Matemática a Distância:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
A atitude dos discentes no ensino superior a distância

CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
MODELANDO SÓLIDOS Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem.
Contexto de Educação a Distância
Conformação Mecânica de Chapas
TÓPICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A.
Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Tecnologias - Matemática Equações da circunferência
IV Seminário de Pesquisa em EaD
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Educação Ambiental - GPEEA
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Portal Educacional Clickideia
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Colégio Estadual “Antenor Padilha”.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Software e Educação para o Desenvolvimento do Pensamento UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Iª Oficina "Educação e Software Livre Brasília - março.
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
Introdução à Educação à distância
Matemática 3º ano – Ensino Médio
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Política Educacional Brasileira
Professor  Neilton Satel
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Ação Assessorias de Matemática, Interação Virtual e Robótica para Prática de ensino-aprendizagem em Matemática Carla Maciel R. Pedroso Marcus Vinicius.
Pbworks – professores e estudantes criando diários virtuais para aprender Matemática Fabiana Fattore Serres – Colégio de Aplicação.
O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA COM O USO DO SOFTWARE GRAFEQ
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Sensoriamento Remoto, Cartografia e Geoprocessamento
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Microsoft Excel.
Serviço de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Utilização de Software no Ensino/Aprendizagem de Matemática Eduardo Lucchesi Susana Seidel L i c e n c i a t u r a e m M a t e m á t i c a n a U F R G.
Volume de Prismas Retos
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Matemática a Distância: I ENCONTRO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UFPA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: O CURSO DE MATEMÁTICA DA UFPA Belém do Pará – 17 e 18 novembro 2005 Matemática a Distância: Que Distância? Marcus Basso mbasso@ufrgs.br

Um primeiro tipo de distância I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Um primeiro tipo de distância

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Belém Porto Alegre

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Uma realidade

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? EAD Lic Mat - UFPA

Um segundo tipo de distância I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Um segundo tipo de distância

Comunicação “Televisão” (unidirecional) I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Comunicação “Televisão” (unidirecional)

Comunicação “Telefone” (bidirecional) I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Comunicação “Telefone” (bidirecional)

Comunicação “Internet” (ou Rede) (multidirecional) I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Comunicação “Internet” (ou Rede) (multidirecional)

Alternativas para romper o primeiro tipo de distância I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Alternativas para romper o primeiro tipo de distância

Criação de objetos de aprendizagem em Matemática I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Criação de objetos de aprendizagem em Matemática Desenvolvimento e implementação de ferramenta de comunicação síncrona para Matemática COMUNICAÇÃO DIGITAL EM MATEMÁTICA PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES Desenvolvimento e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem PROJETO AMADIS, MDMat, AVA Mathematikos, Matematicão,...

Criação de objetos de aprendizagem I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Criação de objetos de aprendizagem Recursos em Flash para cursos de Geometria Plana e Espacial Coordenação conjunta: Prof. Marcus Vinicius de A. Basso Profa. Maria Alice Gravina Profa. Vera Clotilde Vanzetto Garcia Equipe: Profa. Daniela Stevanin Hoffmann, Prof. Marcelo Salvador Cóser Filho Acad. Cristiano Lopes Lima, Acad. Eduardo Meliga Pompermayer, Acad. Eduardo Melloni Lucchesi Acad. Janaína Marquez, Acad. Paula Aguiar da Silva, Acad. Ricardo Folchini Jardim Acad. Rodrigo Orestes Feijó, Acad. Rodrigo Sichocki da Silva, Acad. Vinicius Teixeira da Silva

Desenvolvido pela Equipe do Projeto MDMat I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Desenvolvido pela Equipe do Projeto MDMat

Desenvolvido pela Equipe do Projeto MDMat I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Desenvolvido pela Equipe do Projeto MDMat

Desenvolvido pela Equipe do Projeto MDMat I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Desenvolvido pela Equipe do Projeto MDMat

Ambiente Virtual de Aprendizagem Mathematikos I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Ambiente Virtual de Aprendizagem Mathematikos

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

Mas, nem tudo é tranqüilo... I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Mas, nem tudo é tranqüilo...

