Gestão do Conhecimento - GC

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Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento - GC Uma Abordagem Introdutória BAYARDO MORALES bmorales@uol.com.br Junho/2011

GC O que é Para que serve Como se faz

Contexto Histórico/Cultural da GC Nem a Gestão e nem o Conhecimento são “coisas” novas na sociedade e na cultura humana. Acompanha a evolução cultural da humanidade: tudo o que é produzido, aprendido e compartilhado pelas pessoas e pelos grupos.

Evolução Epistemológica do Conhecimento INTELIGÊNCIA COLETIVA CONHECIMENTO INDIVIDUAL CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL CONHECIMENTO SOCIAL

Modelo da Capacidade Absortiva do Conhecimento com 4 dimensões Fonte:Daghfous (2004); Minbaeva et al (2003); Liyanage e Barnard (2003).

Dimensões, Fatores e Variáveis da Capacidade Absortiva Fonte:Nilton Spíndola Júnior, 2006

Inteligência Coletiva

mas é chamado a tudo conhecer." “O Homem nada sabe, mas é chamado a tudo conhecer." Hermes, o Trimegisto, o Mensageiro dos Deuses, que viveu no antigo Egito, quando a atual raça humana estava em sua infância, isto é, mais ou menos 2.700 a.C., segundo alguns historiadores. Música: http://www.youtube.com/watch?v=RDLs1-g3LbI

Definição Clássica de GC Fonte: Platão 427 a.C - 347 a.C, Atenas

Indicador: Registros de Patentes, Rankings Mercadológicos Indicador: Artigos Publicados/Revistas Científicas Conhecimento Científico Tipos de Conhecimento Conhecimento Organizacional Indicador: Registros de Patentes, Rankings Mercadológicos

Fonte: I-Group Conhecimento Estratégico

Fonte: http://www. slideshare

Evolução Cultural do Conhecimento Mitologia História Astrologia Astronomia Alquimia Química Teoria Filosofia Ciência Prática

Diferencial Competitivo Sociedade Pós-industrial Eras Econômicas Diferencial Competitivo Sociedade Industrial Sociedade Pós-industrial Terra/Trabalho/Capital Informação/Conhecimento Sustentabilidade

Pilares do Conhecimento Pessoas Processos Tecnologias

Pessoas Competências individuais Conhecimentos Que Habilidades Como Atitudes Porquê

Mapeamento das Competências Lacunas de Competências COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS (cargos, funções, papéis, atribuições) INDIVIDUAIS (conhecimentos, habilidades, atitudes) APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

O que vem primeiro? Gestão do Conhecimento ou Gestão de Processos? Entradas Atividades Tarefas Práticas Produtos Serviços --------------------------------------------------------------------------------------------------------- O que vem primeiro? Gestão do Conhecimento ou Gestão de Processos?

Tecnologias Suporte de Processos de negócios Apoio à decisão Amplia o alcance do conhecimento coorporativo Acelera a transferência do conhecimento Induz mudanças e inovações

Tecnologia da Informação (Componentes) Tecnologias de Processamento de Transações de Controle de Processos Colaborativas de Informação Gerencial de Apoio à Decisão de Data Warehouse Executiva Mining Fonte: Adaptado de Turban, Mclean e Weterbe (2004); O’Brien (2001)

Arquitetura de TI na Descoberta do Conhecimento - BI Sistemas de Informação Data Warehouse Data Mart Data Mining Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Sistemas de Informações Executivas (EIS)

Visão Linear da GC DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO Dados interpretados, contextualizados. DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO Descrição, registro de fatos, eventos. Informação com valor agregado pela mente humana.

Visão Linear Ampliada da GC Contexto Conhecimento Dado Informação O que, quando, onde. Como Sabedoria O porquê FONTE: Bellinger, Gene, 2004

Fonte: Adaptação de PPGEGC-UFSC

Aplicação da GC GC Informação, Conhecimento Organização Estratégia Processo Decisório Organização Estratégia Informação, Conhecimento define mediante utilização subsidiar

Racionalidade Limitada (Simon) Irracionalidade Previsível (Ariely) USS Montana O Náufrago Processo Decisório (Perspectivas) Racionalidade Limitada (Simon) Irracionalidade Previsível (Ariely)

AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO Visão Sistêmica da GC AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO CONHECIMENTO Dados, Informações, Crenças, Valores, Experiências, Insights, Capacidades, Habilidades, Atitudes e Emoções.

