DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
ESTUDANDO RELATOS PESSOAIS DE EXPERIÊNCIA VIVIDA
Título do Trabalho (Arial 54)
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
Um vocabulário para a interpretação
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
Resumo.
Prosa Medieval Séculos XIII e XIV.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Elisabeth Scaramussa Correia
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
Seções cônicas: orientações
E E coronel Calháu Capítulo 05: Literatura é expressão de uma época 1º ano 02 Profª Adriana T H Ramos.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Origem e desenvolvimento da crônica
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Índice: INTRODUÇÃO: TAREFAS: PROCESSO: AVALIAÇÃO: CONCLUSÕES:
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
CRôNICA.
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
Professora: Aíla Rodrigues
O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO
AULA 6 Como Estudar.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Introdução ao estudo da Literatura
Leitura de Textos Científicos
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Introdução aos gêneros literários
A importância do ato de Ler
Resenha Produção de texto.
Interpretando as Escrituras Sagradas
O fazer literário Prosa e poesia.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Merigdriane INTRODUÇÃO PROCESSO AVALIAÇÃO TAREFA RECURSO
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
O objecto da Ciência da Literatura. O que quer dizer «Literatura» De acordo com o significado da palavra, abrange toda a linguagem fixada pela escrita.
Professora Aline Duarte
Forma Canônica e Definições
Características das Modalidades: oral e escrita..
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
COMO INTERPRETAR TEXTOS
Poemas Professora Janete.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
RESENHA.
GÊNEROS TEXTUAIS.
PUBLISHER AULA 02 Neste capítulo você conhecerá os recursos básicos encontrados nas diferentes guias do Microsoft Publisher. O uso de tais ferramentas.
Webquest - Copa do Mundo: conhecer e aprender
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
PAUTA VÍDEO – OLP : ETAPA REGIONAL APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DA OLP ANÁLISE DE TEXTOS (TRÊS GRUPOS) REGULAMENTO -COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR ( TUTORIAL)
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Equipe:Daniel Danilo Elias Lacerda Felipe Louriel Renato
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 30/5/ :10 1 Listas Numeradas As listas numeradas funcionam da mesma forma que as listas.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I

TÓPICO 2 Do século V a.C. a XV d.C.

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA TÓPICO 2 ATIVIDADE INTRODUTÓRIA + ATIVIDADE 3 FORUM COMPLEMENTAR

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA: TÓPICO 2 ATIVIDADE INTRODUTÓRIA: Vamos embarcar para a Grécia? Então, assista a alguns vídeos sobre o assunto e mergulhe de cabeça no contexto grego.

Prazo de postagem: 14/10/2010 às 23h55min ATIVIDADE 3 + FORUM Prazo de postagem: 14/10/2010 às 23h55min

Literatura grega + Dante Alighieri ATIVIDADE 3 + FORUM Literatura grega + Dante Alighieri

ATIVIDADE 3 OBS: atividade obrigatória que, em conjunto com as demais atividades obrigatórias, comporá 30% da nota da disciplina.

ATIVIDADE 3 Esta atividade objetiva: Inserir o aluno dentro do contexto histórico/literário/cultural dos textos produzidos entre o século V a.C. a XV d. C.;

ATIVIDADE 3 Incentivar os alunos a refletir sobre o contexto histórico através de uma atividade integradora onde música, poesia e prosa se mesclam com o objetivo de evocar uma emoção do leitor;

ATIVIDADE 3 Produzir um texto escrito com base na integração de imagem, som e palavras.

ATIVIDADE 3 Esta atividade está dividida em três partes: Parte 1 1-assista a uma apresentação de André Rieu baseada na obra Carmina Burana para se inserir no contexto do trabalho que segue.

ATIVIDADE 3 Parte 2 2. Leia os capítulos V e VI da Arte Poética, onde Aristóteles caracteriza a comédia e a tragédia.

ATIVIDADE 3 3. leia a coletânea de poemas dos Carmina Burana indicada e selecione dois deles que tenham uma intenção trágica e dois deles com uma intenção cômica.

ATIVIDADE 3 4. Ouça a cantata composta por Carl Orff com base nos Carmina Burana para ajudá-lo a identificar a intenção dos poemas.

ATIVIDADE 3 5. Escreva então um texto entre 700 a 800 palavras sintetizando a caracterização aristotélica de tragédia e de comédia e justificando sua seleção com base nessa síntese.

ATIVIDADE 3 6. Você deve salientar características de cada gênero na sua análise e mencionar onde elas se revelam no texto escolhido (selecionar partes do texto para exemplificar).

ATIVIDADE 3 7. Utilize uma linguagem formal para a produção de seu texto, pois na avaliação serão considerados não somente o conteúdo, mas também a forma de expressão escrita.

ATIVIDADE 3 – parte 3 8. Cite outras obras da Literatura Ocidental como sendo pertencente aos mesmos gêneros literários (tragédia e comédia) da obra acima referida.

ATIVIDADE 3 9. Você poderá pesquisar um pouco mais sobre este assunto no nosso material, capítulo 2, disponibilizado em versão pdf no ambiente.

FORUM COMPLEMENTAR Vamos fazer uma viagem ao inferno do escritor italiano Dante Alighieri.

FORUM COMPLEMENTAR Leia o Canto I da primeira parte da obra A Divina Comédia (Texto A), intitulada Inferno, e compare com sua respectiva versão em prosa (Texto B).

FORUM COMPLEMENTAR Para estimular uma pouco mais a discussão sobre o assunto, propomos que você leia o Capítulo 2 do nosso material disponibilizado no ambiente.

FORUM COMPLEMENTAR Que atributos da obra de Dante presentes no Canto I do Inferno fizeram com que essa obra ganhasse lugar no cânone ocidental? Inclua a análise dos seguintes aspectos:  

FORUM COMPLEMENTAR • Apresentação das características dos gêneros narrativo, poético e dramático no texto;

FORUM COMPLEMENTAR •Apreciação pessoal sobre a leitura dos textos (o texto original de Dante e os textos complementares) justificando sua resposta.

BOM TRABALHO!