SETOR AGROALIMENTAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível
Advertisements

Agroindústria Familiar
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
ECR Grupo 14 F x.
Subdesenvolvimento.
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL: ÁLCOOL E AÇÚCAR
Resumo: Silas Ferreira Governança e Desenvolvimento em Cadeias de Valor Globais Humphrey e Schmitz, 2000 PRO 5809 – Redes de Cooperação Produtiva.
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR
AGRONEGÓCIO.
Comércio Mundial.
Bovinocultura: uma tendência global e seus rebatimentos no Brasil
U08 – Grupo 19S Logística de distribuição
E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
Economia Européia.
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Prof. Jeferson C. de Souza
A Circulação da Mercadoria
O Poder das Corporações Globais
Economia Mundial G5.
Capítulo 22 – Os países emergentes
Agrotóxicos, Transgênicos e Soberania alimentar
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
subdesenvolvidos e IDH
Figura 1: Factores determinantes na evolução das fileiras hortofrutícolas DIVERSIFICAÇÃO Massificação da Produção Urbanização Alteração no Consumo CONCENTRAÇÃODADISTRIBUIÇÃOCONCENTRAÇÃODADISTRIBUIÇÃO.
Capítulo 8 Distribuição
SETOR AGROALIMENTAR.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Matriz Importância x Incerteza A A Clientes Alto grau de diversificação dos mercados (Ex. criadores de suínos, peixes, etc. a empresas de processamento.
Inovação no Setor de Serviços
Cenário econômico mundial Condições FavoráveisCondições Desfavoráveis Economia mundial aquecida, influenciada pelo crescimento contínuo do BRIC – Brasil,
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG
Híbridos de Arroz – Presente e Futuro
Iniciando na logística empresarial
SETOR AGROALIMENTAR.
Globalização.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Princípios da Geografia Econômica
A Sociedade em Rede Manuel Castells
Agropecuária aumento da concentração e da escala das propriedades e das empresas agroindustriais; aumento da competitividade.
AULA 3 Marketing.
Novos modelos de negócios
Origens e bases do mundo global.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
©2000 Prentice Hall Objetivos ä Análise das necessidades e tendências no macroambiente ä Tendências demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas,
SETOR AGROALIMENTAR. ESPECIFICIDADE DO SETOR Produção local, vinculada a condições climáticas, biológicas e socioculturais específicas X Distribuição.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  As atividades econômicas caracterizam-se pela especialização  Três tipos de sistemas econômicos  Economias.
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
TEORIA DA ORGANIZAÇAO INDUSTRIAL Fundamentada em questões de política publica (nasceu em Harvard na década de 30) Fundamentada em questões de política.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
FORDISMO, ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL E TOYOTISMO
Transcrição da apresentação:

SETOR AGROALIMENTAR

ESPECIFICIDADE DO SETOR Produção local, vinculada a condições climáticas, biológicas e socioculturais específicas X Distribuição e consumo globais Produção de alimentos para mercado global (em que nunca há escassez) exige alto investimento de capital e concede muito poder para produtroes de alimentos transnacionais e grandes varejistas Provoca também distúrbios ambientais: Exploração excessiva dos ecossistemas Aplicação de fertilizantes químicos Aplicação de inseticidas químicos Manipulação genética Transporte de alimentos de alto valor por vastas distâncias Tudo isso torna o setor muito sensível, central em disputas na OMC e outras organizações internacionais. Cultura/ética: Segurança dos alimentos (mal da vaca louca, gripe aviária, aftosa) e transgênicos afetam questões comerciais