Metáfora da Janela da GC – Maturidade do Grau de Conhecimento SABEMOS o que NÃO sabemos Intranets, Portais, Taxonomias, Esquemas, Classificatórios e Benchmarking. Provisão de acessos às informações e facilitação do compartilhamento do conhecimento Busca de informação direcionada Proporção de criação do conhecimento. Inteligência Competitiva, Pesquisa & Desenvolvimento, Pesquisa de Mercado. SABEMOS o que SABEMOS NÃO sabemos o que NÃO sabemos NÃO sabemos o que SABEMOS Auditoria de Informações. Mapeamento do Conhecimento. Comunidades de Prática, Redes de Conhecimento. Monitoração ambiental. Descoberta do conhecimento. Planejamento de cenários, prospecção do futuro, diálogo. FONTE: Janela de JOHARI - Adaptado de CHOO, 2002.

Mapeamento Conceitual da GC FONTE: Adaptado de SOUZA & ALVARENGA NETO (2003).

Modelos de Gestão e a GC Gestão de Competências Gestão do Capital Intelectual Gestão da TIC GESTÃO ESTRATÉGICA Gestão da Inovação Gestão de Processos Gestão do Conhecimento

Mapeamento Conceitual Integrativo da GC FONTE: Rivadávia de Alvarenga Neto (2008).

FONTE: Adaptado de Firestone e Mcelroy (2001). Modelo da “nova GC” FONTE: Adaptado de Firestone e Mcelroy (2001).

Modelo entre GC e Aprendizagem Organizacional FONTE: Fernando Goldman, disponível em http://kmgoldman.blogspot.com/

Diferencial Competitivo Objetivos da GC Organização Privada Inovação Inteligência Competitiva Diferencial Competitivo Diferencial Mercadológico Posição no Mercado Lucro Sustentabilidade Satisfação do Cliente

Realizações sócio-econômico-ambientais Objetivos da GC Organização Pública Realizações sócio-econômico-ambientais Melhorias de Indicadores-IDH (Educação, Saúde, Segurança, Habitação...) Inovação Bem-estar social Accountability Sustentabilidade

Tecnológica/Científica Processos/Projetos Estratégia Tecnológica/Científica INOVAÇÃO (Abrangência) Pessoas Gerencial Qualidade/Produtividade Produtos/Serviços Organizacional

Conhecimento Explícito Criação e Conversão do Conhecimento Conhecimento Tácito Criatividade (Processo Cognitivo) Inovação (Processos de Negócios, Produtos e Serviços) Invenção (Processos, Produtos Científicos/Tecnológicos) Conhecimento Explícito FONTE: Adaptado da Sociedade Portuguesa de Inovação

Intersecção/Convergência da GC e da Inovação

Definição Teórica de GC Conceito-Ensaio da SBGC-RS Gestão do Conhecimento é o processo sistemático, integrado e transdisciplinar que permeia a organização, compreendendo criação, identificação, seleção, organização, compartilhamento, disseminação, utilização e proteção de conhecimentos estratégicos, gerando valor para as partes interessadas.  

Definição Prática de GC Gestão do Conhecimento é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito propiciando alcançar os objetivos estratégicos e operacionais da organização.

Definição “Matemática” de GC Equação Fundamental da Informação/Conhecimento K (S) + Δ K = K¹ (S + Δ S) Δ I K: Conhecimento Inicial S: Estado de Conhecimento Δ: Incremento K¹: Novo estado de Conhecimento I: Informação Fonte: Adaptação de BROOKES,B. The Foundation of Information Science

Abordagem Estrutural da GC Processo Organizacional de Negócios Δ Valor Intangível Benefícios e Resultados Tangíveis

