei torcendo por você. Um grande abraço e, boa sorte! Julio Cesar Monteiro Especialista em Educação a Distância NED – SENAI/SC www.sc.senai.br - 080048 1212

Agora, resolva o desafio!

Suponha que você é, nesse contexto, Walter Queiroz! A partir das exigências que lhe são postas pelas circunstâncias de seleção e, das orientações que lhes são dadas por Julio César Monteiro, em e-mail, elabore, a partir da idéia de mediação pedagógica, essa proposta de atividade prática, com escolha justificada do meio utilizado. 3. Após o desenvolvimento do desafio, publique-o no AVA no item “publique o desafio”. 4. O objetivo principal desse trabalho é propiciar um momento a mais de reflexão sobre os conteúdos do curso, analisando se os objetivos nele propostos foram realmente atingidos. 5. Avaliaremos o desenho de sua proposta no que tange à criatividade, ao referencial teórico que permeará o desenvolvimento da atividade e escolha da mídia, sua coerência com o contexto, com o perfil dos estudantes e com os objetivos propostos. Bom trabalho!