Quem somos Fundado em 2003, o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial é uma organização da sociedade civil de interesse público – OSCIP. Promove e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Luisa Godinho Ariolli
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Quem somos Fundado em 2003, o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO é uma organização sem fins lucrativos que congrega entidades empresariais.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ENCONTRO COM O SETOR REGULADO.
Seminário CREMESP A Relação entre os Médicos e as Empresas Farmacêuticas, de Equipamentos, Órteses e Próteses Local: CREMESP, São Paulo, SP /11/2010.
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Segurança na Web: Uma janela de oportunidades
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
Código de Barras O Código de Barras é um arranjo de barras e espaços dispostos em um padrão logicamente definido que representa elementos de dados e que.
DATA MATRIX EQUIPE Danielli Lilian de Souza Giselle de Souza Lady Anai
Financiadora de Estudos e Projetos
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
ESTRUTURA DA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
SEÇÃO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS
PREVENÇÃO E COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
Sistema Nacional de Controle de Medicamentos
Sergio Bandeira de Mello
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
Logística e Gerenciamento da
Nota Fiscal Eletrônica
Desequilíbrio de concorrência
Por que investir? 09 de junho de 2010
A Competitividade Internacional no Setor da Cortiça
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
Política Nacional de Saúde do Idoso
Pirataria no Brasil.
Pirataria De Remédios No Brasil .
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Students to Business Alunos: Diego Castelo Branco[ ] Guilherme Barreto[ ]
FUNDAÇÃO PARA O REMÉDIO POPULAR
Panorama da Saúde no Brasil
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Implantação do GS1 DataMatrix
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
II Fórum Nacional sobre Rastreabilidade de Medicamentos:
A pirataria de Remédios. 07/11/ Remédios, no Brasil, terão rastreador Fonte: Jornal do Comércio - Rio de Janeiro Jornalista: Vanníldo Mendes Os.
DESEMPENHO DO SETOR – ano 2010 PSI – Projeto Setorial Integrado de Farmoquímicos e Insumos Farmacêuticos.
Por que estudar sistemas de informação?
1 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública.
TELSTAR NO MUNDO Spain USA Portugal France Mexico Belgium Brazil
40ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo Anvisa
Tipos de Operações de Crédito
Gerência Geral de Regulação Econômica e Monitoramento de Mercado Regulação econômica na saúde: onde estamos e para onde vamos Alexandre Lemgruber 3º Encontro.
22 Janeiro de 2004 Isaura Vieira
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
O dilema da cadeia de suprimentos da Philip Morris Internacional
Medicamentos isentos de prescrição (MIPs)
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Implantação do sistema SAP para controle das verbas comerciais
Quem somos Fundado em 2003, o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO é uma organização sem fins lucrativos que congrega entidades empresariais.
Logística e Gerenciamento da
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Sistema de Suprimento Automatizado para Medicamentos
MISSÃO Fundado em 2006 tem por missão: “ Unir esforços no combate à pirataria, falsificação, descaminho, subfaturamento, contrabando, sonegação fiscal.
A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério de Desenvolvimento,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Título do evento PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Audiência Pública CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE A CONTRIBUIÇÃO.
© GS1 Brasil Quem é a GS1? Padrões proporcionam uma linguagem comum que possibilita a identificação, captura e compartilhamento de dados.
ESTADO DE SANTA CATARINA
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
A Pirataria e seus Males 28 de março de 2007 Diego Sales Secretário-Executivo.
Transcrição da apresentação:

Quem somos Fundado em 2003, o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial é uma organização da sociedade civil de interesse público – OSCIP. Promove e apóia ações que evitem desequilíbrios concorrenciais causados por sonegação, informalidade, falsificação, contrabando, comércio ilegal e outros desvios de conduta, de modo a melhorar o ambiente de negócios e estimular o crescimento econômico. Promover a ética concorrencial, para melhorar o ambiente de negócios. Missão

