Parte IV: Alguns debates do pós-Real SISTEMÁTICA DE FUNCIONAMENTO DAS AULAS E DE AVALIAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Senado Federal Comissão de Assuntos Econômicos Relatório da 1ª Sessão Legislativa 54ª Legislatura CAE EM NÚMEROS.
Advertisements

A Pós-Modernidade é um movimento de ruptura que surgiu nos fins do século XX, onde o conceito de progresso (da Era Industrial) vai sendo substituído pelo.
Glauco Arbix Universidade de São Paulo - USP 13 de dezembro de 2006 CGEE – ABDI – FIESP - ANPEI Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica Ambiente Institucional.
A contribuição dos benefícios sociais para a queda recente da desigualdade e pobreza Ricardo Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IPEA) Samuel Franco (IPEA)
TRANSFORMAÇÕES DA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE I HISTÓRIA RECENTE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
PORQUE PRECISAMOS DE UMA NOVA POLÍTICA ECONÓMICA Universidade de Verão Castelo de Vide, 25 de Agosto de 2009 António Borges.
> Lia Hasenclever (IE/UFRJ) Grupo Inovação - Instituto de Economia da UFRJ A Crise Econômica Global e a Indústria Brasileira.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Condicionantes da Desigualdade de Renda no Brasil
Economia Prof. Mariland Francisco Righi com
Parte IV: Alguns debates do pós-Real
Temas 1 – A política econômica no Governo Lula ( )
Aspectos Gerais do Brasil na década de 1990
1 Trabalho, riqueza e vulnerabilidade externa Reinaldo Gonçalves 37º. Encontro Nacional CFESS/CRESS Brasília, 25 de setembro de 2008.
Globalização econômica e comércio exterior
Herança e macrocenários
Carlos Alfredo Barreto Guedes Rio de Janeiro - Novembro 2008
Globalização econômica
A ASCENSÃO DA CHINA NO SISTEMA MUNDIAL E OS DESAFIOS PARA O BRASIL
A reforma do setor elétrico e as estratégias das empresas
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Alessandro Ferreira dos Passos Graziela Ansiliero Luis Henrique Paiva
Aula de apresentação Professora juliana benicio
Ilan Goldfajn Aurelio Bicalho Políticas Monetária, Fiscal e Choque Global: Análise Empírica da Dinâmica da Produção Industrial entre 2008 e 2012.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 Programação Orçamentária 2004 Brasília, 15 de abril de 2004 MINISTRO GUIDO MANTEGA.
Dilemas da institucionalização de políticas sociais em 20 anos de Constituição Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato Universidade Federal Fluminense
Ministro Paulo Bernardo
ATUALIDADES DO MUNDO DO TRABALHO
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
O EVENTO O XVII Congresso Brasileiro de Economista tem com foco o rumo futuro da economia brasileira com base em estratégias alternativas de desenvolvimento.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
Análise Espacial e Temporal da Dengue no contexto sócio-ambiental do Rio de Janeiro, Tatiana Rodrigues de Araujo Teixeira Orientador: Oswaldo.
Previdência, pobreza e desigualdade Brasília, abril de 2007 Ricardo Paes de Barros - IPEA.
Economia brasileira plano real e seus desdobramentos cap. 16
RESPOSTAS DAS QUESTÕES CAP. 12 E 16
Ec. Brasileira Contemporânea Aula: 06/02/2007 Economia Brasileira Contemporânea – Turma 8º M - Aula Introdutória – Fevereiro de )Política de Substituição.
Instituto de Economia – UFRJ
Regime de Crescimento e Geração de Emprego como Determinantes Macroeconômicos da Desigualdade de Renda: uma análise para o caso do Brasil Miguel Bruno.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte
Paulo Bernardo Dezembro
INTEGRAÇÃO SERVIÇOS E INDÚSTRIA NA REGIÃO DO ABC Agosto de 2006 Miguel Matteo
Evolução do Financiamento da Seguridade Social nos últimos 20 anos
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – Algumas observações teóricas e conjunturais Denise Lobato Gentil – Instituto de.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
1º Edição | 2008 | MBA Executivo Uma abordagem multidisciplinar Antonio Pires de Carvalho (organizador)
“ A BALANÇA COMERCIAL SOBRE O REGIME DE CÂMBIO FLUTUANTE” Barros & Giambiagi. Brasil globalizado: o Brasil em um mundo surpreendente. Ed. Campus, 2008.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Regras Institucionais e Inovação no Sistema de Proteção Brasileiro: Décadas de 1990 e 2000 Seminário Políticas de Saúde e Proteção Social – Escola Nacional.
História do Brasil De Itamar à Lula.
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Tópicos Especiais em Saúde
Pensamento Latino-Americano e Políticas de C,T&I Aula 20- Políticas de atração de empresas multinacionais e promoção da inovação tecnológica Professor.
Estabilização, reformas e desequilíbrios macroeconômicos
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
A economia brasileira e o ajuste fiscal
A Política Econômica do Governo Lula: avaliação e agenda de reformas
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
POLÍTICA FISCAL KEYNESIANA VERSUS CONSENSO DE WASHINGTON.
A Industrialização Brasileira:
Economia Empresarial - FSDB Objetivo geral Proporcionar capacidade de entendimento sobre a economia da empresa e as influências sofridas pelas empresas,
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Parte IV: Alguns debates do pós-Real SISTEMÁTICA DE FUNCIONAMENTO DAS AULAS E DE AVALIAÇÃO

Temas 1 – A política econômica no Governo Lula ( ) GONÇALVES; FILGUEIRAS (2007), MARQUES (2010), NAKATANI; OLIVEIRA (2010); PASTORE; PINOTTI (2006); VELLOSO (2006), GIAMBIAGI (2004). 2 - A indústria brasileira desde os 90: conseqüências da internacionalização e vulnerabilidade externa. LAPLANE (2006), COUTINHO (1997), GONÇALVES; FILGUEIRAS (2007), ARAÚJO; SILVA (2004), NASSIF, A. (2006). 3 - A questão social: universalismo X focalismo - GONÇALVES; FILGUEIRAS (2007), BOYADJIAN(2010); POCHMANN (2003); KERSTENETZKY, C. L. (2005); BARROS (2001); BARROS et al (2006); HOFFMAN (2006?).

1 – A política econômica no Governo Lula ( ) Política fiscal Política monetária Política cambial Conexão entre elas A macroeconomia do governo Lula

2 - A indústria brasileira desde os 90: conseqüências da internacionalização e vulnerabilidade externa. Privatização X internacionalização X vulnerabilidade externa A concorrência no plano da indústria A desindustrialização A política industrial e tecnológica A reprimarização da pauta exportadora O papel do IDE na industria recente

3 - Distribuição de renda e questão social Universalismo Focalismo Debate atual sobre a redução da desigualdade e pobreza O mundo do trabalho e a precarização

ALTERNATIVAS DE AULAS E AVALIAÇÃO 1.Aula expositiva de cada tema e prova por tema 2.Acompanhamento de leitura na aula e trabalho simples em grupo de 2, escrito, mínimo 2 textos p/ cada pessoa