1ª REUNIÃO 2011 SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

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Transcrição da apresentação:

1ª REUNIÃO 2011 SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS SEJAM BEM VINDAS 1ª REUNIÃO 2011 SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Apresentação da nova equipe da Divisão de Programas Especiais. Prefeitura de Petrópolis Secretaria de Educação Subsecretaria de Educação do Ensino Fundamental Assistência de Educação Especial Divisão de Programas Especiais PAUTA DA REUNIÃO SRM DIA 30 DE MARÇO DE 2011 “Muitas vezes os problemas não são tão grandes e complexos quanto parecem, mas a forma como estamos encarando-os pode não ser a mais correta. O nosso olhar é que precisa ser modificado”.[1] Apresentação da nova equipe da Divisão de Programas Especiais. Leitura da Ata da Reunião. Leitura do texto: Andaimes e Construção. Mostra do Power Point contendo as Políticas Públicas que norteiam o AEE. Intervalo para um cafezinho. Exercício compartilhado. Discussão sobre os documentos a serem preenchidos pelas recursistas. Preenchimento da ficha de atualização das recursistas e recolhimento das relações solicitadas (durante a reunião). Avaliação do encontro (durante a reunião). Mensagem final. [1] Desequilíbrios. Cezar Braga Said.

Andaimes e Construção Nos fundos do pátio onde eu moro,está surgindo um edifício. Faz quase um ano que um punhado de valentes pedreiros lá trabalha, dia após dia, noite adentro. O edifício sobe aos poucos, palmo a palmo, metro a metro. Eu nunca acompanhara, assim de perto, todo o complexo e lento do ritual de um grande edifício em construção, desde sua base inicial. Ultimamente fixei-me num detalhe: os andaimes do edifício vêm surgindo, nos fundos do pátio onde eu moro. Os andaimes sobem à medida que o prédio se eleva. Andaimes modernos com todas as cautelas de segurança. Empilhar, embutir janelas e aprumar paredes a 50, 80 ou 130 metros de altura, tem lá seus riscos, suas vertigens, seus perigos constantes. São uns valentes, esses obreiros das grandes altitudes. O prédio que eu vi surgir, desde seus fundamentos, está quase pronto: 32 andares e os andaimes estão desaparecendo gradativamente. Foram úteis mas já estão sobrando agora. Cumpriram sua tarefa, na parte externa o edifício foi concluído. O acabamento interno, onde os operários trabalham agora, não reclama andaimes. Andaimes e construções... Acompanhando de perto o nascimento daquele grande edifício de 32 andares, a ilação brotou espontaneamente... Deus é o verdadeiro arquiteto do universo! O grande engenheiro do mundo, da vida, mas ele convidou-nos a colaborar na construção do mundo, da história, da civilização. Gente séria, comprometida com a obra, dos pés à cabeça. Penso em mim mesmo. E sinto-me com jeito de andaimes... Andaime ajuda. Andaime cumpre serviço. O prédio da vida, do mundo, da história...é Deus que constrói basicamente. Como arquiteto-mor, como engenheiro principal. Nós, homens e mulheres, entramos como andaimes... O andaime não é essencial, mas ajuda, complementa e suplementa. Por isso mesmo, o andaime é humilde. Faz o serviço, cumpre sua tarefa e depois se retira ou é retirado... Algumas vezes, penso em realizar tudo sozinho, sem buscar e oferecer ajuda a quem necessita de mim! Que eu aprenda a lição dos prédios: meu papel é ser andaime. Andaime não tem serventia para uma tarefa isolada, ele só se faz necessário como parte integrante de uma construção, mas é tão gratificante ser andaime... Um simples andaime. Nada mais!!! Autor desconhecido

O QUE É AEE? CONJUNTO DE ATIVIDADES E RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE, ORGANIZADOS INSTITUCIONALMENTE, PRESTADO DE FORMA COMPLEMENTAR OU SUPLEMENTAR À FORMAÇÃO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, MATRICULADOS NO ENSINO REGULAR. SEESP

