Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Cuida SESI LAZER ATIVO Trabalhador que se Cuida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

O indivíduo e As Organizações: Sucessos e Fracassos.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Orientação Educacional
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Prof. Dirce Stein Backes
26/10/2009Centro Universitário Franciscano Estudos Socioeconomicos I 1 O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades,
Bases Políticas para novas relações político - pedagógicas em saúde
Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
MAPA MENTAL.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
OBJETIVOS Agora o assunto a ser tratado são os objetivos. Você sabe o que é um objetivo, certo? Vejamos a definição do dicionário Houaiss: “aquilo.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
filho, segundo Dom Bosco.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (E.A)PARA EDUCADORES
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
INSTITUTO LUZ CURSOS E TERAPIAS HOLÍSTICAS
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Leitura de Textos Científicos
Qualidade de vida.
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Ah! O amor... Mario Quintana.
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
Oficina de Motivação.
Programação Neurolingüística
Relaxamento e Visualização
Como fazer a leitura de obra de arte?
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
Professor Douglas Pereira da Silva
O olhar e a imaginação sociológica
ADAMUS – “Era Atual” – 01/08 A Série (SEGUINTE): SHOUD 12 "O Espírito Está Presente” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/07/2011 Se limparem todo o.
Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Luís Faísca, Carla Vilhena & Helena Quintas Observatório Permanente para a Qualidade de Ensino (OPQE) Universidade.
• Manejo – Formação – Professor.
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
As bases da ciência moderna
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
A Importância da Comunicação para o Desenvolvimento Organizacional
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Ciência, tecnologia e sociedade
Música...3:10 Música...4:30
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
CULTURA.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Sua Imagem Pessoal e o Impacto sobre sua Carreira Independente
Transcrição da apresentação:

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Cuida SESI LAZER ATIVO Trabalhador que se Cuida

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Cuida Trabalhador que se Cuida O pilar Trabalhador que se Cuida está vinculado com outras duas demandas do mundo contemporâneo: a saúde e a qualidade de vida. Saúde Vamos começar pela Saúde, esclarecendo nosso ponto de partida: quando falamos de saúde, estamos nos referindo a um conceito que transcende a perspectiva tradicional de saúde como ausência de doenças ou como um fenômeno explicado simplesmente pelas Ciências Biológicas.

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Cuida A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) a define como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doenças ou enfermidades. SaúdeAusência de Doenças

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Cuida Sendo um conceito bastante abrangente, a OMS aponta 6 dimensões da saúde, a saber:

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Cuida Tamanha abrangência ajuda a explicar a diversidade de intervenções nos programas de promoção de saúde nas organizações. Programas de atividade física, orientação nutricional, apoio psicológico, capacitação profissional, entre inúmeras outras.

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Cuida Qualidade de Vida Quanto à Qualidade de Vida, trata-se de uma percepção de bem estar influenciada por variáveis individuais, sociais e ambientais. Nahas (2006) destaca os seguintes aspectos:

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Cuida Nos últimos tempos temos visto a expressão qualidade de vida empregada em inúmeros formatos, de anúncios de imóveis a prestação de serviços de segurança. No entanto, isoladamente um aspecto dificilmente garantirá boa qualidade de vida a determinado cidadão. Um bom imóvel, por exemplo, ainda que seja uma variável sócio-ambiental presente na lista de Nahas, não significará muito se seu morador enfrentar péssimas condições de trânsito, insegurança, falta de acesso à educação e lazer, estilos de vida inadequados etc.

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Cuida Trabalhador que se Cuida O pilar Trabalhador que se Cuida oportuniza aos trabalhadores das empresas industriais o acesso a intervenções variadas sobre os 5 temas do Pentáculo do Bem Estar: Alimentação Atividade Física Comportamento Preventivo Gestão do Estresse Relacionamentos

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo SESI Lazer Ativo Desta forma, o SESI Lazer Ativo coloca-se como parceiro do trabalhador da empresa industrial em sua busca por bem estar, cumprindo a missão da instituição no que se refere às relações entre saúde e qualidade de vida. Trabalhador que se Cuida

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte SESI LAZER ATIVO Trabalhador que se Diverte

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte Trabalhador que se Diverte O pilar Trabalhador que se Diverte destaca aspectos essenciais do ser humano, normalmente esquecidos na história organizacional, como a ludicidade, o sonho e o prazer. Veremos como tais aspectos articulam-se com as empresas, merecendo sua presença dentro de um dos pilares conceituais do SESI Lazer Ativo. Se o senso comum costuma considerar que o trabalho não é lugar de brincadeiras, ou se ainda ouvimos com frequência que aqui se trabalha sério, a compreensão do pilar Trabalhador que se Diverte implica a capacidade de superar certos olhares, vendo o mundo organizacional com outros olhos.