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Resolver um problema de geometria solicitando que seja dada uma justificativa para a opção feita via utilização de um formulário na web

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Justificativa descrevendo o procedimento necessário para resolver a questão utilizando apenas a linguagem corrente Nome: ------- Data: 20/10/2005 Hora: 11:18:51 Alternativa: E Justificativa: Primeiramente calculamos o lado do cubo, que é 4. Depois, sabendo que cada vértice do hexágono divide o lado do cubo em dois, calculamos o lado do hexágono regular, sabendo que ele é a diagonal de um quadrado de lado 2. Após isso calculamos a área de um triângulo que forma o hexágono e depois multiplicamos por 6 e encontramos a área da região sombreada.

Parte do código html da justificativa apresentada acima I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Justificativa na qual o estudante procurou utilizar linguagem matemática Nome: ------- Data: 20/10/2005 Hora: 11:19:34 Alternativa: E Justificativa: Se o volume V do cubo é 64cm3, então, se a é a aresta do cubo: V = 64 => a3 = 43 => a = 4 cm Se l é o lado do hexágono, então: l2 = (a/2)2 + (a/2)2 = 2[(a/2)2] = 2[(4/2)2] = 2.22 = 8 => (como l>0) l = 2SQRT(2) Temos que a área A do hexágono é: A = 6.[l.(lSQRT(3)/2)/2] = 3[l2SQRT(3)/2]= 3.8.SQRT(3)/2 = 24.SQRT(3)/2 = 12SQRT(3) Parte do código html da justificativa apresentada acima Se o volume V do cubo é 64cm<sup>3</sup>, então, se a é a aresta do cubo:<br> V = 64 => a<sup>3</sup> = 4<sup>3</sup> => a = 4 cm<br> Se l é o lado do hexágono, então:<br> l<sup>2</sup> = (a/2)<sup>2</sup> + (a/2)<sup>2</sup> = 2[(a/2)<sup>2</sup>] = 2[(4/2)<sup>2</sup>] = 2.2<sup>2</sup> = 8 => (como l>0) l = 2SQRT(2)<br> Temos que a área A do hexágono é:<br> A = 6.[l.(lSQRT(3)/2)/2] = 3[l<sup>2</sup>SQRT(3)/2]= 3.8.SQRT(3)/2 = 24.SQRT(3)/2 = 12SQRT(3)

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Editando equações...

1 2 3 Escrever com um editor de textos I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Escrever a seguinte frase: “O que podemos dizer sobre a série .“ Escrever com um editor de textos Inserir um objeto a partir de um plugin (próprio para gerar expressões matemáticas) Escrever o texto matemático 1 2 3

4 4. Enviar o texto via webmail. I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? 4. Enviar o texto via webmail. 4

Interface do EMOL - Editor Matemático Online I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Interface do EMOL - Editor Matemático Online Desenvolvido pelo Acadêmico Vinicius Teixeira - Projeto Amadis – Laboratório de Estudos Cognitivos

tempo despedido na edição/envio de expressão matemática – conexão ADSL I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? tempo despedido na edição/envio de expressão matemática – conexão ADSL

tempo despedido na edição/envio de expressão matemática I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? tempo despedido na edição/envio de expressão matemática – conexão discada

Características do Editor Matemático On-Line : I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Características do Editor Matemático On-Line : - Permite a edição de textos matemáticos - Estabelece comunicação síncrona - É compatível com diferentes sistemas operacionais portabilidade - Oferece segurança aos usuários - Apresenta boa usabilidade - Exige apenas conhecimentos básicos de navegação na Internet

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Usando software...

