Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Resignificação do Ensino Agrícola Rio do Sul - SC 11 e 12 de.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Encontro de Líderes dos PEQPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
A Gestão Social pode ser vista como...
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Saúde e Prevenção nas Escolas
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Secretário Nacional de Juventude
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Plano Nacional de Cultura
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Movimento Brasil Competitivo
PROGERIRH / PRODHAM.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Abracom Missão e valores
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA.
Proposta Técnica Preliminar
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
“Contra a fome e a violência sexista”
A CNPL E A QUESTÃO AMBIENTAL AS ATIVIDADES DA COMISSAO DO MEIO AMBIENTE 2002 A 2005.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Caravana por uma zona e cadeia de produção livres do trabalho infantil.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
Programa Nacional de Controle da Malária Reunião da CAMS
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
EDUCADORES AMBIENTAIS
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
PLANO DE USO E OCUPAÇÃO Luís Roberto Takiyama, Uédio Robds Leite da Silva / Revista de Gestão Costeira Integrada 9(2):33-45 (2009) 1º. Diagnóstico participativo.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Atuação dos agentes de Controle Social
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Rede ACV e sinergia com os compromissos do Pacto Global Janeiro de 2013.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
CÁRITAS BRASILEIRA MISSÃO TESTEMUNHAR E ANUNCIAR O EVANGELHO DE JESUS CRISTO, DEFENDENDO E PROMOVENDO A VIDA E PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO SOLIDÁRIA DE.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do projeto “Ações de proteção para o Pantanal e bacia do Alto Paraguai”/ Rede Pantanal Programas Áreas Úmidas de coalizão Rios Vivos E-mail: rnicola@riosvivos.org.br

A Rede Pantanal surge em 2002 às margens do rio Paraguai, seus articuladores dividem a preocupação de defender o Pantanal e melhorar a qualidade de vida de sua população, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Institucionalizada em agosto de 2002 Conformada por 27 organizações do Brasil Missão: Promover a Vida e a Cultura Pantaneira Prioridade: Planejamento integrado da região

Objetivos gerais: Políticas regionais vigentes Novas políticas públicas Intercâmbio de informações Alternativas econômicas viáveis Inibição a projetos de degradação Protagonismo das organizações de base nos processos de decisões

Ações para a proteção do Pantanal e Bacia do Alto Paraguai Início – Janeiro/2003 Término – Dezembro/2003 Promove a compreensão do Pantanal como parte integrante de um Sistema maior de Áreas Úmidas no Vale Central da Bacia do Prata

Linhas Estratégicas Articulação entre organizações e setores Informação Capacitação Mobilização e participação social Políticas públicas

O projeto busca Seguimento para construção do Plano Sistema Ações sobre ameaças Alternativas Econômicas

A longo prazo acredita-se no fortalecimento das alianças entre atores da região e consolidação da Rede como organismo legítimo para interlocução e plataforma de negociação, representando os interessas das populações locais e do Pantanal.

Apoio

Plano Estratégico Participativo para o Sistema Paraguai-Paraná Levantamento dos atores e iniciativas na Bacia do Alto do Paraguai e Sistema

Workshop: A importância do Sistema de Áreas Úmidas Paraguai-Paraná: conhecer para preservar Temas prioritários: Unidades de Conservação Pesca Alternativas Econômicas Mega Projetos Comunicação e mecanismos de seguimento

II Expedição Rio Paraguai, suas águas, sua gente Avaliação dos impactos da navegação atual Avanço nas discussões dos temas prioritários do planejamento estratégico Resgate da cultura Ampliação dos conhecimentos sobre a região Disseminação de informações

Campanha Queimada Mata Participação de aproximadamente 100.000 pessoas em algumas cidades da região em atividades educativas Resultados: Engajamento da sociedade Adesão de outros estados Envolvimento dos governos Novas discussões frente ao problema das queimadas

Oficina: Queimadas-Alternativas para o Cenário Atual Porto Murtinho - MS (25 a 27 de setembro) Objetivo: busca de alternativas para reduzir os impactos na região pantaneira Público Alvo: professores, líderes de movimentos sociais, comunidades indígenas e tradicionais do Brasil e Paraguai

Alternativas Econômicas Seminário – Gênero e Alternativas de Sustentabilidade Campo Grande (17 a 19 de outubro)

Políticas Públicas Programa Pantanal: A rede como interlocutora Sobre o Programa: Principal iniciativa do governo federal para a região Temas: Infra-estrutura; Turismo; Comunidades tradicionais e indígenas, alternativas econômicas e meio ambiente