CITAÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHOS ACADÊMICOS: citações e referências
Advertisements

NORMA DE CITAÇÃO NBR-10520/2002 Citação Tipos:
Prof.a Evanda Verri Paulino
Regras de Trabalhos Científicos – parte 2 Slides baseados na página da biblioteca da PUCRS dobre trabalhos científicos.
NBR 10520:2002 CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS Prof. Me
Rosaly Favero Krzyzanowski
Citações.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
“ Como fazer Citações? Como fazer Citações? “.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBSERVAÇÕES NA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES
Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
CITAÇÕES UNIPAC – UBERLÂNDIA/MG CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Citações em documentos: Apresentação
Trabalho nas regras ABNT
APRESENTAÇÃO DE CITAÇÃO
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Citação.
Citações: menção de uma informação extraída de outra fonte. NBR 10520
CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
CITAÇÕES E REFERENCIAS. CITAÇÕES E REFERENCIAS.
PROJETO DE PESQUISA Citações
O QUE É UMA CITAÇÃO? As citações podem ser: DIRETAS INDIRETAS
Normas para expressão acadêmica TEXTO CIENTIFICO Elaborado Objetivo Organizado ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Idéias do autor Idéias tradicionais.
TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PARÁFRASE E CITAÇÕES (NBR 10520:2002
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PROFª. ME. GIANE AP. MOURA DA SILVA
CITAÇÕES, SISTEMAS DE CHAMADA E NOTAS DE RODAPÉ
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Revisão das Normas da ABNT
NORMAS DA ABNT.
AS TRÊS PREOCUPAÇÕES COM OS TRABALHOS ACADÊMICOS: citações, referências e apresentação.
CITAÇÕES ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro,
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Certificação e Auditoria
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Atividade complementar 04
Referência e citação – para fichamento
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Uso do celular nas escolas nome: Samuel n 26 série 5ano B.
FICHAMENTO.
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos: Citação Maria Bernardete Martins Alves Marili I. Lopes UFSC/2006 Roberto Akitoshi.
Profa. Lívia Perasol Bedin
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto IV - Elementos Textuais Manual de Monografia.
Citações e Referências
Leitura e Documentação
1. COMO FAZER CITAÇÕES NO TEXTO Com referência anterior: Para Cruz (2006) as pessoas não podem... Com referência posterior:... Por isso as pessoas não.
Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin.
Questões éticas  Autoria X Plágio  Citações diretas e indiretas  Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos Apresentação de trabalhos em público.
Como fazer? CITAÇÕES.
Normatização ABNT.
Transcrição da apresentação:

CITAÇÕES

CITAÇÕES - DEFINIÇÕES (ITEM 3, NBR 10520/2002) CITAÇÃO: “Menção de uma informação extraída de outra fonte” CITAÇÃO DE CITAÇÃO “citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original” CITAÇÃO DIRETA “transcrição textual de parte da obra do autor consultado” CITAÇÃO INDIRETA “texto baseado na obra do autor”

CITAÇÕES - LOCALIZAÇÃO Fonte primária Fonte secundária Sistema Numérico Sistema alfabético (autor-data) Notas do rodapé

CITAÇÒES - REGRAS GERAIS No corpo do trabalho Mattos e Neira (2002) afirmam que a educação física atual por não querer tratar de tudo, especializou-se no seu objeto de estudo que é o movimento humano. Dentro de parênteses A educação física atual por não querer tratar de tudo, especializou-se no seu objeto de estudo que é o movimento humano (KUNZ, 1999).

CITAÇÃO DIRETA Até três linhas: Mais de três linhas: Segundo Monteiro e Grego (2003, p.62), “para o senso comum a dança caracteriza-se como atividade associada a arte e por este motivo as lesões não são relevantes” Mais de três linhas: Borba (2006) afirmam que: Como o sobrepeso infantil está intimamente ligado a fatores externos, é de extrema importância o papel de um profissional de educação física que auxilie tanto no processo de emagrecimento, quanto na orientação da atividade física tirando a criança de frente de aparelhos eletrônicos e promovendo nela à vontade de praticar atividade física (p.26).

CITAÇÕES DIRETAS Em trechos muito longos ou omissões: utiliza-se […] A educação física é uma disciplina preocupada com diversos aspectos, assim “[…] uma quantidade enorme de conhecimentos se faz necessária, não apenas às técnicas desportivas, mas ao processo de desenvolvimento integral do aluno” (MATTOS e NEIRA, 1999, p.70).

CITAÇÕES INDIRETAS De acordo com Mattos e Neira (2002), trabalhar com esquema corporal nas aulas de educação física faz que a criança conheça a imagem de seu próprio corpo, auxiliando na construção de sua identidade.

CITAÇÃO DE CITAÇÃO CITAÇÃO DE CITAÇÃO DIRETA Costello (1995, p.19 apud MATTOS e NEIRA, 1999, p.27), em relação ao movimento como forma de comunicação afirma: “Conforme a motricidade, a linguagem corporal e escrita como forma de expressão, ação e comunicação que funciona como evidencias de equilíbrio afetivo e inteligencia”. CITAÇÃO DE CITAÇÃO INDIRETA: Vygotsky (1984 apud MATTOS e NEIRA, 2002) relata que, para uma criança elaborar conceitos, são necessários contatos com inumeras vivencias.

POSIÇÃO RELATIVA DAS ASPAS E PONTO FINAL “A prática de pensar a prática e de estuda-la nos leva a percepção da percepção anterior ou ao conhecimento do conhecimento anterior que , de modo geral, envolve um novo conhecimento.” 6 Em relação ao movimento como forma de comunicação afirma: “Conforme a motricidade, a linguagem corporal e escrita como forma de expressão, ação e comunicação que funciona como evidencias de equilíbrio afetivo e inteligencia”.7 6. FREIRE, P. Professora sim, tia não. São Paulo: Altas, 1998.p.113 7.MATTOS, M.; NEIRA, M. XXXXXXX

Autores com mesmo sobrenome e data Mais de 3 autores: et all “A linguagem é uma capacidade exclusivamente humana.” (COLL et all, 1995, p.70) Autores com mesmo sobrenome e data (FREIRE, J., 1989) (FREIRE, Joao Batista, 1989) (FREIRE, P., 1989) (FREIRE, Joao Paulo, 1989) Vários autores com a mesma idéia: ordem alfabética ( ALVES, 1995; LOPEZ, 2003; SILVA, 2006) Alves (1995), Lopez (2003) e Silva (2006) concordam…

“grifo nosso” “grifo do autor” Informações verbais: O novo medicamento estará disponivel até o final deste semestre (informação verbal) 2 Nota de rodapé: 2. Notícia fornecida por Jonh Smith no Congresso Internacional de engenharia genética em Londres, outubro de 2001. “grifo nosso” “grifo do autor” “o conteúdo dança deve ser priorizado dentro das aulas de educação fisica escolar no ensino fundamental I” (MARQUES, 1999, p.34, grifo nosso). “Isto demonstra a imensa importância que todos os envolvidos no processoeducacional devem atribuir ao jogo, ao lúdico, que, além da sua função de estabelecerrelação com o mundo físico, realiza um importante papel tanto nas relações afetivas quanto na cognição” (ANTUNES, 2003, p.34, grifo do autor)

Diversos documentos de um mesmo autor publicados em um mesmo ano (KREBS, 2001a) (KREBS, 2001b) Diversos documentos de um mesmo autor publicados em anos diferentes (KREBS, 2000, 2004, 2005)