Jornada Universitária da Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL: O GT DE MEIO AMBIENTE Goiânia, 25/11/2008 Eng. José Chacon de Assis
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Realidade dos Centros Urbanos
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Rede Interagencial de Informação para a Saúde (RIPSA) Oficina de Trabalho RIPSA no Estado Brasília, 10 dezembro 2007 A iniciativa RIPSA Nacional RIPSA.
A iniciativa “RIPSA Nacional”
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Projeto Bandeira Científica
Extensão Médica Acadêmica
Programa Especial de Treinamento
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
SÉCULO XX.
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Museu Itinerante de Anatomia Animal
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
Boletim Informativo do
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Comitê Regional da Qualidade de Sapucaia do Sul. Estrutura do Comitê Regional da Qualidade de Sapucaia do Sul Presidência do Comitê Adriana de Paula Coordenação.
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Residência Integrada Multiprofissional em Saúde
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Perfil fonológico de alunos da educação infantil: levantamento para ações educativas em parceria com o professor. Autores: Iana da Costa Pires Larissa.
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Autor: Keyla Pollyanna S.O. Silva
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Foco de Atuação: Atenção Básica
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
ESF Integralidade da assistência
Nutrição AV. MARIA QUITÉRIA, 2116 CENTRO – FEIRA DE SANTANA – BAHIA – TEL.:
Diretoria de Atenção à Saúde
Gggfj CONCLUSÕESCONCLUSÕES UFRGS, Faculdade de Medicina, Projeto PET-Saúde UFRGS-SMSPoA Diagnóstico situacional do PSF São Gabriel pelo Método da Estimativa.
A prática do psicologo no CRAS
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
Transcrição da apresentação:

Jornada Universitária da Saúde O que é? É um projeto de Extensão Universitária de alunos de cursos da área da Saúde viabilizado pelo Fundo de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, pelas Comissões de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Saúde Pública, com apoio da Fundação Faculdade de Medicina.

Universidade Pública Ensino Pesquisa Extensão

História Observação de jornadas científicas: Bandeira Científica, Jornada Científica dos Acadêmicos de Farmácia e Bioquímica (JCAFB), Jornada Científica dos Acadêmicos de Nutrição(JCAN) Elaboração na Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP)

Entre os anos de 2007 e 2009 acontece a primeira Jornada na cidade de Palmares Paulista Em 2010 uma nova cidade é escolhida: Barra do Chapéu.

Objetivos da JUS Tranferir o conhecimento acadêmico para a sociedade através da troca de experiências; Promover estilos de vida mais saudáveis; Em conjunto com a população, despertar sensibilidade para seus próprios problemas e carências, trabalhando em conjunto com a prefeitura local e representantes; Desenvolver atividades que respeitem a cultura e os valores locais;

Objetivos da JUS Vivência em uma realidade distante da maioria dos estudantes; Favorecer uma interdisciplinaridade entre os cursos da saúde; Incentivar novas ações regionais no âmbito da Saúde; Desenvolvimento de um estudo científico cujos resultados são apresentados às autoridades, o qual aponta os maiores focos de vulnerabilidade local.

JUS Não assistencialista; Procura desenvolver ações duradouras; Transdisciplinar; Trabalho voluntário; Construção conjunta com a comunidade; Sem vínculo político partidário.

O ciclo de visitas O projeto tem duração de 3 anos em cada cidade: 1º ano: Caracterização da realidade local; 2º ano: Foco em grupos mais vulneráveis, multiplicadores e construção de propostas de mudanças; 3º ano: Avaliação do trabalho desenvolvido a partir da comparação dos resultados obtidos nos três anos de projeto e propor à Prefeitura local e aos líderes planos para a promoção da saúde e da qualidade de vida da comunidade.

Realização Permanência de 10 dias na cidade, na Semana da Pátria em setembro; Participação dos alunos de graduação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional.

Critérios para escolha da cidade Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) Índice de Desenvolvimento Humano Municipal mortalidade infantil acesso a rede de água tratada, rede de esgoto sanitário escolaridade média da população visitas e inquéritos feitos pela coordenação da JUS

Critérios para escolha de problemas a serem trabalhados Potencial de continuidade por representantes ou instituições. Resultados por meio de trabalhos de educação em saúde. Autonomia para elaboração e apoio da comunidade.

Atividades Trabalho de Campo Grupos Atividades abertas

Trabalho de Campo O que é? Pesquisa por amostragem do município. Objetivo: Caracterizar a população e coletar dados relacionados a saúde para basear as ações e atividades nos próximos anos. Questionário elaborado pela JUS e WHOQOL, versão abreviada.

Caracterização da população Coleta de dados: Sócio-econômicos Demográficos Fumo e álcool Parasitoses Avaliação do sistema de saúde Qualidade de vida Preocupações que sentem-se expostos Fonoaudiologia ( audição, voz, fala, deglutição, leitura, respiração) Caracterização da população SAÚDE Enfermagem (percepção de saúde e maneiras de cuidar) Terapia ocupacional ( idosos, pessoas com deficiencia, trabalhadores e crianças) Fisioterapia (dor crônica) Nutrição

Interdisciplinaridade Formação dos grupos de trabalho Interdisciplinaridade segundo a tendência do SUS com um mesmo foco, cada estudante contribui com a perspectiva e os métodos peculiares de sua futura profissão na elaboração das atividades vivenciam a experiência de conhecer as áreas de atuação de outras profissões

Atividades abertas Show de Talentos Campanha de Promoção à Saúde