ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
FCC/ Analista Judiciário do TRT 9ª Região
Como reorganizar a administração e os custos no Serviço de Alimentação
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Planejamento e Controle de Estoque
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
Planejamento da Necessidade de Materiais
Gerenciamento de aquisições do projeto
UMA POLÍTICA DE INFORMÁTICA PARA O ESTADO DE GOIÁS
INSTRUMENTOS LEGAIS DA POLÍTICA DE COMPRAS Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor,
Incorporação Tecnológica em Hospitais Públicos
CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE AGENTES DE ATER
Aspectos gerenciais de hospitais filantrópicos no Brasil
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
Apresentador: José Djailson F. de Barros
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
REGISTRO DE PREÇOS.
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
REGISTRO DE PREÇOS.
Planejamento de Materiais Exercício 2009 setembro/2008
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
MÓDULO: MODALIDADES DE LICITAÇÃO
Secretaria Executiva do Núcleo Sistêmico Segurança(SENS)
Unidade 2.
Dinâmica intraorganizacional
Controle de estoques.
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
LICITAÇÃO Procedimentos (Lei 8.666/93).
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Gestão de Negócios Aula 10 Haroldo Andrade.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 12
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Liege Gomes Machado de Melo
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Classificação de Materiais
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
A gestão da carteira de projetos de inovação
Administração de Materiais Papel da administração de materiais no processo produtivo • A importância da administração de materiais no contexto de uma empresa.
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
Função da Administração:
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO DE COMPRAS
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Compras – Planejamento de Estoque
Controle de estoque.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
E LABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIAS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO : PARÂMETROS E CRITÉRIOS José Antonio Machado do Nascimento.
Universidade Estadual do Piauí SUBSISTEMAS DE MATERIAIS
AQUISICAO E COMPRAS Subsistema responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material através do processo de licitação. O setor de Compras.
Administração de Materiais
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
UNOCHAPECO – CURSO DE ENFERMAGEM NÚCLEO 15
Administração de compras
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
COMPRAS E ALMOXARIFADOS
Armazenamento de medicamentos
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Curso de Especialização em Programa Saúde da Família – ABO-CE Módulo de Gestão - Administração de recursos materiais ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Objetivo: Colocar os recursos necessários ao processo produtivo com qualidade, em quantidade adequadas, no tempo correto e com menor custo Porque falta material ? Causas Estruturais: Ausência de prioridade; Clientelismo político; Controles burocráticos; Centralização excessiva. Causas Organizacionais: Falta de objetivos; Deficiência no profissionalismo e capacitação; Deficiência de recursos financeiros; Falta de controles; Falta de planejamento; Causas Individuais: Direção improvisada; Desmotivação. (NETO, G.V.; FILHO, W.R.. SC, 2002)

Para tentar solucionar os problemas é preciso: Curso de Especialização em Programa Saúde da Família – ABO-CE Módulo de Gestão - Administração de recursos materiais O Fornecimento de material é de responsabilidade Sistema de Abastecimento Para tentar solucionar os problemas é preciso: Valorizar as informações: o que é necessário para a produção Conhecer a logística de abastecimento Incorporar tecnologias Conhecer conceitos e aplicar técnicas de gestão e logística abastecimento Abastecimento: é a atividade que tem por finalidade manter o sistema produtivo de uma organização com todos os insumos necessários Logística de abastecimento: processo de abastecimento (CAMARGO, K.R.; MATTOS, R.A. de. GESTHOS, 2002) Funções da Administração de materiais: Normalização; Controle; Aquisição; Armazenamento. (NETO, G.V.; FILHO, W.R.. SC, 2002)

Fontes: ABNT, INMETRO, MS. Curso de Especialização em Programa Saúde da Família – ABO-CE Módulo de Gestão - Administração de recursos materiais SUBSISTEMA DE SELEÇÃO Planejar as necessidades de materiais e fazer a correlação com os procedimentos onde eles são utilizados Lista Básica de Materiais ou Grade de Materiais: Relação de todos os materiais ou insumos de necessitam os prestadores de serviço para realizar os procedimentos - DIÁLOGO Componentes para uma pesquisa de insumos: Relação procedimentos e produtos; Local; Insumos; Quantidade de insumo para cada procedimento; Especificação do insumo; Produção mensal. Especificação é a descrição detalhada de um material ou insumo, descrevendo características físicas e sua composição Fontes: ABNT, INMETRO, MS. “Ouvir” permanentemente: Qualidade de insumos e fornecedores; defeitos, produção e desabastecimento (CAMARGO, K.R.; MATTOS, R.A. de. GESTHOS, 2002)

