AULA 13: ENUNCIAÇÃO E DISCURSO II: COESÃO E COERÊNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coerência e Coesão Textual
Advertisements

Professora Angela Biazi
Português Professora Pollyanna Mattos.
Sinais de pontuação.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
Coesão textual Platão e Fiorin.
Elementos articuladores: conjunções e locuções conjuntivas
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COERÊNCIA E COESÃO.
Texto Definição de texto Texto em prosa Características Exemplos
AULA 7 TEMA 03: OPERADORES ARGUMENTATIVOS
ESTILÍSTICA COLOCAÇÃO DOS TERMOS TONALIDADE EMOTIVA DAS PALAVRAS
REVISÃO AULA 17 PROFA. KYLDES BATISTA VICENTE DATA: 1º EQUIPE
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
AULA 15: O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA II
AULA 12 ENUNCIAÇÃO E DISCURSO I TEXTO, CONTEXTO E INTERTEXTO
LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
ESTILÍSTICA MODALIDADES ESTILÍSTICAS FRASAIS AULA 6
O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA I
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE
AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS
AULA 11 TEMA 5: PRODUÇÃO TEXTUAL JURÍDICA II: IMPUGNAÇÃO E DECISÃO SANEADORA
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Professora Lúcia Brasil
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Coesão e coerência textual: o que é isso?
A Minhoca e o Escaravelho
ROSAS VERMELHAS Por:
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
O texto, coerência e coesão textuais, conectores
O ESTRANHO.
CONJUNÇÃO.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
COESÃO TEXTUAL.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Coesão Textual Os elementos responsáveis pela textualidade são:
Cap. 11. Relações lógico-semânticas no discurso II - ( Enunciados Independentes) Professora Ana Paula.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
O PODER DA LINGUA pps: (.’.) trigons133 (.’.).
Que gosto tem sua vida. João 2:1-10
A cesta do Carvão.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
PROFAS. SIBELE LETÍCIA R. O. BIAZOTTO MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 15 TEMA 7: SENTENÇA TEMA 8: CONCORDÂNCIA VERBAL E USOS.
COESÃO E COERÊNCIA Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata,
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
Desafio Pré-Vestibular
Capítulo 9 Inferências.
Aula 4 – Coesão e Coerência Textual
PRÁTICAS DE LINGUAGENS: FUNDAMENTOS
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 8
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
Comunicação e Redação Empresarial
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Como redigir um bom texto?
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
CoesãoCoesão. Coesão Referencial Envolve itens na superfície do texto que não podem ser interpretados isoladamente, mas remetem a outros elementos que.
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Tipos e mecanismos de coesão textual
Transcrição da apresentação:

AULA 13: ENUNCIAÇÃO E DISCURSO II: COESÃO E COERÊNCIA DATA: 03-11-2005 PROFA. KYLDES BATISTA VICENTE PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO

ENUNCIAÇÃO E DISCURSO II 1. COESÃO TEXTUAL 2. COERÊNCIA TEXTUAL 3. COESÃO NO DISCURSO JURÍDICO

O QUE É COESÃO?

É A LIGAÇÃO, A RELAÇÃO, A CONEXÃO ENTRE AS PALAVRAS, EXPRESSÕES OU FRASES DO TEXTO. A COESÃO TEXTUAL É MANIFESTADA POR ELEMENTOS FORMAIS, QUE ASSINALAM O VÍNCULO ENTRE OS COMPONENTES DO TEXTO. (KOCH, 1989)

PRINCIPAIS MECANISMOS DE COESÃO RETOMADA DE TERMOS, EXPRESSÕES OU FRASES JÁ DITOS OU SUA ANTECIPAÇÃO; ENCADEAMENTO DE SEGMENTOS DO TEXTO.

RETOMADA DE TERMOS, EXPRESSÕES OU FRASES JÁ DITOS OU SUA ANTECIPAÇÃO: PRONOMINALIZAÇÃO; ELIPSE; SUBSTITUIÇÃO VOCABULAR.

PRONOMINALIZAÇÃO O ADVOGADO DEFENDEU A CAUSA. ELE ERA MUITO COMPETENTE. ELE CHEGOU. EL NINHO FOI IMPIEDOSO: DERRUBOU ÁRVORES, DESTRUIU CASAS...

ELIPSE HÁ CÃES BONS PARA A PROTEÇÃO DO LAR. ENFRENTAM TUDO PARA NOS DEFENDER. SEGUNDO OS MÉDICOS DO PALHAÇO CAREQUINHA, ELE JÁ ESTÁ RECUPERADO DA DESIDRATAÇÃO, PNEUMONIA E ANEMIA. MAS AFIRMARAM QUE ELE DEVERÁ CONTINUAR INTERNADO.