CIRCUITOS DE PRODUÇÃO São muito diversificados, dependem do produto (não é como em automóveis ou semicondutores, em que o circuito é homogêneo para todo do setor) Integrados: permite quase um sistema just in time, com controle sobre qualidade do produto e segurança do alimento (produção de frango nos EUA) Alternativos: agricultura orgânica, comércio justo: “redistribuem o valor através da rede contra a lógica da produção de commodities em massa, recuperam a confiança entre produtores e consumidores de alimento e articulam novas formas de associação política e controle de mercado”. são muito diversificados, dependem do produto (não é como em automóveis ou semicondutores, em que o circuito é homogêneo para todo do setor) Alguns setores, como a produção de frangos nos EUA, são altamente integrados: permite quase um sistema just in time, com controle sobre qualidade do produto e segurança do alimento Em outros, há circuitos alternativos: agricultura orgânica, comércio justo: “redistribuem o valor através da rede contra a lógica da produção de commodities em massa, recuperam a confiança entre produtores e consumidores de alimento e articulam novas formas de associação política e controle de mercado”.

PROCESSOS DE PRODUÇÃO Processos de produção especializada e padronizada respondendo a padrões econômicos de eficiência e competitividade Processos de produção especializada e localizada tentando negociar com base em qualidades ambientais, nutritivas e de saúde

TENDÊNCIAS Globalmente: crescem produtores do Hemisfério Sul, que baseiam sua vantagem no clima (estações alternadas em relação ao Norte): imensos fluxos de longa distância. Regionalmente: áreas de produção mais exótica dentro dos principais mercados da América do Norte, Europa e Leste Asiático leva a fortes fluxos de comércio intraregionais de alimentos de alto valor. Localmente: interesse cada vez maior em redes de alimentos alternativos gera movimentos mais curtos segmentos de alto valor da produção e comércio agrícola: frangos, frutas e vegetais frescos e café Globalmente: crescem produtores do Hemisfério Sul, que baseiam sua vantagem no clima (estações alternadas em relação ao Norte): imensos fluxos de longa distância. Regionalmente: áreas de produção mais exótica dentro dos principais mercados da América do Norte, Europa e Leste Asiático leva a fortes fluxos de comércio intrarreginais de climentos de alto valor.

TENDÊNCIAS Espaços especializados de produção Opções e resistência do consumidor Mudanças tecnológicas na produção alimentar Regulamentação da produção de alimentos agrícolas Concentração e consolidação

ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS Domínio de poucas empresas transnacionais Metade do mercado de semente é controlado por 10 empresas Mercado de pesticida é controlados por 10 empresas (1/5 do mercado) 1/4 do mercado alimentos embalados é controlado por 10 empresas 1/4 do mercado de alimentos é controlado por 10 empresas

CONCLUSÃO Grande transformação do setor nas últimas décadas – ex.: alimentos de alto valor nutritivo Desenvolvimento de importantes complexos de produção territorial e circuitos de produção - complexa interação entre grandes produtores, varejistas, Estados e grupos de consumidores Produção e distribuição de agroalimentos se tornaram cada vez mais industrializados em termos de tecnologia de produção e distribuição Pressão do consumidor está crescendo Setores com alta regulamentação estatal, além de subsídios e protecionismo Setores dominados pelas grandes empresas transnacionais, produtores e varejistas Geografias da produção, distribuição e consumo de produtos agrícolas se transformaram muito ao longo de poucas décadas Isso se verifica principalmente em alimentos de alto valor nutritivo Desenvolveram-se importantes complexos de produção territorial na produção de alimentos agrícolas nos países desenvolvidos e também nos países recém-agriculturializados Para respaldar esses desenvolvimentos, existe uma complexa interação entre grandes produtores, varejistas, Estados e grupos de consumidores Produção e distribuição de agroalmentos se tornaram cada vez mais industrializadas em termos de tecnologia de produção de alimentos e de como e onde essa produção e distribuição são organizadas Foram desenvolvidos circuitos de produção cada vez mais complexos, nos quais o grau de integração implementada pelos grandes produtores e compradores se aprofundou muito Setores agroalimentares são atividades contestadas por questões éticas, de segurança e ambientais Pressão de consumidores estão crescendo São setores com alta regulamentação estatal, além de subsídios e protecionismo São setores dominados pelas grandes empresas transnacinais, produtores e varegistas