Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

Apoio Integrado e Coletivo MS
Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretário Nacional de Juventude
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
POLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O SUS - LESTE PAULISTA-
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA COMISSÃO ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS.
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Bahia 2008 ENCONTRO MOBILIZA SUS EM VERSO Valdeci Mamona Passos.
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Educação Permanente em Saúde :
Ministério da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Recordando... Desde que foi criado, o SUS já provocou profundas mudanças nas práticas de saúde do país. Para que novas mudanças ocorram é preciso haver.
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Ministério da Cultura.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Foco de Atuação: Atenção Básica
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Currículos e Educação Integral
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde Rio de Janeiro 30 de julho de 2007.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Comissão de EJA de Alagoas
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS Superintendência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde Coordenação de Gestão da Educação Permanente Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS Bahia 2008

Termo de Compromisso de Gestão Estadual Introdução Pacto pela Saúde Pacto em defesa do SUS Termo de Compromisso de Gestão Estadual “desenvolver processos de formação/qualificação de conselheiros e promover espaços de reflexão das práticas de participação popular na lógica da educação permanente, com monitoramento, acompanhamento e avaliação”

Educação Permanente e Mudança Para produzir mudanças de práticas de gestão, de atenção e de controle social é fundamental dialogar com as práticas e concepções vigentes, problematizá-las – não em abstrato, mas no concreto do trabalho – e construir novos pactos de convivência e práticas, que aproximem o SUS da atenção integral e de qualidade. A vivência e/ou a reflexão sobre as práticas vividas é que pode produzir o desconforto e depois a disposição para produzir alternativas de práticas e de conceitos para enfrentar o desafio de produzir transformações.

Objetivos Objetivo Geral Objetivos Específicos Promover o fortalecimento do Controle Social no SUS, desenvolvendo processos pedagógicos que contribuam para a ampliação e qualificação da participação da população na formulação, gestão e controle social das políticas de saúde. Objetivos Específicos Desenvolver processos de formação/qualificação de facilitadores para o Controle Social no SUS; Qualificar a atuação dos conselheiros de saúde, enquanto sujeitos sociais representantes da sociedade, que devem atuar na formulação e acompanhamento das políticas de saúde; Promover espaços de reflexão das práticas de participação popular na lógica da educação permanente para o controle social.

Metodologia O Projeto Mobiliza SUS adotará metodologias participativas, com o desenvolvimento de processos pedagógicos formais e não-formais que valorizem as diversas experiências já desenvolvidas no âmbito do SUS estadual. O projeto está estruturado a partir de duas estratégias principais: Desenvolvimento de Seminários Regionais Mobiliza SUS Formação de facilitadores para Educação Permanente do Controle Social no SUS

Seminários Regionais Mobiliza SUS Espaços estratégicos e privilegiados para a discussão e reflexão crítica sobre a participação social e sobre o conceito e a prática da democracia na gestão do SUS nas diferentes regiões da Bahia; Canais de diálogo com os movimentos populares, estimulando a co-responsabilidade social em defesa do SUS; Estratégia para sensibilização lideranças comunitárias e populares no exercício da participação social, ampliando o compromisso social para a implementação do SUS.

Desenvolvimento de Seminários Regionais Mobiliza SUS Seminários Regionais Mobiliza SUS – Movimentos Sociais - abril a outubro de 2008 – 01 por micro-região Momento 1 Concentração Realização de 30 seminários regionais com duração de 02 (dois) dias, com estimativa de 50 participantes por encontro. Momento 2 Dispersão Desenvolvimento de atividades junto aos Conselhos Municipais de Saúde Retorno do período de dispersão – encontros regionais com duração de 01 (um) dia Propostas Regionais para Fortalecimento do Controle Social do SUS

Formação de facilitadores para Educação Permanente do Controle Social no SUS Potencializar a capacidade loco-regional para os processos de Educação Permanente para o controle social no SUS; Serão duas Linhas de Ação: formação de facilitadores de EP para os Conselheiros de Saúde - (1 gestor, 2 usuários e 1 trabalhador) e formação de facilitadores de EP para a educação; Os facilitadores de EP para CMS atuarão diretamente nos processos de desenvolvimento e qualificação da participação popular na formulação, gestão e controle social das políticas de saúde. E os facilitadores de EP da área da educação atuarão na inserção do SUS nas escolas, incentivando o protagonismo juvenil em defesa do SUS.

Formação de facilitadores para Educação Permanente do Controle Social no SUS Etapa I – 15, 16, 17 e 18 de abril de 2008 Formação de Articuladores Regionais de Educação Permanente para o Controle Social -172 pessoas: DIRES, DIREC, MP, CES e Movimentos Socias Etapa II – maio a dezembro 2008 EP para Controle Social EP para a Educação Os Articuladores, em parceria com as Secretarias da Saúde e da Educação, formarão 1668 facilitadores de EP para os CMS Os Articuladores, em parceria com as Secretarias da Saúde e da Educação, formarão professores do ensino médio

Formação de facilitadores para Educação Permanente do Controle Social no SUS Operacionalização: Processos de formação concomitantes e integrados à Estratégia I LINHA 2 LINHA 1 1ª Oficina Dispersão LINHA 2 LINHA 1 2ª Oficina Dispersão Oficina de encerramento Participação nas reuniões dos CMS e Momento I dos Seminários Regionais Mobiliza SUS Momento II dos Seminários Regionais Mobiliza SUS Propostas Regionais Agenda Regional para Fortalecimento do Controle Social no SUS

As duas estratégias nas Microrregiões Seminário Mobiliza SUS Seminário Mobiliza SUS Propostas Regionais para o Controle Social MICRORREGIÃO Agenda Regional para Fortalecimento do Controle Social no SUS 1ª Oficina 2ª Oficina Oficina de encerramento Facilitadores de EP para o CS Movimentos Sociais

I Encontro Estadual de Movimentos Sociais e Controle Social no SUS – out. /dez. Disseminar e discutir os resultados dos Seminários Regionais Mobiliza SUS; Apresentar os Facilitadores de Educação Permanente em Saúde para o Controle Social; Discutir e construir agenda por macro-região para fortalecimento do controle social do SUS Bahia. Público alvo: representantes dos Movimentos Sociais, técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Secretários Municipais de Saúde, Conselhos Municipais de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Comissões de Integração Ensino-Serviço

Grupo de Trabalho Para viabilização da proposta, está em atividade um grupo de trabalho formado por representantes: do Conselho Estadual de Saúde; do Conselho de Secretários Municipais de Saúde; da Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde; da Escola Estadual de Saúde Pública; da Secretaria da Educação do Estado da Bahia; do Ministério Público da Bahia

“(...) O povo, por sua vez, enquanto esmagado e oprimido, introjetando o opressor, não pode, sozinho, constituir a teoria de sua ação libertadora. Somente no encontro com a liderança revolucionária, na comunhão de ambos, na práxis de ambos, é que esta teoria [da libertação] se faz e refaz” Paulo Freire

Contatos Telefone: Fax: E-mail: (71) 3115-4397 (71) 3115-4224 Sesab.dpget@saude.ba.gov.br