AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FoPEI-AT
Advertisements

Leis e Decretos SurdEZ.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Coordenação.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Seminário: todos Nós – Unicamp Acessível
um desafio contemporâneo
Secretaria de Educação Básica
POLÍTICAS E AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Diretrizes para os Institutos Federais
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Política Nacional de Educação Especial na
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Presidência da República
Sistema Universidade Aberta do Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Prof. Dr. David Lopes Neto
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Conferência Municipal de Educação
Ensino Médio e Educação Profissional
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
AEE, PPP e acessibilidade na escola
Educação Especial: Surdez
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
Campina Grande Outubro 2015
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS XX Encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Secretaria de Educação Especial Ministério da Educação

Inclusão Educacional A inclusão possibilita repensar a cultura escolar estruturada a partir da organização da educação especial como sistema paralelo ao ensino regular, que fez persistir por muitos anos a idéia de que os alunos com necessidades educacionais especiais não têm lugar na escola comum, ou que devem se preparar para estar nela. Esta abordagem exige uma postura ativa de orientação aos sistemas de ensino para o desenvolvimento de programas de formação de professores e para a construção de projetos pedagógicos inclusivos na perspectiva da flexibilidade, heterogeneidade e não atrelamento aos padrões pré-estabelecidos, contemplando a diversidade e favorecendo a inclusão educacional.

DIRETRIZES A inclusão é o princípio norteador das políticas educacionais no âmbito da educação especial; Garantia do direito de todos à educação; A concepção da educação especial como modalidade transversal; O conceito de acessibilidade contemplando uma perspectiva ampla da inclusão das pessoas com necessidades educacionais; A atenção a diversidade que pressupõe a valorização das diferenças na escola; O princípio da participação na superação do preconceito e da segregação para a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos.

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA A política de educação inclusiva implementada pelo MEC tem como foco a garantia do acesso de todos à escolarização, a implementação das condições de acessibilidade necessárias e o fortalecimento dos serviços da educação especial para atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, visando reverter os quadros históricos de exclusão educacional.

ACESSIBILIDADE Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Decreto Nº 5296/04

PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE CF, Art. 227 – “... facilitação de acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos”. Decreto Nº 5.296/04 – Acessibilidade Portaria Nº 3.284/03 – Normas e critérios de acessibilidade para o Ensino Superior Decreto Nº 5.626/05 – Regulamentação da Libras Portaria Nº 976/06 – Acessibilidade nos eventos promovidos pelo MEC Portaria Nº 1.010/06 – Uso do Soroban SINAES – avalia o PDI das IES que deve estar elaborado de acordo com o Decreto 5.773/2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das IES e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino (IES públicas e privadas) e que trata da promoção de acessibilidade de alunos com deficiência na letra c do inciso VII do art. 16.

Evolução de Matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação Superior Entre 2003 e 2005 houve crescimento de 136% no total das matrículas de alunos com N.E.E no Ensino Superior. Na rede pública o avanço foi de 177% enquanto na rede privada cresceu 121% Fonte: Censo Superior (MEC/INEP)

Evolução de Matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação Superior Fonte: Censo Superior (MEC/INEP)

Distribuição de Matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação Superior

Evolução das Matrículas de Alunos com Surdez no Ensino Superior Fonte: MEC/INEP (Censo Escolar)

Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade

Programas e Ações da Educação Especial Implantação do PROLIBRAS Curso de Graduação em Letras, com licenciatura em Libras – UFSC; Curso de Graduação em Letras, com licenciatura em português segunda língua – UnB;  Curso superior Bilíngüe no INES; PROESP – Programa de Apoio a Pesquisa na Educação Especial; Disciplina de Libras em todos os cursos de formação de professores e fonoaudiologia; Programa Incluir Distribuição do dicionário trilíngüe – Libras/inglês/ português; Aviso do Ministro sobre o cargo do tradutor e intérprete nas instituições federais de ensino superior previsto na  legislação vigente; SEESP/MEC SEESP/MEC

Acordo de Cooperação MEC/Ministério das Cidades IES – inclusão de temas sobre a acessibilidade das pessoas no currículo dos cursos superiores Acessibilidade universal – no currículo dos cursos de educação profissional e tecnológica, dos cursos de Engenharia e Arquitetura e correlatos (Desenho Universal) Ações de acessibilidade no entorno das Instituições de Educação Básica e Superior: definir critérios e instrumentos necessários para promover ações de acessibilidade Incrementar ajudas técnicas, pesquisas e inovações no campo tecnológico e educacional para promoção da acessibilidade Apoiar as IES no desenvolvimento de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão na área de acessibilidade SEESP/MEC SEESP/MEC

Plano de Desenvolvimento da Educação Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais – Edital nº 01/2007 Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial – Edital nº 02/2007 Programa INCLUIR: Acessibilidade na Educação Superior – Edital nº 03/2007 Programa de Acompanhamento e Monitoramento dos Beneficiários do BPC/LOAS Editais a serem publicados  pela SEESP/FNDE: Aquisição de livros de literatura infanto-juvenis acessíveis em Libras e em Braille – PNBE/Acessibilidade 2007. Aquisição de livros de orientação aos professores acerca da educação inclusiva – PNBE/Educação Especial 2007;

Objetivo da Política de Educação Especial Garantir o acesso à escolarização, as condições de acessibilidade necessárias e a oferta do atendimento educacional especializado.