INFORMÁTICA_2010 IOLANDA G. L. DA SILVA Blog em contexto Escolar BlogEduca Geração Digital.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Prof. João Victor Oliveira
Portal do Professor SEED/MEC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Portfólio de Matemática
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Oficina de Blogs nas Escolas
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Fundamentação Teórica
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Almir Sater e Renato Teixeira
O Uso Pedagógico do Blog
O uso de novas mídias nas escolas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sou o que sou pelo que nós somos
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
“Cada um de nós compõe a sua história.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Trabalhando com Grupos
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Capacitação da ferramenta:
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
Tocando em Frente Almir Sater.
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
TOCANDO EM FRENTE Almir Sater.
TOCANDO EM FRENTE Almir Sater.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Kaessa Ribeiro de Deus Elsa Guimarães de Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Blog: recurso ou estratégia?
Tocando em frente.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

INFORMÁTICA_2010 IOLANDA G. L. DA SILVA Blog em contexto Escolar BlogEduca Geração Digital

Apresentação Um dos problemas associados à utilização de portfólios prende-se com a sua difícil portabilidade e com o espaço físico que o seu arquivo acarreta. Os problemas enumerados podem, em grande escala, ser resolvidos com recursos à tecnologia e à adaptação de suportes digitais multimídia. Alguns serviços de blogs, para além de textos, permitem incorporar imagens digitalizadas e estabelecer ligações para ficheiro de vídeo e áudio permitindo assim constituir verdadeiros portfólios digitais multimídia. Torna-se assim possível construir e aceder à consulta de portfólios que interagem documentos sob diferentes linguagens de natureza diversa ( texto, vídeo, imagem estática, som etc.)

A criação de um blog como base para a construção de um portfólio digital permite aos alunos terem seu espaço digital de acompanhamento e reflexão sobre as atividades e temáticas abordadas ao longo das aulas. Este tipo de abordagem pode ser adaptada às mais diversas situações e objetivos pedagógicos podendo, por exemplo, ser utilizada para documentar e divulgar no ciberespaço o trabalho e as reflexões desenvolvidas por uma turma.

Paulo Freire buscava fundamentar o ensino-aprendizagem em ambientes interativos, através de recursos áudio- visuais. Reforçou o uso de novas tecnologias, principalmente o vídeo, a TV e a informática. Ele deixou claro, na sua teoria, a importância da comunicação no processo de construção do conhecimento e que este acontece em outros lugares além da escola. O blog surge como uma ferramenta que pode viabilizar essa comunicação da escola com o mundo, contextualizando a aprendizagem através da interação.

Iolanda G. L. da Silva Orientadora Pedagógica Orientadora Pedagógica E.M.Epitácio Campos Caiçara_Piraí _RJ

BlogsEducativos

Página interativa que permite publicações em forma de diário, em ordem cronológica e permite comentários dos internautas. O blog é uma ferramenta de fácil utilização, que não exige maiores conhecimentos de programação, o que facilitou que milhares de pessoas publicassem suas idéias. Os blogs proliferaram-se rapidamente com diferentes finalidades como diário virtual, piadas, notícias, poesias, fotos, etc. O QUE É BLOG? O QUE É BLOG?

Na educação, os blogs oferecem múltiplas opções de atividades tanto ao educando quanto ao educador. É possível fazer intercâmbio com outras escolas ou com turmas da mesma escola para debater o mesmo tema, publicar textos e opiniões favorecendo a produção escrita e a leitura. BLOGS EDUCATIVOS

São inúmeras as vantagens da utilização do blog como ferramenta para a aprendizagem, desde que haja um projeto a ser desenvolvido. BLOG NA EDUCAÇÃO

Têm grande poder de comunicação: oferecem espaços de diálogo onde os alunos são escritores, leitores, pensadores.

Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. BLOG NA EDUCAÇÃO

O educador pode convidar os alunos para criarem, juntos, um blog da turma. Todo o processo escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os objetivos do blog pode ser feito coletivamente. BLOG NA EDUCAÇÃO

Para construir um blog é preciso apenas cadastrar uma conta num provedor, preencher alguns dados e em poucos minutos já se pode publicar. Os provedores podem ser pagos ou gratuitos, havendo algumas vantagens a mais para os primeiros, principalmente quanto ao espaço oferecido. A grande maioria dos internautas utiliza os serviços gratuitos do blogger, uol, weblogger, blig e outros. Como fazer?

(...) O fato de que o o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitivamente improvável. E isso, por sua vez, só é possível porque cada homem é singular, de sorte, a cada nascimento, vem ao mundo algo singular novo (...) Hannah Arendt O princípio da ação está sempre em nós Aristóteles O que o agir e o fazer revelam sobre o ser Humano

Permitir aos alunos terem o seu espaço digital de acompanhamento e reflexão sobre as atividades e temáticas abordada ao longo das aulas. Objetivos: Documentar a produção textual dos alunos e divulgar no ciberespaço o trabalho e as reflexões desenvolvidas pela turma. Formação de alunos leitores, trazendo a literatura para o espaço da internet. Construir o conhecimento de forma colaborativa. Estimular a comunicação através da leitura e escrita. Desenvolver habilidades de interação, através da internet, estabelecendo relações entre diferentes realidades de espaços geográficos diversos. Valorizar a produção textual dos alunos através da publicações de seus textos na Internet. Instigar o debate, a reflexão, assumindo um posicionamento frente às questões geradoras estudadas na escola, dando à aprendizagem um caráter de exercício da cidadania.

Com a mão no coração fechou os olhos e sentiu-se descoberta. Antes tímida, perdeu o medo. Aprendeu a colocar sentimentos Encontrou o seu valor; E aumentou a sua visão de mundo. Não tendo preconceitos, Aceitou as diferenças, Escutou, viu, percebeu o outro e descobriu que, Fazendo parte deste quebra cabeça, É uma peça importante que contribui, participa E caminha com o objetivo comum de transformar, E saber que para isto, É preciso sonhar. Vanda Farias

Citação de referências cathy.spaceblog.com.br pt.fotolia.com sergio.pro.br

O educando deve ser autor e não mero receptor.O educador deve ser instigador da reflexão e mediador no processo de construção do conhecimento. Profª Marli Fiorentin Contatos:

Penso que cumprir a vida Seja simplesmente Compreender a marcha Ir tocando em frente Como velho boiadeiro Levando a boiada Eu vou tocando os bois pela longa, estrada, eu vou Estrada eu sou Trecho da música:Tocando em Frente Almir Sater Almir Sater Cada um de nós Compõe a sua história Cada ser em si Carrega o dom De ser capaz De ser feliz