SUBSTITUIÇÃO VOCABULAR SINÔNIMO; HIPERÔNIMO; HIPÔNIMO; ANTONOMÁSIA.

SINÔNIMO O RAPAZ OUVIU COM ATENÇÃO, CALMA E TRANQÜILIDADE. DEPOIS, O JOVEM PERDEU A PACIÊNCIA E ESBRAVEJOU. O PROFESSOR ERA BOM, MAS INDISCIPLINA O MESTRE NÃO TOLERAVA.

HIPERÔNIMO RELAÇÃO TODO-PARTE: COMO FRUTAS. DE MELANCIA, EU NÃO GOSTO. SEMPRE MANDAVA FLORES PARA A NAMORADA, ROSAS DE TODAS AS CORES.

HIPÔNIMO RELAÇÃO PARTE-TODO: AS ÁGUIAS ESTAVAM OBSERVANDO. AS AVES ESPERAVAM A HORA DE ATACAR. LIA MUITOS POLICIAIS. GOSTAVA DE TODA ESPÉCIE DE LIVRO.

ANTONOMÁSIA APESAR DA DERROTA ONTEM PARA O CRUZEIRO, O TIMÃO CONTINUA LÍDER DO CAMPEONATO BRASILEIRO. PELÉ FOI UM GRANDE REPRESENTANTE DO FUTEBOL BRASILEIRO.

ENCADEAMENTO DE SEGMENTOS DO TEXTO: CONEXÃO JUSTAPOSIÇÃO

CONEXÃO AS LEIS ESTÃO AO ALCANCE DE TODOS, MAS MUITOS NÃO AS ENTENDEM. NÃO FEZ O TRABALHO PORQUE PASSOU A NOITE INTEIRA JOGANDO.

JUSTAPOSIÇÃO PRECISO SAIR COM URGÊNCIA. TENHO UM COMPROMISSO. NÃO MEXA NESSES FIOS; LEVARÁ UM CHOQUE.

O QUE É COERÊNCIA TEXTUAL?

COERÊNCIA TEXTUAL O RÉU FOI CONDENADO A 5 ANOS E 3 MESES, NÃO LHE SENDO CONCEDIDO, POR ISSO, O BENEPLÁCITO DE UM REGIME MAIS BRANDO, DEVENDO CUMPRIR A PENA EM REGIME FECHADO. AS PENITENCIÁRIAS DE SÃO PAULO NÃO SÃO ADEQUADAS E NÃO OFERECEM CONDIÇÕES SATISFATÓRIAS, REPRESENTANDO, EM ÚLTIMA ANÁLISE, A FALÊNCIA DO SISTEMA CARCERÁRIO.

COERÊNCIA TEXTUAL DISTINGUE UM TEXTO DE UM AGLOMERADO DE FRASES. RELAÇÃO QUE SE ESTABELECE ENTRE AS PARTES DO TEXTO, CRIANDO UMA UNIDADE DE SENTIDO (KOCH & TRAVAGLIA, 1998)

COERÊNCIA TEXTUAL QUEM ENTRA NA CHUVA É PARA SE QUEIMAR. QUEM ENTRA NA CHUVA É PARA SE MOLHAR.

COERÊNCIA TEXTUAL NÃO-CONTRADIÇÃO DE SENTIDOS ENTRE PASSAGENS DO TEXTO, NA EXISTÊNCIA DE UMA CONTINUIDADE SEMÂNTICA.

COERÊNCIA TEXTUAL REDE QUE PROMOVE A SINTONIA ENTRE AS PARTES E O TODO DE UM TEXTO.

COERÊNCIA TEXTUAL INTRATEXTUAL EXTRATEXTUAL

COERÊNCIA INTRATEXTUAL O ADVOGADO FOI AO FÓRUM, MAS AINDA NÃO TINHA SAÍDO DE CASA. O ADVOGADO NÃO FOI AO FÓRUM, POIS ELE AINDA ESTÁ EM CASA. ACABEI DE VÊ-LO.

COERÊNCIA INTRATEXTUAL O JUIZ NÃO FOI TRABALHAR, ENTRETANTO ESTAVA DOENTE. O JUIZ NÃO FOI TRABALHAR, PORQUE ESTAVA DOENTE.

COERÊNCIA EXTRATEXTUAL -- CONHECIMENTO DE MUNDO -- MECANISMOS GRAMATICAIS E SEMÂNTICOS DA LÍNGUA

COERÊNCIA EXTRATEXTUAL: CONHECIMENTO DE MUNDO A GALINHA ESTAVA GRÁVIDA.

