Seminário Nacional de Educação Fiscal: Painel de Boas Práticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas em Rede para Geração de Resultados de Desenvolvimento
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
OBSERVATÓRIOS URBANOS
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
A Importância da Educação Continuada
Ministério da Cultura.
13ª ASSEMBLÉIA GERAL DO CEDCA-MT
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Política Arquivística Prof. Dr. Josemar Henrique Aula 6.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Projetos Comunitários Lilian Kelian
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 Tema: Sociedade e Ambiente Tema: Sociedade e Ambiente : princípios e.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Estância Turística de Santa Fé do Sul
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
twitter.com/funasa.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
O que é PLANO DIRETOR MUNICIPAL? É Plano porque estabelece: – Objetivos a serem atingidos; –O prazo em que estes devem ser alcançados; –As atividades.
Transcrição da apresentação:

Seminário Nacional de Educação Fiscal: Painel de Boas Práticas SATG PROJETO PESCADOR CIDADÃO Seminário Nacional de Educação Fiscal: Painel de Boas Práticas Belém-Pa. Setembro/2012

SATG SATG PROJETO ORIGINAL A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO FISCAL NO SETOR PESQUEIRO PARAENSE: Um Instrumento de política pública para o desenvolvimento econômico-social www.gifmania.com.br

SATG APRESENTAÇÃO “Assegurar condições de vida dignas para as populações pesqueiras é tão importante como objetivo, quanto à sustentabilidade dos estoques pesqueiros ou a obtenção da produção máxima sustentada dos recursos; alcançar tal objetivo requer uma maior compreensão e respeito pelas culturas dos pescadores e seus arranjos sociais”. (FAO, 2000)

PERÍDO DA PESQUISA ( 2005 – 2012)- Foco: PSO(1997). APRESENTAÇÃO PERÍDO DA PESQUISA ( 2005 – 2012)- Foco: PSO(1997). ± 500 pescadores entrevistados(formais e informais); ± 50 gestores de entidades representativas (Colônias, Sindicatos e Associações ) visitados;Pesquisadores ( UFRA,UFPA,UNIVALI,UFSC; Órgãos Públicos envolvidos (SEFAZ-PA/SC, SEAP-PA/SC, IBAMA, DRT). Diagnóstico:Falta de ação compartilhada, conhecimentos sobre formas de acesso e falta de controle social. Alternativa de Melhoria: PNEF – 100% de adesão pelos pescadores e alguns gestores de órgãos públicos.

OBJETIVO GERAL Contribuir no fortalecimento da Consciência cidadã através do comprometimento com uma melhor gestão dos recursos públicos, por meio de uma sociedade com espírito crítico e participativo.

OBJETIVO ESPECÍFICO Esclarecer aos pescadores de que maneira o Estado Planeja suas políticas públicas principalmente, as voltadas para o segmento pesqueiro; Aproximar os pescadores dos agentes envolvidos na elaboração dessas políticas, proporcionando um melhor entendimento e maior controle social dos recursos destinados ao setor; satg

OBJETIVO ESPECÍFICO Construir um novo modelo de disseminador do Programa de Educação Fiscal nas comunidades pesqueiras, promovendo a inclusão dos pescadores no processo de elaboração ou ajustes na implementação das políticas públicas, de maneira que estas possam ser mais ajustadas as realidades locais;

Oficina com carga horária de: 12h METODOLOGIA Conteúdo do PNEF: Utilização dos módulos do programa adaptado para o segmento pesqueiro; Oficina com carga horária de: 12h Recursos: livretos, vídeos, musicas, debates e todos os meios facilitadores para o entendimento e resgate do conhecimento dos pescadores; Localidade para implantação: Município de Bragança-Pa (Comunidade da Vila Castelo) Duração: 1(um) ano (1ª avaliação de resultado)

CCARACTERÍSTICAS ESPACIAL DA LOCALIDADE Município de Bragança –Fundada em 1634,localizada no nordeste do Pará, com uma população de 113.863 (wikipédia,2010), - 20 comunidades pesqueiras em torno de 8.000 pescadores(PMB, 2012). Foto: site Wikipédia Vila Castelo - Possui aproximadamente 200 pescadores e 21 embarcações. Entidade Representativa: Associação dos Ruralistas e Pescadores do Castelo, fundada em 1989. Foto: Tadeu Pantoja

CARACTERÍSTICAS ESPACIAL DA LOCALIDADE e ENTES PARTICIPANTES Presidente da Associação- Sr. Castro Entes participantes: SEFA – Pa., Prefeitura Municipal de Bragança – ( Sec.Municipal de Finanças, Sec. Municipal de Pesca , Sec. Municipal de Educação, Sec. Meio Ambiente) Fotos: Tadeu Pantoja

CONSIDERAÇÕES FINAIS A pesca continua a cumprir importante função na economia brasileira, mesmo com todas as dificuldades; A consciência coletiva facilita o enfrentamento de um dado problema e constrói participantes visíveis que influenciam na definição da agenda governamental; O conhecimento das realidades locais contribui para a tomada de decisão e para a formulação de políticas públicas eficientes, eficazes e efetivas, que garantam a sustentabilidade da atividade pesqueira.

Implantação nas 20 comunidades pesqueiras; PROPOSTAS FUTURAS Implantação nas 20 comunidades pesqueiras; Transformação da oficina em uma das condições de acesso aos benefícios fiscais direcionados aos pescadores; Transformação da oficina em alternativa de pena de crimes ambientais DO SETOR PESQUEIRO( IBAMA).

“... a razão nos dá a capacidade de análise ,enquanto o coração a de participar”. Pedro Demo Obrigada!