Aplicação da GC Objetivos/ Resultados Práticas de GC Aprendizagem Organizacional Capital Intelectual Educação Corporativa Ambientes Virtuais de Aprendizagem Inteligência Empresarial Comunidades de Práticas KPI, CRM, ERP, BSC, DW, DSS Workflow Banco de Talentos Portais (intra/extranets) Mapeamento do Conhecimento GED Objetivos/ Resultados Práticas de GC

“A teoria é quando nós sabemos tudo, mas nada funciona; a prática é quando tudo funciona, mas não sabemos por quê. Quando a teoria e a prática são reunidas, nada funciona e ninguém sabe por quê.” Autor Anônimo

Definição de GC no Âmbito da Administração Pública Conjunto de Processos e Práticas sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar as habilidades dos gestores públicos em criar, organizar e compartilhar as informações e conhecimentos estratégicos que facilitam a tomada de decisões e condução da gestão de políticas públicas.

Alguns Benefícios/Resultados da GC Criação e compartilhamento de novos conhecimentos e informações Inovação/Invenção Solução de problemas Aprendizagem Continuada (pessoal/organizacional) Redesenho de processos e funções Otimização do processo decisório Minimiza ou elimina a redundância de esforços (retrabalho) Minimiza a perda de Conhecimento (aposentadorias, rescisões)

Objetivos Práticos da GC Solução de problemas Apoio à decisão Ambientes de colaboração Ambientes de inovação

Duas Dimensões do Conhecimento Tácito (Subjetivo) Explícito (Objetivo) Conhecimento da racionalidade Conhecimento seqüencial Conhecimento digital Prática Teoria Conhecimento da experiência Conhecimento simultâneo Conhecimento analógico

Conhecimento Explícito Conversão do Conhecimento Principal foco da GC Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito

Objetivos Práticos da GC Processamento da Informação/Conhecimento Contextualização da Informação/Conhecimento (ambientes/cenários) Significação e relevância do que acontece e do que se faz Criação e compartilhamento de novos conhecimentos (aprendizagem, inovação) Otimização do processo de tomada de decisão

Modos de Conversão do Conhecimento Socialização (mestre – aprendiz) Externalização Combinação Internalização (professor – aluno) tácito explícito Fonte: Adaptação de Nonaka e Takeuchi

Conteúdo do Conhecimento Socialização Internalização Combinação Externalização Conhecimento Compartilhado Conhecimento Conceitual Conhecimento Sistêmico Conhecimento Operacional Fonte: Adaptação de Nonaka e Takeuchi

Abordagem Pedagógica da GC Conhecimento Individual APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conhecimento Organizacional

Tipologia de Práticas de GC Gestão de Pessoas e Competências: está relacionado à criação, disseminação e aplicação de informações que facilitam o conhecimento; Processos de Negócios: facilitam a estruturação e o fluxo do conhecimento organizacional; Tecnologia da Informação: focada na estrutura dos aplicativos e ferramentas que facilitam a captura, a codificação e o compartilhamento de conhecimentos. Fonte: Texto para discussão n.1095 do IPEA/Brasilia, junho/2005

Soma de Conhecimentos Individuais e Organizacionais Ativos Intangíveis Soma de Conhecimentos Individuais e Organizacionais Capital Intelectual: Capital Humano: Fonte de invenção, inovação e renovação. Competências individuais. Capital Estrutural ou Organizacional: Pertence à organização como um todo: publicações, tecnologias, patentes, sistemas, práticas, rotinas, procedimentos... Capital de Relacionamento: É o valor dos relacionamentos de uma organização com os seus clientes, fornecedores e ambiente externo. Fonte: Adaptação de Capital Intelectual – 2007, Sátiro Santiago e Sátiro Santiago Jr.

Novos e Melhores Produtos e Serviços Contexto da GC Aprendizagem Organizacional Criação do Conhecimento Organizacional Invenção / Inovação Diferencial Competitivo Sustentabilidade Novos e Melhores Produtos e Serviços

Barreiras na Implantação da GC Resistência cultural; Resistência organizacional; Resistência a mudanças: novos conhecimentos, novos processos; Falta de comprometimento da Administração Superior; Falta de capacitação dos facilitadores; Receio de perda do controle de Informações; Deficiência da Aprendizagem Organizacional.

Abordagem Funcional 1- Compartilhamento de conhecimento explícito: Portais Blogs/Microblogs Wikis Chat Podcast Videocast   2- Compartilhamento de conhecimento tácito: Fóruns Comunidades de Práticas Virtuais Teleconferências Videoconferências Redes Sociais (pessoais/profissionais) Marcadores (social bookmarks) Lições aprendidas Storytelling

3- Sistemas que alavancam a GC Sistemas de Informação EAD BSC Gestão da Inovação   4- Sistemas de Gestão de Competências Pessoais e Organizacionais. Mapas Mentais Mapas Conceituais Mapas Estratégicos Gestão de Processos/Projetos Coaching Páginas Amarelas

Ferramentas de Colaboração e Aprendizagem on-line http://www.mindmeister.com/pt/12213323/best-online-collaboration-tools-2011-robin-good-s-collaborative-map http://www.c4lpt.co.uk/recommended/2011.html Práticas: http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por

Grupos inter-funcionais Grupos inter-setoriais Comunidades de Prática Integração de novos modelos organizacionais Estruturas formais, hierárquicas de aquisição e difusão de informações, idéias, conhecimentos. Projetos, tarefas, resultados. Grupos inter-funcionais Grupos inter-setoriais Equipes de trabalho Estruturas complementares às anteriores, não hierárquicas que, consolidam o compartilhamento de conhecimentos, e propiciam a aprendizagem e a inovação. Trabalho, aprendizagem, mudança, inovação. Comunidades de Prática

Implementação/Implantação da GC Projeto-Piloto de Gestão do Conhecimento Mapeamento Organizacional Mapeamento de Processos/Projetos Mapeamento de Conhecimentos Mapeamento de Competências Mapeamento de Práticas Mapeamento de TICs Áreas Estratégicas Processos de Conhecimentos Práticas/Ferramentas Modelo de Gestão do Conhecimento

“Mais difícil do que convencer alguém a aceitar novos conceitos é convencer alguém a se livrar dos velhos conceitos.” John Maynard Keynes

“Devo ensinar-lhe, Tsu-lu, no que consiste o conhecimento “Devo ensinar-lhe, Tsu-lu, no que consiste o conhecimento? Quando você sabe alguma coisa, reconhecer que sabe; e, quando você não sabe alguma coisa, reconhecer que não sabe. Isso é conhecimento.” Confúcio (Século IV a.C)

Bibliografia ALVARENGA NETO, Rivadavia Correa Drummond de - Gestão do conhecimento em organizações. BROOKES, B. -The Foundation of Information Science. CHOO, C.W. – A organização do Conhecimento. DAVENPORT & PRUZAK – Conhecimento Empresarial. GUARAGNA, Eduardo – Desmistificando o Aprendizado Organizacional. LÉVY. Pierre – A Inteligência Coletiva LITTO, Freddric M.; FORMIGA, Marcos, (organizadores) – Educação a Distância, o estado da arte. NONAKA & TAKEUCHI - Criação do Conhecimento na Empresa. SCHERER, Felipe Ost; CARLOMAGNO, Maximiliano Selistre – Gestão da Inovação na Prática SENGE, Peter – A Quinta Disciplina. WENGER, Etienne – Comunidades de Prática. TERRA, José Cláudio – Gestão do Conhecimento - O Grande Desafio Empresarial. SANTIAGO, SANTIAGO Jr. – Capital Intelectual. SVEIBY, Karl – A Nova Riqueza da Organização. SBGC-RS : Biblioteca Virtual http://cmapspublic3.ihmc.us/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1244917135218_234089403_9243&partName=htmltext

Ferramentas de GC baseadas na Web 2.0 (algumas) Projetos/Processos: http://www.clockingit.com/ http://www.bizagi.com/ Rede Social Empresarial: https://www.yammer.com/ http://www.socialcast.com/product/ Wiki: http://www.wikispaces.com/

Mapas Conceituais/Mentais: http://cmap. ihmc. us/ http://freemind Mapas Conceituais/Mentais: http://cmap.ihmc.us/ http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page Portais/Blogs de GC Corporativos: http://pt-br.wordpress.com/ http://www.webnode.com.br/ Ambientes de Aprendizagem/Práticas: http://moodle.org/