ENCONTRO DOS PEDAGOGOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

1,02,03,04,05,0 Muito FracoFraco Mediano BomMuito Bom 5,0 4,6 4,8 3,7 3,6 3,4 3,2 4,8 4,7 4,6 4,7 4,3 Ideal Relação Fornecedor / Cliente da Área de RH.
O ESDE COM QUALIDADE.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Secretaria da Educação e Cultura
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Monitoria 2009 Informações Gerais.
Monitoria 2011 Informações Gerais.
Monitoria 2013 Informações Gerais.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO Todos os aspectos da educação devem ser observados
Livro Registro de Classe
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
Planejamento - Professor
Recursos humanos e materiais
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Projeto de Recuperação
A Importância da Educação Continuada
Avaliação Educacional
Avaliação Educacional
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Planejamento e 7 de março de 2014.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
José Alberto Ribeiro Carvalho
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
A Função do Professor Articulador
Avaliação da Aprendizagem em Processo
PROGRAMA: APRENDENDO LOGÍSTICA.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Laboratório de Ensino a Distância
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
3ª Coordenadoria Regional de Educação
1ª Formação de Professores Coordenadores
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Considerações iniciais
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Termo de Terminalidade
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO DOS PEDAGOGOS TEMA 04 17/05/2012

Tema 04 Qual o papel do Pedagogo para promover a qualidade nos processos educacionais?

PROPOSTAS DOS GRUPOS Fazer o acompanhamento dos instrutores; Assistir e avaliar as aulas dos docentes; Conhecer o perfil das turmas; Reestruturar os planos de ensino e os planos de aula por área e por disciplina; Padronizar as formas de trabalho através dos planos de ensino; Treinamentos macro de competências pedagógicas e didáticas para os docentes alinhados ao perfil educacional do SENAI; Agilizar a padronização dos materiais didáticos; Propor atividades interativas junto aos docentes, que venham a contribuir com o processo ensino aprendizado; O Pedagogo deve se valorizar e se posicionar enquanto pedagogo dentro da unidade;

PROPOSTAS DOS GRUPOS 10) Acompanhar os docentes e alunos em sala de aula, deixando de executar tarefas de cunho administrativo; 11) Reivindicar, conscientizar e cobrar das outras áreas da unidade, a priorização da atividade da docência, e que o papel do docente é o desenvolvimento das atividades em sala e laboratórios, junto com os alunos. Evitando que as atividades de ensino aprendizado, sejam interrompidas para atender a outras atividades dentro e fora da unidade; 12) Promover treinamentos periódicos para os docentes da unidade; 13) Fazer com que o aluno sinta parte do processo; 14) Dar maior autonomia para a atuação do Pedagogo; 15) Realizar reuniões Pedagógicas; 16)Acompanhar o planejamento das aulas e das atividades de ensino;

PROPOSTAS FINAIS DO GRUPO TEMA 04 17/05/2012

Proposta 01 O pedagogo deve propor ao docente, atividades interativas que contribuam para a melhoria da qualidade no processo de ensino aprendizado, através de: Treinamentos macros de competências pedagógicas e didáticas que estejam alinhadas ao perfil educacional do SENAI, para os docentes e Supervisor Técnico Conhecer o perfil dos alunos, analisando os aspectos sócio-culturais e educacionais. Garantir que as atividades de capacitação e acompanhamento, sejam realizadas, inserindo tais procedimentos no calendário escolar padronizado.

Proposta 02 Reestruturar e padronizar os planos de ensino e os planos de aula, por área de atuação e por disciplina, envolvendo a Equipe Técnico Pedagógica eo docentes com vistas a: Padronização dos planos de ensino; Padronização dos planos de curso; Padronização dos materiais didáticos.

Proposta 03 Acompanhar, avaliar e envolver os docentes na análise dos indicadores de desempenho da escola, propondo mudanças a curto, médio e longo prazo, com vistas a melhorar a qualidade do ensino. Exemplos: Provão Evasão Frequência e rendimentos, Etc.

AÇÃO EMERGENCIAL O pedagogo deve se valorizar e se posicionar, enquanto pedagogo, acompanhando de forma sistemática as atividades desenvolvidas pelos docentes. Exemplos de atuação: Acompanhar o desempenho da turma, durante o processo, fazendo intervenções necessárias, para garantir a qualidade; Apresentar instrumentos de avaliação diagnóstica para identificar os problemas de aprendizado, analisando-os juntamente com o docente, para que ele reflita também sobre a sua prática Realizar de forma prioritária as atribuições diárias que são demandadas pela sua função. Assistir as aulas dos docentes, observando os pontos de atenção e falhas no processo, propondo melhorias;

Observação As áreas da unidade, devem compreender e valorizar a função do pedagogo no processo de ensino aprendizado. Para isso é preciso que o Pedagogo faça valer, o seu papel no cotidiano escolar, participando das decisões e problemas da unidade.