COERÊNCIA EXTRATEXTUAL: CONHECIMENTO DE MUNDO FHC VEIO AO TOCANTINS NO MÊS PASSADO.

COERÊNCIA TEXTUAL: MECANISMOS GRAMATICAIS E SEMÂNTICOS DA LÍNGUA AMBIGÜIDADE MARIA DISSE A JOANA QUE ENCONTROU SEU ADVOGADO NO FÓRUM.

COESÃO NO DISCURSO JURÍDICO: ADIÇÃO ASSINALO, AINDA, A DISTÂNCIA NUMÉRICA ENTRE O APARATO JUDICIÁRIO BRASILEIRO E O UNIVERSO AO QUAL ELE DEVE ATENDER. HÁ 20.000 JUÍZES PARA QUASE 350.0000 ADVOGADOS.

COESÃO NO DISCURSO JURÍDICO: ELEMENTOS DE ADIÇÃO E OPOSIÇÃO O BRASIL PRECISA RECOMPOR AS DEFICIÊNCIAS DE SUA ECONOMIA EM CRISE E A MAGISTRATURA DEVE PARTICIPAR DESSE ESFORÇO. TODAVIA, O BRASILEIRO NÃO PODE SUPOR QUE A LENTIDÃO DO JUDICIÁRIO IMPEDE ESSA RECUPERAÇÃO.

COESÃO NO DISCURSO JURÍDICO: REALCE É CERTO QUE O ADVOGADO É, ANTES DE TUDO, UMA PALADINO DA JUSTIÇA, UM DEFENSOR DA LEI.

COESÃO NO DISCURSO JURÍDICO: EXPLICAÇÃO O ADVOGADO PRETENDE CONVERSAR COM O JUIZ HOJE, ISTO É, ELE VAI TENTAR FALAR COM ELE, MESMO NÃO TENDO HORA MARCADA.

COESÃO NO DISCURSO JURÍDICO: EXCLUSÃO NOTA-SE QUE SOMENTE ADVOGADO E JUIZ PUDERAM FALAR. NAQUELE MOMENTO, O CITADO NÃO TEVE VOZ.

COESÃO NO DISCURSO JURÍDICO: ABERTURA DE CRITÉRIO ENUMERATIVO EM PRIMEIRO LUGAR, TENHA-SE PRESENTE QUE GRANDE NÚMERO DOS PROCESSOS CIVIS, FISCAIS E TRABAHISTAS TEM ORIGEM EM ILEGALIDADES PRATICADAS POR ADMINISTRADORES PÚBLICOS.

COESÃO NO DISCURSO JURÍDICO (DJ): SEQÜÊNCIA ENUMERATIVA EM SEGUNDO LUGAR, ACENTUO AS OMISSÕES NO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL DOS OUTROS PODERES. EXEMPLO MAIS GRITANTE É DO PRÓPRIO LEGISLATIVO, QUE NÃO APROVOU AS LEIS SUPLEMENTARES DA CARTA DE 1998.

COESÃO NO D. J.: ENUMERATIVO, CONCLUSIVO PELA DIALÉTICA, O RELATOR DEVE ANALISAR A QUESTÃO TENDO COMO BASE OS PRÓS E OS CONTRAS. EM PRIMEIRO PLANO, ELE ANALISA A QUESTÃO EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS FAVORÁVEIS. EM SEGUIDA, HÁ A ANÁLISE DOS FATORES DESFAVORÁVEIS. FINALMENTE, NA CONCLUSÃO, ELE DECIDE SEU POSICIONAMENTO: OPTA POR UM OU OUTRO FATOR OU, ENTÃO, PROMOVE A CONCILIAÇÃO, SE POSSÍVEL FOR.

COESÃO NO DISCURSO JURÍDICO: FECHAMENTO, CONCLUSÃO PELO EXPOSTO, É REQUERIDO À V. EXA. O PAGAMENTO DE TODAS AS PRESTAÇÕES VENCIDAS DESSA COMPRA.

TÓPICOS DA AULA COESÃO TEXTUAL COERÊNCIA TEXTUAL COESÃO NO DISCURSO JURÍDICO

TÓPICO DA AULA: COESÃO PRONOMINALIZAÇÃO ELIPSE SUBSTITUIÇÃO VOCABULAR: SINÔNIMO, HIPERÔNIMO, HIPÔNIMO, ANTONOMÁSIA.

TÓPICO DA AULA: COERÊNCIA INTRATEXTUAL EXTRATEXTUAL