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Régua e Compasso

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Winplot

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Graphequation http://mathema.psico.ufrgs.br/coser/mestrado/tecmat/grafeq/obra.htm - Marcelo Cóser

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Google Earth

Alternativas para romper o segundo tipo de distância I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Alternativas para romper o segundo tipo de distância

Projetos de Aprendizagem I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Projetos de Aprendizagem

Projetos de Aprendizagem I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Projetos de Aprendizagem no Ensino Superior?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Autores: Claudio Oscar Petry, Daniela Stevanin Hoffmann, Luiz da Mota Machado e Nelson Alexandre Korman

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Construção de webfólios com produções dos estudantes de Licenciatura em Matemática

Comparando dois modelos... I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Comparando dois modelos...

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? 1

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? 2

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Porém...

É possível criar uma estrutura para integrar os conhecimentos de um I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? É possível criar uma estrutura para integrar os conhecimentos de um Curso de Licenciatura? (seja ele presencial ou a distância)

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Mas...

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? O esforço aplicado na formação do Ensino Superior deve se refletir no trabalho realizado na Escola.

Como? Estabelecimento de parcerias entre: - professores de Escolas, I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Como? Estabelecimento de parcerias entre: - professores de Escolas, - docentes de Universidades e - alunos de Licenciatura em Matemática Produção de materiais para WEB por alunos de Licenciatura em Matemática - IMAT e LEC - UFRGS Atendimento (em classe e a distância) de alunos do Ensino Básico Criação de cursos online para professores do Ensino Básico

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Páginas produzidas e administradas por estudantes de Licenciatura em Matemática em suas práticas de ensino

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

- Aprendizagem de sistemas de referência com livros e web I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? - Utilização de mapas - Aprendizagem de sistemas de referência com livros e web - Estudos de escala/proporcionalidade

Operações com decimais e inteiros - uso de planilha de cálculo I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Operações com decimais e inteiros - uso de planilha de cálculo

Operações com números decimais utilizando planilhas de cálculo I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Atividade utilizando informações sobre preços publicados em jornais e na WEB Operações com números decimais utilizando planilhas de cálculo

Alunos aprendem a compartilhar suas idéias e tarefas... I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Alunos aprendem a compartilhar suas idéias e tarefas... Trabalhos colaborativos entre os alunos

... assim como os professores. I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? ... assim como os professores. Organização de atividades na Web e registros de observações em webfólios - Estudantes de Matemática planejam e executam suas ações em grupo

Oficina de Cabri-Géomètre I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Alunos criam seus projetos em Geometria Oficina de Cabri-Géomètre Oficina ministrada pelos estudantes Daniela Hoffmann, Marcelo Cóser e Marcelo Becker (atualmente professores)

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Criam mapas de conceitos, ferramentas e atividades realizadas com uso do software CMap

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? As atividades contribuem para as reflexões dos estudantes de Matemática sobre os processos de aprendizagem de seus alunos “a idéia de perpendicularidade entre os eixos já está presente. No entanto, vi que a noção de proporções ainda não está bem definida, como podemos ver na transposição (parcial) de um gráfico feito por aluno nesta aula.”

Alunos e Professores trabalhando coletivamente... I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Alunos e Professores trabalhando coletivamente...

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Portanto...

Na formação dos professores, ênfase em experiências orientadas para: I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Na formação dos professores, ênfase em experiências orientadas para:

criar e exercitar novas práticas em Escolas; I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? criar e exercitar novas práticas em Escolas; trabalhar em equipe no planejamento de atividades a serem desenvolvidas com crianças e adolescentes; trabalhar em equipe com seus próprios alunos na Escola; utilizar os recursos digitais oferecidos pelas novas tecnologias tanto no planejamento com seus colegas quanto no trabalho com alunos em Escolas

Nessa forma de trabalho I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Nessa forma de trabalho O currículo da Escola é transformado e se transforma Altera padrões de trabalho de professores e alunos Estabelece novos objetivos para a formação de professores na Universidade

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Orçamento

Glossário de Formas e Objetos Geométricos I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Glossário de Formas e Objetos Geométricos Você está descobrindo muitas formas geométricas no trabalho da Interação Virtual e Matemática. Você gostaria de escrever o que está descobrindo? Nome do objeto ou forma geométrica: O que você sabe sobre o objeto ou forma geométrica? Você poderia escrever como ele é? Você poderia escrever um exemplo em que tal forma ou objeto é utilizado? Que questões/dúvidas você gostaria de escrever sobre este objeto?

