UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL - SGSSO
Advertisements

Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho
Conforto Térmico em Ambientes Climatizados
MAPA DE RISCO Tânia Carolina.
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
Proteção Respiratória
A SIMPLICIDADE DO MAPA DE RISCOS
AMBIENTE DE TRABALHO.
Conservação de Energia em Sistemas de Condicionamento Ambiental Conforto Térmico em Ambientes Climatizados Adaptado de material originalmente criado pelo.
TREINAMENTO DA CIPA CMBH
Engenharia e Segurança do Trabalho
Engenharia e Segurança do Trabalho
INTRODUÇÃO À HIGIENE DO TRABALHO
PLANEJAMENTO DE LAYOUT ADMINISTRATIVO parte 2 Prof. Beth CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos. São Paulo, Saraiva 2009.
MAPA DE RISCO AMBIENTAL
A SIMPLICIDADE DO MAPA DE RISCOS
A EXPERIÊNCIA DO LACEN/AL NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DA QUALIDADE LLLLL.
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”
Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho
Percepção e Representação Do Risco
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
História da Saúde e Segurança do Trabalho
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Segurança e Medicina do trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Prof.º Marivaldo Oliveira
NR 26 - Sinalização de Segurança
A SIMPLICIDADE DO MAPA DE RISCOS Curso de CIPA
Conceito e Classificação dos Riscos Ambientais
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
MAPA DE RISCOS Diego Basílio.
Higiene Ocupacional.
Mapeamento dos Riscos. Mapeamento dos Riscos O texto da NR 5 antiga, com redação pela Portaria 33/1983, incluía um anexo referente à elaboração do.
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
AMBIENTE DE TRABALHO As ocorrências de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e incidentes críticos devem ser considerados fatores que podem interferir.
Riscos Ocupacionais em Saúde
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
RISCOLOGIA – Química, Física, Biológica e Ergonômica.
MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Proteção Respiratória.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Segurança do Trabalho Joel Baumgartner Técnico em Administração.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Segurança Ocupacional
TREINAMENTO TEÓRICO LOCAL: Sala de Auditório Colégio Humboldt.
Riscos Ambientais.
Treinamento de uso e conservação de epis
NR 5 – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A Importância dos Equipamentos de Segurança na Construção Civil
21/04/2017.
MAPA DE RISCOS.
SAÚDE E Segurança do trabalho_SST
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
Higiene do trabalho “Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes.
NR9 PPRA.
NORMA REGULAMENTADORA 09
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
MAPA DE RISCO NR -5 Ismael Pereira Pires Engenheiro Químico
Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ.
Ergonomia - Mapa de Risco
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA MAPA DE RISCOS Autores: Luís Cláudio Lopes Cláudia Gonçalves de Azevedo Marina Damião Besteti Kallyu Manoel de Souza Professor: Outubro, 2006

Histórico Surgiu através da portaria nº 05 de 20/08/92, modificada pelas portarias nº 25 de 29/12/94 e nº 08 de 23/02/99; Anexo IV da Norma Regulamentadora Brasileira número 5.

Definição Representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Origem dos fatores: Diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho); Forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento).

Objetivos Conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa; Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa; Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

Como elaborar Conhecer o processo de trabalho no local analisado; Identificar os riscos existentes no local analisado; Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia. Identificar os indicadores de saúde; Conhecer os levantamentos ambientais já realizados no local;

Como elaborar Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o layout da empresa indicando: O grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada; O número de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do círculo; A especificação do agente que deve ser anotada também dentro do círculo; A intensidade do risco, que deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferentes de círculos; Após discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores.

Representação Gráfica Representado graficamente através de círculos de cores e tamanhos proporcionalmente diferentes sobre o layout da empresa; Construído tendo como base a planta baixa ou esboço do local de trabalho .

Figura 1: Tabela de gravidade.

Figura 2: Simbologia das cores.

Figura 3: Exemplo de Mapa de Risco.

