V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
PLANO DE GESTÃO.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DIRETORIA DE VIGILÂNCIA.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Secretaria de Estado da Saúde
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Papel da DIREG no Apoio Técnico aos Municípios
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
APRENDIZAGEM TEÓRICA & FORMAÇÃO.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Plano de Comunicação e Marketing
Cartilhas para Comitês
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Superintendência de Gestão Planejamento e Finanças
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA FAMILIA DIRETORIA DE TRABALHO E RENDA SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO - SINE-SC Acompanhamento e Supervisão do PEQ.
UMA PARCERIA.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
MINISTÉRIO DO ESPORTE CENESP UFRGS REDE CENESP GESTORES ESTADUAIS
Orientações para a Implantação do Ministério Jovem
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
I ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DAS CÉLULAS DE ACOMPANHAMENTO E INFORMAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE “REFLEXÕES SOBRE OS COLEGIADOS TERRITORIAIS” 05/08/2010 MINISTÉRIO.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Avaliação na Atenção Básica
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG 2012 “Pensando e Agindo Coletivamente”
Programa de Inclusão Digital
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Vilma anos em 4. PROJETO MUNICÍPIO CIDADÃO PSB.
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Escritório de Projetos
Monitoramento e Avaliação
MAIO 2010.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
Mauro Guimarães Junqueira Presidente Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG EDITAL.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG

Conceitos e Atribuições

O que é núcleo?

Núcleo é um conjunto de pessoas que se reúne com o propósito de planejar e coordenar ações de mobilização social.

Mobilização Social não é um setor. Mobilização Social é uma forma de trabalho.

Núcleo Regional Comunicação Social + Referências técnicas (dengue e Viva Vida) + SMSs + Parceiros da Sociedade

Atribuições dos Núcleos Regionais de Mobilização Social em Saúde  1- Identificar a existência de Núcleos de Mobilização Social junto aos municípios jurisdicionados à Regional de Saúde; 2- Criar e manter atualizado um cadastro das referências dos Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde; 3- Acompanhar a entrega dos relatórios de ações de Mobilização Social dentro dos prazos e metas estipulados;

Atribuições dos Núcleos Regionais de Mobilização Social em Saúde 4- Mediar o diálogo entre os Núcleos Municipais e o Núcleo de Mobilização Social em Saúde da SES; 5- Identificar parceiros e manter atualizado um Banco Regional de Dados de Mobilização Social; 6- Executar as ações de comunicação propostas pelo Núcleo de Mobilização Social em Saúde (Nível Central) em âmbito regional.

Núcleo Municipal Comunicação Social + Referências técnicas (dengue e Viva Vida) + Regional + Parceiros da sociedade

Atribuições dos Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde  1- Identificar parceiros e manter atualizado um Banco Municipal de Dados de Mobilização Social em Saúde; 2- Promover ações de Mobilização Social em Saúde; 3- Encaminhar os relatórios de ações de Mobilização Social dentro dos prazos previstos;

Atribuições dos Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde 4-Manter reuniões periódicas com os parceiros que compõem o Núcleo Municipal de Mobilização Social em Saúde; 5-Incentivar a divulgação das ações de Mobilização Social em Saúde nos veículos de comunicação locais; 6-Executar as ações de comunicação propostas pelos Núcleos de Mobilização Social em Saúde em âmbito estadual e regional.

Os principais pontos para que a Mobilização Social em Saúde ocorra são: I – Criar a Rede de Mobilização Social em Saúde. II – Definir o fluxo operacional da Rede de Mobilização Social em Saúde. III – Montar Planos de Ações específicos para cada região.

MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE NÚCLEO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE Dentro da estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, no nível central, existe a Assessoria de Comunicação Social composta pelas coordenações: - Núcleo de Mobilização Social em Saúde - Apoio Operacional - Comunicação Digital - Jornalismo - Publicidade e Propaganda - Relações Públicas

NÚCLEOS REGIONAIS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE Com a finalidade de garantir a gestão do Sistema Estadual de Saúde nas regiões de Minas Gerais, há 18 Superintendências Regionais de Saúde e 10 Gerências Regionais de Saúde. Em cada Regional, há pessoas consideradas referências em Mobilização Social, responsáveis pela formação e sustentação dos Núcleos Regionais de Mobilização Social em Saúde.

MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE NÚCLEOS MUNICIPAIS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE Cada Regional de Saúde é responsável por assessorar, coordenar e monitorar os municípios que integram a respectiva jurisdição regional e também identificar pessoas que sejam referências municipais em Mobilização Social. Estas pessoas são responsáveis por criar e dar sustentabilidade aos Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde.

A REDE Tem-se então a Rede de Mobilização Social em Saúde do Estado de Minas Gerais formada: NÚCLEO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE SES NÚCLEOS REGIONAIS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE REGIONAIS NÚCLEOS MUNICIPAIS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE MUNICÍPIOS

MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE FLUXO DA REDE DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE Todo material produzido pelo Núcleo de Mobilização Social em Saúde, para campanhas e/ou capacitação de profissionais de saúde, serão enviados aos Núcleos Regionais de Mobilização Social em Saúde, que por sua vez, encaminharão aos Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde. Cabe aos Núcleos Regionais de Saúde enviar ao nível central pelo e-mail mobilizar.acs@saude.mg.gov.br , mensalmente, relatórios de ações desenvolvidas pelos Núcleos Municipais de Mobilização em Saúde.

RELATÓRIO DE AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO

PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO Deve ser enviado UM relatório por município, com todas as ações realizadas durante o mês. Favor não enviar, no mesmo mês, mais de um relatório por município.  Anexar, no mínimo, uma foto comprobatória de cada ação constante no relatório.

Meta Trabalhar mensalmente a Mobilização Social em no mínimo 20% dos municípios que integram a Regional de Saúde.  

Prazo Enviar relatórios de ações de Mobilização Social para o nível central até a última semana DO MÊS, impreterivelmente.  

Núcleo de Mobilização Social em Saúde Contatos Núcleo de Mobilização Social em Saúde mobilizar.acs@saude.mg.gov.br (31) 3916-0605 Joney Fonseca Vieira joney.vieira@saude.mg.gov.br