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte A imagem clássica da organização como uma máquina repleta de engrenagens, desumana, voraz devoradora de pessoas, foi imortalizada pelo talento artístico de Charles Chaplin no filme Tempos Modernos (de 1936).

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte O link abaixo permite uma rápida apreciação de parte da obra: Link????? Importante notar que os aspectos humanos que destacamos anteriormente passam longe daquele contexto retratado por Chaplin: a ludicidade, o sonho e o prazer são absolutamente postos de lado pela organização. Tudo é severo, rígido, sisudo, sem graça... Definitivamente aquela empresa não era lugar de brincadeiras.

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte Vamos passo a passo. Devemos lembrar que vivemos atualmente uma transição de paradigmas, isto é, de formas de compreender o mundo. Enquanto o paradigma mecanicista (presente no contexto de Tempos Modernos) apresenta sinais de enfraquecimento, o paradigma holístico cresce e se fortalece. Mas quais seriam as características do paradigma holístico? A resposta virá a seguir, e ajudará a entender o pilar Trabalhador que se Diverte.

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte Em linhas gerais, podemos dizer que o paradigma holístico defende uma visão de mundo mais complexa, interativa, inter-dependente, de equilíbrio entre seres humanos e meio ambiente, entre outros fatores. Completar!!!

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte Boog, respeitado pesquisador do mundo organizacional, aponta características da aplicação do paradigma holístico nas empresas:

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte As características citadas por Boog demandam uma forma de compreender o mundo e nele atuar que é diferente daquela criticada por Chaplin. Afinal, como dar ênfase na qualidade, valorizar o trabalho em equipe e a participação, buscar equilíbrio entre empresas, pessoas e meio ambiente, entre outras questões, e esquecer o próprio ser humano, suas necessidades e particularidades? Você consegue imaginar um processo de qualidade no qual o trabalhador sente-se tratado como um objeto, desrespeitado, desvalorizado e coisas do tipo?

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte Qual seria, então, a perspectiva de ser humano que veremos no século XXI? Morin (2007) faz considerações que nos ajudam a identificar tendências:

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte o lúdico Morin não questiona a importância dos elementos racionais do ser humano, seu lado técnico, utilitário e suas obrigações. Mas destaca que há um outro elemento que não pode mais ficar esquecido: justamente o lúdico, típico de todo ser humano! Veja a foto a seguir e faça um rápido teste: analise-a, e considerando as ideias de Morin, reflita a respeito.

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte Você conhece esta torre. Quando foi erguida, muitos franceses a criticaram pois não viam nela nenhuma utilidade, apenas algo sem sentido no qual estavam gastando muito dinheiro... Hoje, é considerada a obra humana mais fotografada no planeta.

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte O que você vê na torre Eiffel? Um aspecto racional do ser humano? Ou algo a mais? Talvez algum aspecto lúdico, relacionado ao sonho e ao prazer?

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que se Diverte Trabalhador que se Diverte O pilar Trabalhador que se Diverte oportuniza aos trabalhadores das empresas industriais a defesa de sua dimensão humana, representada pelo lúdico, pelo sonho e pelo prazer. O acesso aos 5 temas do Pentáculo do Bem Estar deve permitir que sonhe com sua qualidade de vida, e que, de fato, a viva lúdica e prazerosamente. Alimentação Atividade Física Comportamento Preventivo Gestão do Estresse Relacionamentos

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo SESI Lazer Ativo Desta forma, o SESI Lazer Ativo alinha-se ao paradigma holístico e luta pela valorização do trabalhador da empresa industrial enquanto ser humano com necessidade do lúdico, do sonho e do prazer, cumprindo a missão da instituição no que se refere às relações entre qualidade de vida e lazer. Trabalhador que se Diverte