DPP Terceiro Setor Área temática Meio Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Advertisements

Considerações sobre Sementes Crioulas na Produção Orgânica
EXTRATIVISMO Rubens Gomes.
BIODIVERSIDADE Acesso aos recursos genéticos, Proteção ao conhecimento tradicional associado e Repartição de benefícios.
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
André Ferreira Dos Santos Agricultor Familiar Canguçu /RS.
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Ecossistemas Educação Ambiental Fauna Fiscalização Flora Institucional
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
“Desenvolvendo e disseminando modelos inovadores de conservação da biodiversidade que promovam benefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação.
Políticas Públicas para o Fomento à Silvicultura com Espécies Nativas
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Brasília, 29 de Novembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1Santana, M.R.O.; 2Costa Neto, S.V.; 3Santana. L.O.
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS
Painel: Aspectos destacados
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura
Programa Biota/fapesp
Um Banco da Amazônia.
PROGRAMA AMAPAENSE DE BIODIESEL Admilson Torres Coordenador de Difusão Tecnológica Brasília, 29 e 30 de março de 2005 PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO.
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Informação para a Gestão em Saúde: Rede Gaúcha de Informações em Saúde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
O Trabalho da Associação de Produção e Cultura Indígena Yakinõ. O Caso do Babaçu dos Mura, Amazonas Lorena Araujo Tariano (Yakinõ)
Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Sala Caatinga Cerrado na ExpoSustentat 2008
Florestas Públicas e Mosaicos
A Atenção Primária à Saúde em Santa Bárbara d’Oeste - SP Experiência da Estruturação dos Processos de Trabalho e Implantação da ESF/PMMB Dreison Luis Iatarola.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Estratégias para a Amazônia
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
CHAMADA MDA/MCT/CNPq/BNB JUNHO/2008
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
Associação Brasileira
FUNDO BABAÇU Criado por
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

DPP Terceiro Setor Área temática Meio Ambiente UNICAMP - Campinas 12/06/2003

DPP Terceiro Setor Estudos Estudo: Organizações não governamentais com atuação na área temática Meio Ambiente Executor: Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação - GEOPI/DPCT/Unicamp

DPP Terceiro Setor Seleção das ONGs Meio Ambiente: Projetos selecionados, no período 1999-2001, em fundos/programas aprovisionados com recursos públicos: Fundo Nacional do Meio Ambiente/MMA Programa Meio Ambiente da United States Agency for International Development (USAID/Brazil) Programa Nacional de Diversidade Biológica (Pronabio/edital Probio)/MMA Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) Programa Biota/FAPESP

DPP Terceiro Setor Seleção das ONGs Distribuição das 69 ONGs por região

DPP Terceiro Setor ONG: Agrotec Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores Criação: 1991 Localização: Diorama – GO (2.498 habitantes - Censo 2000)

DPP Terceiro Setor ONG: Agrotec Porque a escolha da Agrotec? atua nas 6 linhas de atuação há componente forte de C&T e pesquisa possui parcerias com instituições de pesquisa capacidade de formar rede inserida fora do eixo Centro-Sul e Amazônia potencial de desdobramento de seus projetos

DPP Terceiro Setor AGROTEC - Caracterização Geral Missão: A Agrotec surgiu da reunião de pequenos agricultores em torno da necessidade de desenvolver tecnologias para produção sustentável a partir de espécies nativas do cerrado, de forma a resgatar, conservar, profissionalizar, usufruir e proteger o acervo de conhecimentos tradicionais agro-extrativistas sobre o Bioma Cerrado. Público-alvo: Comunidade local, Pequenos agricultores, Povos Indígenas, Outras ONGs, Pesquisadores, Formuladores de políticas públicas, Assentados

DPP Terceiro Setor AGROTEC - Caracterização Geral Faixa orçamentária em 2001: Entre 200.000 e 500.000 reais 2 Graduados 2 Mestres 1 Doutor

DPP Terceiro Setor AGROTEC - Caracterização Geral Sistema Agroambiental da Agrotec é composto por 4 programas: 1 – Criação e manejo de animais silvestres (cateto, queixada, capivara, tartaruga), 2 – Cultivo de plantas medicinais e produção de medicamentos fitoterápicos, 3 – Aproveitamento econômico de plantas nativas 4 – Turismo técnico

DPP Terceiro Setor AGROTEC - Fitoterápicos Fontes de recurso: Projeto de Medicina Alternativa - Fitoterapia (MMA/Programa Nacional do Meio Ambiente) Executor: Prefeitura de Diorama Co-executora: AGROTEC Parcerias:Governo do Estado de Goiás (SEMARH), FIOCRUZ, Landwehr Apotheke Projeto de produção e comercialização de produtos agroexrativistas do bioma cerrado (1999 a 2000) (FUNBIO) Executor: AGROTEC Parcerias: Landwehr Apotheke, Paul Muggenburg (empresa de comercialização de produtos naturais - Alemanha), Pró-Fauna Assessoria e Comércio Ltda., ISPN/PPP/GEF, Governo do Estado de Goiás (SEMARH), Prefeitura Municipal de Diorama (GO), Associação dos Municípios do Médio Araguaia, Rio Claro e Caiapó (AMMA), MDA/INCRA, Ministério do Meio Ambiente e FIOCRUZ Principal produto: fitoterápicos

DPP Terceiro Setor AGROTEC - Fitoterápicos Atuação: Levantamento epidemiológico regional - 22 principais doenças de atenção básica --> 36 fórmulas/medicamentos fitoterápicos

DPP Terceiro Setor AGROTEC - Fitoterápicos Atuação: 10 anos de experiência na produção de plantas medicinais: importação e aclimatação de plantas exóticas (com pureza genética e validadas tecnicamente) para o bioma Cerrado identificação e cultivo de plantas nativas através do convênio com Farmanguinhos/Fiocruz formação do banco de germoplasma de plantas nativas e adaptadas

DPP Terceiro Setor AGROTEC - Fitoterápicos Atuação: Transferência de tecnologia a partir de 2 farmacêuticos do laboratório alemão: adequação de equipamentos e processos (secadores solar; destilação à vapor, extração e filtragem de óleos vegetais a frio) elaboração das fórmulas (a partir de fórmulas e composições de uso regular na Alemanha) capacitação da equipe da AGROTEC para atuar em todas as etapas

DPP Terceiro Setor AGROTEC - Fitoterápicos Atuação: atendimento da demanda local/regional de fitoterápicos via prescrição médica no atendimento básico de saúde (Programa de Saúde da Família)

DPP Terceiro Setor AGROTEC - Fitoterápicos Contribuições do sistema: barateamento de custos (economia municipal de 30% nos gastos na área da saúde, redução de mais de 50% dos casos de internação) valorização da cultura e diversidade local, através do resgate do acervo e profissionalização do uso de conhecimentos tradicionais resgate, conhecimento e proteção da Biodiversidade brasileira produção de plantas medicinais é mais eficaz que manejo de plantas disponíveis (garantia de quantidade, regularidade e padrão da matéria-prima)

DPP Terceiro Setor AGROTEC - Fitoterápicos Dificuldades: falta de pesquisa para validação das plantas medicinais nativas (das 46 plantas utilizadas, apenas 6 são nativas) falta de uma política para produção local/regional de fitoterápicos

DPP Terceiro Setor AGROTEC - Fitoterápicos Usuários atuais: Município de Diorama - GO Expansão: 17 municípios do Médio Araguaia, Caiapó e Rio Claro 22 RESEX vinculadas ao CNPT/IBAMA Replicagem do sistema Agrotec já está sendo feita através de cursos de capacitação com recursos MDA/Pronaf