Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: 05003-010 Idealização e Fone: 55 (11) 3675-3266 R: 40 e 41 Incentivo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CIST COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE SOCIAL Seminário Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente – CUT Maria Izabel da Silva (Bel) Coordenadora.
Advertisements

Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde
1 Seminário Nacional de Atenção Básica em Saúde José Marcos de Oliveira*
Política de Incentivo de 2013,
Modelo Assistencial Brasileiro
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
V Encontro de Saúde do Estado de Goiás - Abril 2013
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Gestão Participativa e Cogestão
II FÓRUM NACIONAL DE POLÍTICAS DE SAÚDE SUSTENTABILIDADE DO SETOR DE SAÚDE Brasília, 04 de Março de 2010 Francisco Batista Júnior*
Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
Controle de Recursos Públicos
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARA CURSO DE MEDICINA
III Encontro Nacional de Tuberculose
Políticas Sociais em Saúde Pública
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Gestão do Sus ENFª CHARLENE.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
XIII Congresso Nacional das Associações Pestalozzi
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
participação e controle social
Humanização do serviço de Enfermagem
I Seminário do Fórum de Usuários do SUS de Salvador
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
– Família real – Família real.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
1 Conferência Estadual de Saúde do Amazonas Participação da Comunidade no SUS Francisco Júnior* Manaus, 19 de Outubro de 2011.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Secretaria de Gestão Participativa DIÁLOGO PÚBLICO O TCU EM CONVERSA COM O CIDADÃO CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA IDENTIFICANDO BOAS PRÁTICAS E OPORTUNIDADES.
Controle Social e o CNS Sistema Único de Saude.
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
JCN 1.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL Msc. Fernando Antonio.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL n0 SUS
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
CONSELHO LOCAL DE SAÚDE
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SUS O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988 com o seguinte lema: “A saúde é direito de todos e dever do Estado” SUS: conjunto de ações e serviços de.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Transcrição da apresentação:

Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e Fone: 55 (11) R: 40 e 41 Incentivo:

Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e Fone: 55 (11) R: 40 e 41 Incentivo:

Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e Fone: 55 (11) R: 40 e 41 Incentivo: CONTROLE SOCIAL É a garantia constitucional da população participar da formulação das políticas públicas e do controle da sua execução, em todos os níveis, do federal ao local.Através dos conselhos com representação paritária entre usuários, trabalhadores e governo. É a capacidade da sociedade intervir na gestão pública, colocando as ações do Estado na direção dos interesses da comunidade.

Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e Fone: 55 (11) R: 40 e 41 Incentivo: SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS DIRETRIZES Descentralização Princípios – Ações Prioritárias – Níveis de Atenção Integralidade Universalidade – Integridade - Eqüidade Participação da Comunidade

Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e Fone: 55 (11) R: 40 e 41 Incentivo: CONTROLE SOCIAL Lei 8080/1990 – Artigo 4º O conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais ou municipais, da administração direta e indireta, e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema único de Saúde – SUS.

Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e Fone: 55 (11) R: 40 e 41 Incentivo: Lei 8142/1990 – Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS..... E dá outras providências. Artigo 1º O Sistema Único de Saúde – SUS contará em cada esfera de governo, sem prejuízo do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: I. A Conferência Nacional de Saúde II. O Conselho Nacional de Saúde III Parágrafo 1º - O Conselho de Saúde em caráter permanente e deliberativo.

Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e Fone: 55 (11) R: 40 e 41 Incentivo: EXERCÍCIO DA CIDADANIA A comunidade pode se inserir e participar através de representações nos conselhos de saúde, Municipal, Estadual e Federal. O conselheiro é o sujeito coletivo que atua, age e participa das decisões que afetam a comunidade e luta por seus direitos, com caráter permanente deliberativo com avaliação e fiscalização das ações de saúde, em sua área de abrangência.

Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e Fone: 55 (11) R: 40 e 41 Incentivo: PRINCÍPIOS DO CONSELHEIRO ÉTICA – Conjunto de princípios e disposições voltados para a ação com o objetivo de validar as ações humanas. VOLUNTÁRIO – É aquele que por interesse pessoal e espírito cívico dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma a atividades voltadas ao bem estar social ( ONU ). COMPROMISSO – Quando se assume o compromisso de ser voluntário, deve-se cumpri-lo com assiduidade e disciplina.

Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e Fone: 55 (11) R: 40 e 41 Incentivo: "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesqueciveis, coisas inexplicaveis e pessoas incomparaveis". ( FERNANDO PESSOA)

Rua: Padre Antonio Tomas, 213 – São Paulo – SP - CEP: Idealização e Fone: 55 (11) R: 40 e 41 Incentivo: