PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Advertisements

ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO.
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Projeto língua portuguesa
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
TECNOLOGIA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR PAULO NEY
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Nelma Cristina de Carvalho
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PROJETO DE INFORMÁTICA
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
Plano de Ação Pedagógica
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 13
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Escola Estadual Marechal Rondon Cristiane Beretta Cossato
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
O EGA chega à Escola.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
O Uso Pedagógico do Blog
PROJETO DE LIBRAS.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
Caracterização da Instituição
TECNOLOGIAS DA ESCOLA MARIA JOSÉ DE ANAURILÂNDIA-MS Sala de tecnologias(ste) com 18 micro computadores conectados na internet com impressora.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Reunião com os responsáveis e alunos participantes do Teatro: Água para Sempre” Pauta:26/06/ Boas Vindas. 2.Apresentação dos professores/coordenadores.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
E.E. “Profª Maria Isabel dos Santos Mello”
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
As TECNOLOGIAS na minha escola
Colégio Estadual Augusto Meyer
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
Educação Especial: Surdez
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
Colégio Estadual Nilo Peçanha Recursos tecnológicos disponíveis e sua utilização.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O uso das tecnologias na escola
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
Ensinando e Aprendendo com as TICS. Tecnologias na minha Escola Computador Aparelho de Fax Telefone Impressora Televisão DVD Micro-System Retro Projetor.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron - FADERS A Escola tem cento e cinqüenta (150) alunos surdos de três (3) a vinte e quatro (24) anos. Seu currículo é desenvolvido de forma a atender as especificidades da comunidade surda, promovendo o desenvolvimento e a construção de sua identidade através de história surda, arte e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Foram quatros alunos surdos que participaram as atividades, são em idades diferentes, 14, 15, 18 e 19 anos, os dois primeiros não conhecem o computador e os últimos já tem esse conhecimento. Rua Morretes, 222 Bairro: Santa Maria Goretti Cidade: Porto Alegre Estado: RS CEP: 91030-300 Fone: (51) 3341-9498 Fechar

Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron - FADERS Sala de Informática Título da Atividade Encerramento da atividade Cronograma Voltar

Sala de Informática Apresentação da turma: Voltar Essas fotos foram tiradas na sala de informática, são alunos surdos da 6ª série de 14 á 20 anos, comunicam LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A maioria dos alunos não tem computador em casa, portanto as aulas, eles ficam agitados, curiosos para saber o que tem algo novo. Os outros que tem computador em casa sentam ao lado e mostram como é que usa. Um união! Apresentação da turma: Marilene, professora de informática! Sou eu, Janaína! Sou eu, de novo! As alunas surdas! Voltar

Título da Atividade Voltar Proposta: Acesso no site educativo: http://smartkids.terra.com.br Conhecimento no site; Organização das atividades; Tema principal: “Dia do Folclore”. Objetivos gerais: Na sala de aula conversar com os alunos surdos: O que é Dia do Folclore? Escrever no quadro negro os nomes dos personagens; Escrever e sinalizar a história folclórica que já conhecem; Conversar as características de cada personagem; Na sala de informática, os alunos devem procurar no site onde aparece “Dia do Folclore”; Observar as respostas, as conversas e o convívio da turma. Justificativa: Hoje nós sabemos que os surdos não tem interesse nas leituras, sempre queremos mostrar as coisas que acontece na nossa sociedade. Eles precisam receber essas informações! Para isso, pensei trocar os alunos com meu conhecimento e os deles, porque eu sou surda, isso seria um ótimo modelo para eles. Na verdade, é preciso que eles percebam que são capazes de ler, de saber, de entender e de tudo. E fazer eles buscar nas leituras, nas palavras, na língua, nos sinais e no mundo virtual. Metodologia: - Serão realizadas leituras na biblioteca, conversas na sala de aula, pesquisas na internet e acessos no site. - Ter conhecimento das histórias e dos personagens folclóricos, em trocas com os colegas e com a professora. - Realizar as atividades propostas: pesquisas de livros folclóricos na biblioteca, contos de histórias na sala de aula, identificação dos personagens trabalhados, trabalhos artísticos e acessos no site escolhido. Voltar

Voltar Resultados esperados No final do projeto, é esperado que os alunos surdos espalham essas atividades ao redor familiar e escolar. Com a participação dos dois lados é fundamental a valorização do trabalho, estudo, leitura, comunicação e dramatização. Entendendo que a escola é uma base pedagógica, além disso um espaço de lar para ao alunos surdos possam se sentirem acolhidos com muito amor e alegria. Trazendo as mudanças de comportamentos familiares e abrindo as portas cultural e social, fazendo os alunos participem todas as atividades. Recursos Os disponíveis na escola: - TVs - Vídeos - Aparelhos de Som - Dvd - Data Show - Alfabeto Móvel - Mapas - Retro-Projetor - Literatura Infantil e adultos - Filmadora - Máquina fotográfica digital Infra-estrutura de Informática : - Impressora - Scaner - Computadores com programa de Linux - Quadro negro - Jogos educativos - Mesas para computador - Cadeiras com rodas - Ar condicionado Necessárias futuras: - Biblioteca de livros de informática - Programa de Windows - E outros. Conclusão Esse projeto trará uma grande aventura, fará os alunos e as professoras pularem de alegrias, as atividades são bem visuais, claros e a comunicação está sempre presente , cheios de perguntas e descobertas novas. Espero que esse projeto fará as famílias participam de perto com os filhos e assistam a apresentação teatral feitos por eles. A união é o que importa! Voltar

Voltar