Curso de Especialização em Programa Saúde da Família – ABO-CE Módulo de Gestão - Administração de recursos materiais Item Descrição Unidade 8.         Broca odontológicas de alta rotação para acabamento ultrafino 1190 FF 9.         Broca odontológicas de alta rotação para acabamento ultrafino 3118 FF 10.      Broca odontológicas de alta rotação para acabamento ultrafino 3168 FF 11.      Broca odontológicas de alta rotação para acabamento ultrafino 3195 FF 12.      Broca odontológicas de baixa rotação multilâminada esférica ½ 13.      Broca odontológicas de baixa rotação multilâminada esférica 1 14.      Broca odontológicas de baixa rotação multilâminada esférica 2 15.      Broca odontológicas de baixa rotação multilâminada esférica 4,6 16.      Cloridrato de lidocaína 2 % com fenilefrina, contendo 50 tubetes plásticos de 1,8 ml cada Caixa 17.      Cloridrato de prilocaína 3 % com felipressina, contendo 50 tubetes plásticos de 1,8 ml cada 18.      Composição de hidróxido de cálcio radiopaca, contendo um tubo de pasta base 13 g., um tubo pasta catalisadora 11 g. e um bloco de mistura 19.      Compressa de gaze hidrófila, algodão, 8 dobras, 9 fios/cm², tam. 7,5 cm x 7,5 cm, com 500 unidades Pacote (FONTE: Secretaria Municipal de Saúde de Solonópole, Controle e Avaliação/Saúde Bucal, 2003)

SUBSISTEMA DE ACOMPANHAMENTO Curso de Especialização em Programa Saúde da Família – ABO-CE Módulo de Gestão - Administração de recursos materiais SUBSISTEMA DE ACOMPANHAMENTO Informar, utilizando técnicas próprias, quanto e quando comprar Passos: 1º - Calcular o consumo médio mensal Média aritimética móvel – sazonalidade 2º - Estabelecer o estoque mínimo – estoque de segurança Instrumentos fundamentais Curva ABC: A: Grande relevância financeira – 5%/80 %; B: Importância financeira média – 15%/15 %; C: Pequena importância financeira – 5%/80%; Como Calcular: Lista com o total de valores em ordem decrescente Calcular 80 %, 15 % e 5 % do valor total da lista Somar 80 % = A; Continuar a soma 15 % = B; Concluir soma = C. Curva VEM ou XYZ (CAMARGO, K.R.; MATTOS, R.A. de. GESTHOS, 2002)

As compras no serviço público têm que estar atreladas à licitação Curso de Especialização em Programa Saúde da Família – ABO-CE Módulo de Gestão - Administração de recursos materiais SUBSISTEMA DE COMPRA As compras no serviço público têm que estar atreladas à licitação Com os produtos dos outros subsistemas calcula-se a necessidade de compra Licitação é um procedimento formal que a administração pública utiliza para a escolha da melhor proposta de compra de seu interesse Lei 8.666/93 – Lei de Licitações Princípios: Publicidade; Igualdade; Sigilo; Vinculação ao Edital; Objetividade no julgamento; Adjudicação compulsória ao vencedor Modalidades de Licitação - Valores Concorrência; Tomada de preços; Convite; (CAMARGO, K.R.; MATTOS, R.A. de. GESTHOS, 2002)

Bom Edital e Boa Especificação Curso de Especialização em Programa Saúde da Família – ABO-CE Módulo de Gestão - Administração de recursos materiais SUBSISTEMA DE COMPRA Tipos de Licitação: Menor preço; Melhor técnica Melhor Técnica e menor preço Controle de registro dos produtos Bom Edital e Boa Especificação Passos do Processo Licitatório: Solicitação de compra, devidamente motivada; Reserva de recursos; Escolha da modalidade; Confecção e divulgação; Recebimento de propostas; Abertura pública e lavratura de ata; Julgamento e elaboração de parecer; Classificação dos concorrentes e adjucação (CAMARGO, K.R.; MATTOS, R.A. de. GESTHOS, 2002)

Curso de Especialização em Programa Saúde da Família – ABO-CE Módulo de Gestão - Administração de recursos materiais Procedimento Administrativo Procedimento orçamentário Autorização para compra Nota de reserva orçamentária Abertura de processo licitatório Edital Habilitação Recebimento de propostas Classificação Julgamento ou escolha Adjudicação Homologação Nota de Empenho Recursos Entrega de material Nota de liquidação financeira Pagamento (WESTPHAL, M.F.;ALMEIDA, E.S. – ORG., 2001)

SUBSISTEMA DE GUARDA E DISTRIBUIÇÃO Curso de Especialização em Programa Saúde da Família – ABO-CE Módulo de Gestão - Administração de recursos materiais SUBSISTEMA DE GUARDA E DISTRIBUIÇÃO Sistema de entradas e saídas: Recepção Inspeção de Qualidade; Estocagem; Distribuição Controles necessários (duplos) Ficha de prateleira; Ficha de controle físico/financeiro; (CAMARGO, K.R.; MATTOS, R.A. de. GESTHOS, 2002) Fichas de Solicitação. CICLO PERVERSO DA DESCONFIANÇA Tecnologias: