A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
2. O objecto de estudo da Linguística
O Início da Comunicação
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
CAPÍTULO 2 – MODELO MONITOR E GRAMÁTICA UNIVERSAL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Contextos de formação de Professores
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Linguagem, alfabetização e letramento
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.

Teacher Marilisa Lichtenberg English
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA 1ª E 2ª INFÂNCIAS
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Abordagem Comunicativa - AC
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Teoria Sociocultural.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
MEDIAÇÃO.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Projetando ambientes sociotécnicos para o ensino e a aprendizagem de L2 Apresentação 5 - Stepp-Greany (2003) Raquel Bambirra 17 de agosto de 2011.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI Aula 5
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Introdução ao processo de aprendizagem
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
A pré história da linguagem escrita
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO UNIDADE 3 A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO

A teoria sociocultural Baseada no trabalho de Vygotsky e na visão de construção do indivíduo social. A aquisição de L2 é um processo situado contextualmente.

A teoria sociocultural Os processos cognitivos são implementados através da participação do indivíduo em contextos com estrutura cultural, linguística e histórica. A família Escola Trabalho Esporte

Construtos principais Mediação Regulação Internalização Zona de Desenvolvimento Proximal

MEDIAÇÃO Toda atividade humana é mediada por artefatos simbólicos e artefatos materiais. Mediação = interposição do artefato entre o sujeito e o objeto/outro. Artefatos simbólicos: instrumentos culturais de alto nível Linguagem Letramento

MEDIAÇÃO Artefatos materiais: objetos, instrumentos concretos. Artefatos simbólicos fazem a mediação de nossa atividade cognitiva e são usados para controlar nossos processos mentais.

MEDIAÇÃO O principal artefato que possuímos é a linguagem e é através dela que nos conectamos ao ambiente físico e social a nossa volta. Usamos a linguagem para organizar e controlar nossos pensamentos.

MEDIAÇÃO A linguagem é vista como um meio de viabilizar a interação social e de gerenciar a atividade mental. É considerada uma ferramenta fundamental para a construção de conhecimento porque é através dela que as nossas funções cognitivas superiores se desenvolvem.

MEDIAÇÃO O processo de mediação na aquisição de L2 envolve o outro através da interação social, mas também o próprio aprendiz através da fala interna. A mediação pode ocorrer externamente – como um aprendiz de L2 iniciante solicita assistência para desempenhar uma função.

MEDIAÇÃO Pode ocorrer internamente, quando o aprendiz usa seus próprios recursos para controlar uma função. A idéia essencial: mediação externa é o meio pelo qual a mediação interna é alcançada.

REGULAÇÃO Equivale a “controle”. Desenvolvemos nossa capacidade regular linguisticamente nossas próprias ações participando em atividades que são reguladas por outros.

REGULAÇÃO 1º. Estágio: regulação pelo objeto A criança usa objetos ou é controlada por eles para pensar. 2º. Estágio: regulação pelo outro Há mediação implícita e explícita de vários tipos de assistência e direcionamentos por parte dos pais, familiares e professores.

REGULAÇÃO 3º. Estágio: auto-regulação Conseguimos desempenhar funções com pouco ou nenhum apoio externo. Ocorre através do processo de internalização – transformamos a assistência externa em recurso interno.

Para a Teoria Sociocultural, ser proficiente em uma língua, materna ou segunda, é ser auto- regulado.

INTERNALIZAÇÃO Aprendiz de Inglês – vocabulário: verifica em um dicionário eletrônico toda palavra que não souber o significado. REGULAÇÃO PELO OBJETO

INTERNALIZAÇÃO O professor instrui para que o aprendiz use o dicionário de forma mais seletiva REGULAÇÃO PELO OUTRO

INTERNALIZAÇÃO O aprendiz decide que vai usar o dicionário somente para verificar aquelas palavras que comprometem a sua compreensão do texto. AUTO-REGULAÇÃO

INTERNALIZAÇÃO Regulação pelo outro Auto-regulação = Internalização Regulação pelo objeto Regulação pelo outro Auto-regulação = Internalização

INTERNALIZAÇÃO A internalização envolve tanto o controle sobre as formas e funções da L2 quanto a habilidade de usar a L2 para regular o pensamento.

Zona de desenvolvimento proximal “A distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver problemas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela capacidade de resolver problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com parceiros mais capazes.” Vygostky, 1978, p.6

A Zdp na L2 Explica por que há algumas estruturas gramaticais que o aprendiz não consegue reter/incorporar, apesar da mediação externa. O aprendiz não consegue construir a ZDP que permite o uso dessas estruturas. Explica por que o aprendiz consegue utilizar algumas estruturas com assistência, mas não de forma independente: construiu a ZDP mas não passou pelo processo de internalização.

A teoria sociocultural Compreende a aquisição de L2 como um processo social e mental. A atividade mental interna se origina na atividade dialógica externa. A Teoria Sociocultural foi primeiramente proposta para explicar a aquisição de L1.

TEORIA DO INSUMO, INTERAÇÃO E PRODUÇÃO Aquisição de L2 a partir de 3 conceitos principais: Exposição à L2 Produção da L2 Feedback a essa produção

Premissas: 1 – A aprendizagem da L2 é estimulada pela pressão comunicativa. 2 – Há relação entre comunicação e aquisição.

EXPOSIÇÃO À L2: O INSUMO LINGUÍSTICO Variável imprescindível para a aquisição. Insumo = a língua a que o aprendiz é exposto. Deve ser modificado, para ser compreensível, e deve conter evidência negativa na forma de correção.

INTERAÇÃO Conversas em que os aprendizes participam. Durante a interação o aprendiz tem a oportunidade de receber feedback sobre a adequação de sua produção. Feedback interacional e evidência negativa são duas variáveis importantes que desencadeiam a aquisição.

PERCEPÇÃO DO ERRO A teoria aceita a Hipótese da Percepção (Schmidt, 1995). Um item linguístico somente será incorporado à interlíngua se for, antes, percebido. A evidência negativa pode levar a essa percepção.

PRODUÇÃO DA L2 Na teoria, falar ou escrever na L2 desencadeia processes de aquisição. Modelo Monitor: produção resulta da aquisição. Aqui, produção gera aquisição. Produção leva à automatização da L2.

Feedback Variável muito importante para o processo de aquisição. Pode ser explícito e implícito. Explícito: correções e explicações metalinguísticas.

FEEDBACK IMPLÍCITO Confirmações: Foi isso que você quis dizer? Solicitação de esclarecimento: Como? O que você disse?

FEEDBACK IMPLÍCITO Verificação de compreensão: Você entendeu o que eu quis dizer? “Recasts”: reconstruções corretas de um enunciado incorreto.

O feedback geralmente ocorre em situações de negociação de significado. A negociação facilita a compreensão do insumo, atrai a atenção do aprendiz para relação forma-significado, leva à percepção de itens linguísticos. Ferramenta poderosa para a aquisição.