Riscos do Ambiente Agentes físicos; Agentes químicos; Agentes biológicos; Agentes ergonômicos; Riscos de acidentes decorrentes do ambiente de trabalho.

Riscos Físicos Gerados por máquinas e condições físicas características do local de trabalho. Ruído; Vibração;

Riscos Físicos Radiação Ionizante: Emissões de energia da faixa do visível passando pelo ultra-violeta e raios gama. Radiação Não-Ionizante: Não tem poder de ionização. Pode ativar todo conjunto de átomos que recebem esta carga de energia.

Riscos Físicos Temperatura extremas: calor e frio; Pressões anormais; Umidade.

Riscos Químicos Representados pelas substâncias químicas que se encontram nas formas líquida, sólida e gasosa, e quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reações tóxicas e danos à saúde. Poeiras: Aerossóis sólidos formados pela desagregação mecânica de corpos sólidos (Minerais, Madeiras e Poeiras em geral).

Riscos Químicos Fumos: Aerossóis sólidos formados por condensação de vapores, geralmente metálicos (Fumos de solda). Névoas: Aerossóis constituídos por partículas líquidas, formadas pela desagregação mecânica de corpos líquidos (Névoa de tinta);

Riscos Químicos Neblina: Aerossóis líquido formados por condensação de vapores. Vapores: Substâncias que se encontram no estado gasoso como resultado de algum tipo de alteração no seu estado normal e temperatura ambiente.

Riscos Químicos Gases: Não possuem formas e volume próprios e tendem a se expandir indefinidamente.À temperatura ordinária, mesmo sujeito a pressões fortes não podem ser total ou parcialmente reduzidos ao estado líquido.

Riscos Biológicos Causados por microorganismos como bactérias, fungos, vírus e outros, que podem desencadear doenças devido à contaminação.

Riscos Ergonométricos São contrários às técnicas de ergonomia, que exigem que os ambientes de trabalho se adaptem ao homem, proporcionando bem estar físico e psicológico. Estão ligados também a fatores externos (do ambiente) e internos (do plano emocional), em síntese, quando há disfunção entre o indivíduo e seu posto de trabalho.

Riscos Mecânicos ou de Acidente UFU FEQUI Ocorrem em função do ambiente físico de trabalho e tecnologias impróprias, capazes de colocar em perigo a integridade física do trabalhador.

Por que fazer? UFU FEQUI Estes riscos podem prejudicar o bom andamento das tarefas, portanto, devem ser identificados, avaliados e controlados de forma correta.

Dificuldades Falta de capacidade; Falta informações; UFU FEQUI Falta de capacidade; Falta informações; Falta de subsídios técnicos para identificar, avaliar e controlar os riscos existentes dentro de seus processos produtivos.

Benefícios para a Empresa UFU FEQUI Facilita a administração da prevenção de acidentes e de doença do trabalho; Ganho da qualidade e produtividade; Aumento diretos de lucros; Informa os riscos aos quais o trabalhador está exposto, cumprindo assim dispositivos legais.

Benefícios para os Empregados UFU FEQUI Propicia o conhecimento dos riscos que podem estar sujeitos os colaboradores; Fornece dados importantes relativos a sua saúde ; Conscientiza quanto ao uso de EPI’S.

Curiosidade Portaria nº 26, de 06 de maio de 1998 UFU FEQUI Portaria nº 26, de 06 de maio de 1998 Falta do Mapa de Risco Multas pesadas Exemplo: 01 a 250 empregados: entre 630 e 1242 ufir; 251 a 500 empregados: entre 1242 e 1374 ufir; 501 a 1000 empregados: entre 1375 e 1646 ufir.

Referências www.areaseg.com www.fea.unicamp.com.br/adm/cipa/mapa_risco UFU FEQUI www.areaseg.com www.fea.unicamp.com.br/adm/cipa/mapa_risco www.btu.unesp.br/cipa/mapaderisco.htm www.cipa.unidavi.edu.br