Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Advertisements

A Regulação do Acesso ao Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte
Visão da Regulação no Estado da Bahia
Ministério da Saúde Coordenação Geral de Regulação e Avaliação TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO – TFD 01 de Julho 2010.
O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE GOIÂNIA
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
PROGRAMAÇÃO PACTUADA INTEGRADA Secretaria de Estado da Saúde
Necessidades Prioritárias para Estruturação dos Serviços
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ALAGOINHAS Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Irecê Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
IBOTIRAMA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SÃO FÉLIX - BAHIA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação Carolina Braga Abbehusen.
Política Estadual de Regulação
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário: Celso Brito Miranda
BRUMADO BRUMADO Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no Desenvolvimento dos Processos de Trabalho que Garantam a Regulação. Oficina de Apoio Técnico.
Contribuição da Tecnologia da Informação
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS.
SAÚDE Compromissos de Governo.
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Coletiva de imprensa 11 Dez 08
Avaliação da implantação das ações de Controle,
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis
SISTEMA SIGA SAÚDE ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO ACESSO DOS USUÁRIOS ÀS ESPECIALIDADES, EXAMES E PROCEDIMENTOS NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE/SUS.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
UNACON Hospital Municipal de Caetité
EUNÁPOLIS - BA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
De Teixeira Freitas.
Paulo de Tarso Monteiro Abrahão
Prof. Miriam Vieira Goiânia , 02 de setembro de 2011
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Regionalização Solidária.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PERSPECTIVAS PARA O SISTEMA DE SAÚDE DA PMDF
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO
SETORES DO HOSPITAL Reginalda Maciel.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
XII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios TEMA: Gestão em Saúde Título: Experiência exitosa da CIR BAURU – Grupo de Trabalho em parceria com os.
Um proposta de acolhimento
Ambulatório Médico Especializado
Grupo Normativo de Auditoria e Controle de Saúde – GNACS Estrutura Organizacional e Atividades Executadas em
PERFIL E REGULAÇÃO DO ACESSO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Enfermagem em Trauma e Emergência
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
MODELO DE ATENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SUS
PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE. PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
REGULAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: GESTÃO DAS FILAS DE ESPERA
GERÊNCIA DOS COMPLEXOS REGULADORES - GECOR SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS E REGULAÇÃO - SUR CNRAC - Central Nacional de Regulação da Alta.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2016 da SAÚDE Dr. ROGER HUNGRIA DE PAULA Gestor Municipal PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMA SECRETARIA MUNICIPAL.
Transcrição da apresentação:

Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS Prefeito:Exmo Sr. Fernando Gomes Secretário de Saúde: Ilmo Sr. Jesuíno Oliveira Diretora do Departamento: Sra. Karla Macedo

Características Gerais: Situado à Av. Inácio Tosta Filho; Ganhou novas instalações em 28 de Julho de 2006; A atual administração iniciou em 16 de Maio de 2006.

Objetivos Responder de forma qualificada e integrada, as demandas de saúde da população própria e referenciada; Definir instrumentos de regulação, controle e avaliação; Organizar a oferta de ações e serviços de saúde e fluxo dos usuários, observando Plano Diretor de Regionalização (PDR) e Programação Pactuada Integrada (PPI);

Utilizar os recursos de maneira racional, garantindo o acesso da população à melhor alternativa assistencial, melhorando o acolhimento e a resolutividade da rede de saúde; Proporcionar agilidade e facilidade ao acesso qualificado às consultas e exames especializados.

Coord. Controle e Avaliação Coord. Auditoria Diretoria do Depto Coord. SAMU Coord. Regulação

Dispõe de cinco coordenações: Coordenação da Regulação/Marcação; Coordenação Controle e Avaliação; Coordenação da Auditoria; Coordenação SAMU.

Coord. Controle e Avaliação: Coord. Regulação: 1.Setor de municípios pactuados; 2.AIH – Pré Autorização Coord. Controle e Avaliação: 1.Setor de TFD; 2.AIH – Pós Autorização; 3.Setor de APAC; 4.Análise de Contas.

Serviços Disponíveis ao Público Autorização de Cirurgias Eletivas e Urgências; Autorização de exames de Média e Alta Complexidade; Autorização de Consultas especializadas; TFD – Tratamento Fora do Domicílio.

Consultas especializadas disponíveis Angiologia; Cardiologia; Cirurgia Geral Adulto e Infantil; Cirurgia Plástica; Dermatologia; Endocrinologia; Gastroenterologia Adulto e Infantil; Hematologia; Homeopatia; Nefrologia; Neurocirurgia; Neurologia Adulto e Infantil; Nutrição; Oftalmologia;

Oftalmologia Glaucoma; Odonto-Cirurgia; Ortopedia; otorrinolaringologia Pneumologia Adulto e infantil; Proctologia; Reumatologia; Urologia.

Exames de Média Complexidade Laboratoriais; Ultra-sonografias; Raios - X

Exames de Alta Complexidade Tomografia; Ressonância Magnética; Litotripsia; Terapia Renal Substitutiva; Quimioterapia; Radioterapia; Densitometria Óssea; Cintilografia.

Atividades Desenvolvidas durante atual administração Implantação do setor da Ouvidoria Municipal; Adequação de módulos autorizativos no sistema; Implantação de setor com médico autorizador perito para possível autorização de exames extra teto (Média e Alta Complexidade); Melhor acolhimento aos usuários na sala de espera (chás quente e gelado, água, mingau) Curso de reciclagem sobre humanização do atendimento ministrado aos funcionários da linha de frente desta Central (recepção, marcação, TFD, etc)

Curso Básico de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação SUS, oferecido pelo Ministério da Saúde (público: diretoria, coordenadores, auditores); Capacitação avançada em auditoria de procedimentos de Alta Complexidade (público: médicos auditores); Implantação do SIHD (Sistema de Informação Hospitalar Descentralizado); Implantação de sistema informatizado para procedimentos de Alta Complexidade; Curso Básico de Treinamento em Resgate Internacional-Primeiros Socorros (público: funcionários do SAMU;

Transferência do setor de TFD (tratamento Fora do Domicílio) da Policlínica para a Central de Regulação; Treinamento ofertado aos municípios da macro Sul e Extremo Sul quanto ao preenchimento dos laudos de APAC; Reunião com funcionários da rede informando sobre a operacionalização dos serviços de Alta Complexidade; Oficina de Ouvidores SUS da Bahia ministrado pela Ouvidoria Geral do estado da Bahia.

Metas a serem alcançadas: Reorganização da Rede de Assistência Oncológica (Em fase de implementação); Implantação da Central de Leitos.

“Dificuldade reais podem ser removidas; apenas as imaginárias são insuperáveis.” Theodore N. Vail