Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
Advertisements

Ponto 4 Segurança e Medicina do Trabalho
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Revisão.
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
Engenharia e Segurança do Trabalho
Alexandre Paladino Auditor Fiscal do Trabalho DRT/RJ
Higiene e Segurança do Trabalho
3º Encontro da Rede SST SISTEMA INDÚSTRIA
Direitos do Trabalhador Constituição da República
Higiene e Segurança do Trabalho
DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”
Segurança e Medicina do Trabalho
Histórico Introdução Normas Regulamentadoras Riscos Ocupacionais
Responsabilidades.
QSMS QUALIDADE INSVESTIR NOS COLABORADORES É INVESTIR NA EMPRESA
Segurança e Medicina do Trabalho
Segurança e Medicina do trabalho
PLANO DE SEGURANÇA DO TRABALHO PARA SERVIÇOS CONTRATADOS
CATÉC CONSULTORIA E ATENDIMENTO TÉCNICO CATECSP.COM
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
Segurança e medicina do trabalho
Equipamento de Proteção Individual EPI
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
Orientador: Pedro Pacheco
NRs.
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
CATEC.
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS MÓDULO 02
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
ACIDENTE DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Legislação Trabalhista
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
History of work-related accident - Industrial Revolution
Segurança e Medicina do Trabalho
Aula 6 Normas Regulamentadoras – NR 6 – EPI
CALDEIRA.
INTRODUÇÃO AS NORMAS REGULAMENTADORAS
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
NORMAS REGULAMENTADORAS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Subsistema de Higiene e Segurança do Trabalho
Segurança Ocupacional
Pré-História Revolução Industrial – Inglaterra 1760
Grupo 01 Karine Mário Reinaldo Stéphanie Walter Wander.
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
Saúde e segurança do trabalho
NORMAS REGULAMENTADORAS
Treinamento de uso e conservação de epis
acidentes de trabalho: leis, normas e números
Norma Regulamentadora 6 Equipamento de Proteção Individual EPI
Higiene do trabalho “Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes.
Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho
Ergonomia.
Normas Regulamentadoras
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
Segurança e saúde no trabalho em UAN
Leis Brasileiras sobre Segurança do Trabalho
Transcrição da apresentação:

Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho

Definição de HSMT Sub-sistema de RH que responde pela prevenção de acidentes e a saúde dos trabalhadores.

Posição Orgânica de HSMT Diretor Presidente Diretor Industrial Diretor de RH Diretor Financeiro Relaçôes Trabalhistas e Sindicais Gerente de RH Gerente de R.I. Sup. T&D Sup. R&S Sup. C&S Supervisor de HSMT Segurança do Trabalho Higiene do Trabalho Medicina do Trabalho

Preceitos Legais Art. 163 (CLT) “Será obrigatória a constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes –CIPA- de conformidade com instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho, nos estabelecimentos ou locais de obra nela especificados”

Normas Regulamentadoras Conjunto de 29 normas legais que rege todas as ações no campo da Higiene, Segurança e Medicina do trabalho conforme o próximo quadro:

NR1- Disposições Gerais NR2- Inspeção Prévia NR3- Embargo e interdição NR4- Serviço Especializado Eng.HSMT NR5- CIPA NR6- EPI NR7- PCMSO NR8- Edificações NR9- Prevenção de Riscos NR10- Instalação e Serviços de Eletricidade NR11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Man. Materiais NR12- Máquinas e Equipamentos NR13- Caldeiras e Vasos de Pressão NR14- Fornos NR15- Atividades e Operações Insalubres NR16- Atividades e Operações Perigosas Perigosas NR17- Ergonomia NR18- Condições e Meio-ambiente de trabalho na indústria de construção NR19- Explosivos NR20- Líquidos combustíveis e inflamáveis NR21- Trabalho a céu aberto NR22- Trabalhos subterrâneos NR23- Proteção contra incêndios NR24- Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho NR25- Resíduos industriais NR26- Sinalização de segurança NR27- Registro profissional do técnico de Seg. do trabalho no MT NR28- Fiscalização e penalidades NR29- Norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho portuário

SEGURANÇA DO TRABALHO O Ser humano e o Econômico Preocupações Prevenção Eliminação O Ser humano e o Econômico

Grau de Risco É a gradação realizada pelo Ministério do Trabalho a cada tipo de atividade, relativamente ao risco que aquela atividade expõe seus empregados (NR4)

Classificação de Grau de Risco Código Atividade Grau de Risco 13.10.2 Extração de Minério 4 62.10.3 Transporte Aéreo 3 55.11.5 Hotéis, Restaurantes, 2 92.32.0 Salas de Espetáculos 1

Tipos de Acidentes Sem Afastamento Com Afastamento Incapacidade Temporária Incapacidade Parcial Permanente Incapacidade Total Permanente Morte.