COMPLEMENTAR - COMPLETAR, FAZER ÍNTEGRO PROPOSTAS ALTERNATIVAS ÀS DA SALA DE AULA E NÃO REPETITIVAS AÇÕES E PARTICIPAÇÃO ATIVA SUPLEMENTAR - ACRESCENTAR, ADICIONAR - QUE AMPLIA, POTENCIALIZA E NÃO ESTACIONA SUPRIR OU COMPENSAR A FALTA, DANDO A MAIS

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO POLÍTICAS PÚBLICAS DECRETO Nº 6.571 DE 17/09/2008 – Dispõe sobre o AEE RESOLUÇÃO Nº 4 DE 02/10/2009 – Diretrizes Operacionais para AEE NOTA TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº 9/2010 – Orientações para a Organização dos Centros de AEE NOTA TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº11/2010 - Orientações para AEE em Salas de Recursos Multifuncionais, nas escolas regulares

AMPLIAÇÃO DE ATENDIMENTO AEE (Implantação SRM) DECRETO Nº 6.571 DE 17/09/2008 AMPLIAÇÃO DE ATENDIMENTO AEE (Implantação SRM) ENVOLVER A FAMÍLIA (Contraturno) PROMOVER A INCLUSÃO (Acesso, transversalidade, continuidade, CE) FORMAÇÃO CONTINUADA (cursos) DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS FUNDEB (Matrícula na escola e na SRM)

DEFICIÊNCIA MENTAL (Hidrocefalia, Microcefalia, Síndrome de Down, RESOLUÇÃO Nº 4 DE 02/10/2009 PÚBLICO ALVO DO AEE DEFICIÊNCIA MENTAL (Hidrocefalia, Microcefalia, Síndrome de Down, Déficit Global do Desenvolvimento) DEFICIÊNCIA VISUAL (Cegueira, Baixa Visão) DEFICIÊNCIA AUDITIVA (Surdez) SURDOCEGUEIRA DEFICIÊNCIA FÍSICA (Paralisia Cerebral, Problemas de Locomoção em Membros Superiores e Inferiores) DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA (Paralisia Cerebral + DM + Outros) TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (Autismo, Síndrome de Rett, Asperger, Psicose Infantil) ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NÃO ENTRAM: TDA-H – TRANSTORNO DE CONDUTA – DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM – DISLEXIA – DISORTOGRAFIA – DISCALCULIA – PROBLEMAS EMOCIONAIS – EPILEPSIA.

NOTA TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº 9/2010 FUNÇÃO DO AEE: A) OFERTA DE FORMA NÃO SUBSTITUTIVA À ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NO CONTRATURNO; B) ORGANIZAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE RECURSOS E SERVIÇOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE PARA ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DESTES ALUNOS; C) A INTERFACE COM AS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR, PROMOVENDO OS APOIOS NECESSÁRIOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS CLASSES COMUNS, EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES COM OS DEMAIS ALUNOS.

NOTA TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº 11/2010 ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DO AEE ELABORAR, EXECUTAR E AVALIAR O PLANO DE AEE DO ALUNO PROGRAMAR, ACOMPANHAR E AVALIAR A FUNCIONALIDADE E A APLICABILIDADE DOS RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE NO AEE, NA SALA DE AULA COMUM E NOS DEMAIS AMBIENTES DA ESCOLA PRODUZIR MATERIAIS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS

ESTABELECER A ARTICULAÇÃO COM OS PROFESSORES DA SALA DE AULA COMUM E COM DEMAIS PROFISSIONAIS DA ESCOLA ORIENTAR OS DEMAIS PROFESSORES E AS FAMÍLIAS SOBRE OS RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE UTILIZADOS PELO ALUNO DESENVOLVER ATIVIDADES PRÓPRIAS DO AEE, DE ACORDO COM AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS DOS ALUNOS Mere Mussel - DIPES