Tecnologia Microsoft Medicamentos Ache Cristália Eurofarma Mantecorp Interfarma Fumo Philip Morris Souza Cruz Cerveja AmBev Combustível Sindicom Refrigerante Ambev Coca-Cola Pepsi Compõem o ETCO seis câmaras setoriais congregando empresas dos seguintes segmentos: Nossos associados

Combate se dará pelo conjunto de ações específicas, sendo a mais importante: Sistema de Rastreamento Diagnóstico da informalidade Fonte: Informalidade no Setor Farmacêutico: Barreira ao crescimento da Economia Brasileira e Risco à Saúde Pública - McKinsey / Pinheiro Neto Advogados Cerca de 23%de todos os impostos devidos são sonegados. Cerca de 40%da utilização da mão-de-obra no setor é informal. 27%das vendas de medicamentos nas classes terapêuticas pesquisadas são feitas através de troca ilegal de pedido. Déficit de, pelo menos, 200% de farmacêuticos capacitados para o trabalho em drogarias no País. Concorrência desleal a empresas formais, com prejuízo ao desenvolvimento do setor.

... Este sistema é fundamental para a prevenção de roubos, falsificações e descaminho que são constatados no setor farmacêutico no Brasil, e que acarretam graves riscos para a saúde da população. A assinatura desse acordo representa mais um grande avanço na luta do ETCO no combate à concorrência desleal..... Assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica entre o ETCO e a ANVISA para a realização do projeto piloto em 18 de dezembro de 2008.

Lei nº Em 14 de janeiro de 2009, a Lei n º foi publicado, que criou o Sistema Nacional de Controle de Drogas. A lei estabelece o controle de todos os tipos de drogas existentes no país, desde a sua fabricação até a venda ao consumidor final. O controle será realizado por meio de tecnologias para a captura eletrônica, armazenagem e transmissão de dados. A lei estabelece que o sistema deverá estar totalmente implementado no prazo de três anos.

Projeto Piloto De janeiro a julho de 2009, ETCO realizou o teste piloto do sistema de rastreamento. De acordo com o Protocolo de Cooperação Técnica, o trabalho do instituto destinou-se a ajudar a agência reguladora na definição da melhor solução tecnológica para lutar eficazmente contra a informalidade na indústria farmacêutica.

Indústria Identificação do produto Impressão e armazenagem do código DepósitoDistribuidorFarmácia Desenho do Sistema

Lógica Operacional na Cadeia Comercial Cada empresa produziu um lote SANOFI AVENTIS PFIZERNYCOMEDMANTECORPEUROFARMABAYERACHE SANTA CRUZ PANARELLOPROFARMA DROGARIA ARAUJO PAGUE MENOS DROGA RAIA DROGASIL Leitura das caixas de embarque Farmácia 1Farmácia 2 Leitura de cada cartucho Distribuidores e Redes Indústria 11 farmácias e drogarias

O teste utilizou volume adequado de medicamentos para avaliação, aperfeiçoamentos e mudanças nos processos – 75 mil cartuchos. Foram adotadas soluções tecnológicas abertas e de domínio público, com características e flexibilidade para serem implantadas pelas empresas, independentemente de seu porte. Foi utilizado código bidimensional normatizado e de aceitação internacional (simbologia GS1 Data Matrix – ECC 200). Estes códigos foram impressos na embalagem secundária e foram incluídas as informações sobre o produto: GTIN (EAN-13), lote, data de validade e número serial. Informações Gerais

O Projeto Piloto atendeu plenamente seu propósito de fornecer subsídios para todos os agentes da cadeia farmacêutica para a implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. O Teste Piloto mostrou as vantagens do modelo de impressão direta com tecnologias abertas. Foram identificados pontos importantes que deverão ser considerados pelos agentes da cadeia farmacêutica e autoridades reguladoras a fim de se assegurar o maior eficiência na implementação do Sistema. A grande mudança de paradigma para a indústria e toda a cadeia farmacêutica é a introdução do conceito de codificação unitária, fundamental para se ter o nível de rastreamento adequado para o cumprimento da Lei. Conclusões do Teste

Obrigado.