Incapacidade Temporária É a perda total da capacidade para o trabalho durante o dia do acidente, ou que se prolongue por período menor que um ano.

Incapacidade Parcial Permanente É a redução permanente e parcial da capacidade para o trabalho durante o dia do acidente ou que se prolongue por período menor que um ano.

Incapacidade Total Permanente É a perda total, em caráter definitivo, da capacidade de trabalhar (por exemplo: perda total da visão)

É o falecimento do trabalhador como resultado direto do acidente MORTE É o falecimento do trabalhador como resultado direto do acidente

% de Mortes por Acidente 0,95 EUA Portugal 1,10 Espanha 2,07 2,97 México 9,35 Brasil

Total = + de 7 bilhões/ano Custos dos Acidentes Para a comunidade industrial = 5,8 bilhões/ano Para a Previdência social = 1,4 bilhão/ano Total = + de 7 bilhões/ano

HSMT – Acidentes de Trabalho-Análises SP e MG têm os maiores índices de Acidentes

Causas dos Acidentes CONDIÇÃO INSEGURA ATO INSEGURO Movimento errado Atitude impensada Desleixo Irresponsabilidade Excesso de confiança Cansaço Falta de experiência Inadaptação ao trabalho. CONDIÇÃO INSEGURA Escada quebrada Pilha de material inadequada Ferro pontiagudo em local inadequado Falta de EPI.

Conseqüências de acidentes Para a empresa Desgaste da imagem Perda de um trabalhador Aumento do custo produtivo Perda de Produtividade Maior gasto com saúde. Para o trabalhador Sofrimento físico Incapacidade para o trabalho Desamparo à família Estresse Desgaste profissional Perda da própria vida.

E.P.I. Sigla que identifica o equipamento de proteção individual utilizado pelo trabalhador com o intuito de evitar acidentes de trabalho

EXEMPLOS DE E.P.I. Capacete Máscara com filtro Bota de segurança Luva Protetor auricular Óculos de segurança Outros....

Equipamentos de Proteção Individual EXEMPLOS DE E.P.I. NR-6 EPI Equipamentos de Proteção Individual

Obrigações da empresa pelo EPI Acquisição do tipo adequado e aprovado Treinamento de uso Obrigatoriedade de uso Substituição sempre que danificado Fornecimento gratuito contra recibo.

Obrigatoriedade para o empregado Observar estritamente a NR6 Comunicar à empresa alterações ou danos do EPI Responsabilizar-se pela guarda e conservação Usar somente para a finalidade a que se destina.

E.P.C. Sigla que identifica....... Exemplos....

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes NR-5 CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CIPA As empresas privadas ou públicas e os órgãos governamentais que possuem empregados regidos pela CLT ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento, por estabelecimento, uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA-. (NR-5)

CIPA: Organização Representantes do empregados e da empresa Os representantes dos empregados são eleitos secretamente É vetada a dispensa sem justa causa e o mandato é de 1 ano com direito à releição O Presidente é indicado pela empresa O Vice-Presidente é o empregado + votado. (NR-5)

CIPA: Atribuições Identificar riscos no processo de trabalho Elaborar planos de ação preventivos. Divulgar informações relativas à saúde e segurança do trabalhador Desenvolver campanhas de prevenção Comparecer às reuniões mensais e denunciar irregularidades. (NR-5)

Higiene e Medicina do Trabalho Ergonomia Insalubridade Toxicologia Controles Clínicos

(Programa de controle Médico e Saúde Ocupacional) PCMSO (Programa de controle Médico e Saúde Ocupacional) Exames Admissionais Exames demissionais Exames de retorno ao trabalho Mudança de cargo Exames periódicos Exames complementares.

(Doenças Osteomusculares-esqueléticas Relativas ao Trabalho) DORT (Doenças Osteomusculares-esqueléticas Relativas ao Trabalho) Grupo de doenças que se adquire no trabalho, em função do seu exercício, estudado pela Ergonomia, analisando a relação entre o homem e o ambiente que o rodeia no trabalho (máquinas, equipamentos, condições, etc.) sob o ponto de vista da medicina, da psicologia e da engenharia.

Case 37 CINDY = Estagiária da CFS JAKE = Supervisor da Cindy RICK = Estudante com caso grave SHEILA= Nova Reitora FRED = Diretor, chefe de Jake