Objeto/forma: tijolos I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? O que sei sobre o objeto: O QUE É UM RETÂNGULO? O retangulo é quase um quadrado, é um quadrado esticado, um pouco para a direita e um pouco par esquerda isso vai se tornar num retângulo. Di moral é um quadrado com a largura do que um quadrado mais Objeto/forma: tijolos O que sei sobre o objeto: O material que nós estamos pesquisando e sobre, tijolos, ele e formado por ma figura muito popular que e o retangulo. O tijolo pode ser usado em, principalmente em casas. E existem varios tipos e formas deste material. Exemplo de utilização do objeto: Em construcoes Dúvidas ou questões sobre o objeto: Para que serve aqueles furos que contem nos tijolos Qual e o melhor tijolo, o que tem furos ou o que não tem

Objeto/forma: Circunferência I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Objeto/forma: Circunferência O que sei sobre o objeto: Uma circunferência nada mais é do que um circulo, que tem a mesma distância do seu centro até todas as milhares de pontas existentes no circulo. Objeto/forma: cubo O que sei sobre o objeto: O cubo é uma figura estilo um quadrado, mas em uma forma espacial. Ele contém seis lados iguais com o ângulo de 90°. Objeto/forma: cano O que sei sobre o objeto: A forma geométrica de um cano é o cilindro, um círculo com mais volume

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Objeto/forma: Volume O que sei sobre o objeto: Volume pode ser uma unidade de medida de som e pode também medir tamanho. Por ser uma unidade de medida não tem forma. Exemplo de utilização do objeto: Volume pode ser usado para aumentar ou diminuir tamanho de coisas. Ex.: Se eu der volume à um quadrado é será um cubo. Se der volume à um círculo será uma esfera. Se der volume ao triângulo será uma piramide.

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Objeto/forma: Cone O que sei sobre o objeto: É um objeto de forma arredondada, que tem sua parte superior com a largura reduzido a um pequeno ponto. Objeto/forma: Cone O que sei sobre o objeto: É um objeto em forma circular em sua parte inferior, enquanto sua altura cresce, sua forma de circunferência vai se tornando menor, até que fica uma ponta em cima. Exemplo de utilização do objeto: É um tipo de forma geométrica não muito utilizado em construções... ele é muito usado na culinária para se enfeitar bolos... Esta forma geométrica é feita de material plastico nas ruas para isolar certos locais. Também a capa usada nos abajures, é feita em mais ou menos em forma de cone, mas a diferença neste casa é que a parte superior é cortada para facilitar a ação da luz.

"Eu acho que (a Internet) é uma rede assim, I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? "Eu acho que (a Internet) é uma rede assim, tudo junto, de outros lugares do mundo, outros países, uma rede em que a gente tem vários sites que a gente usa pra pesquisar, outros pra brincar, outros pras dúvidas que a gente tem."

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?

Matemática a Distância: I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Matemática a Distância: Que Distância?

Novas Tecnologias X Métodos Antigos I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Dicotomia Novas Tecnologias X Métodos Antigos

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? ... fazer sem compreender ...

... enfrentar as resistências ... I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? ... enfrentar as resistências ...

Todas as que precisam ser rompidas. I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância? Todas as que precisam ser rompidas. Marcus Basso mbasso@ufrgs.br

I Encontro dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – UFPA Matemática a Distância: Que Distância?