TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Fisiologia cardiovascular
AS RESPOSTAS FISIOLÓGICAS AGUDAS AO EXERCÍCIO E AS ADAPTAÇÕES AO TREINAMENTO DE LONGA DURAÇÃO São as duas principais áreas de pesquisa da fisiologia: do.
Hipertrofia – Hiperplasia
PERÍODOS DO CRESCIMENTO
O AQUECIMENTO E OS FATORES FISIOLÓGICOS MAIS IMPORTANTES 1- O FLUXO SANGUÍNEO: Em repouso, cerca de 20% do fluxo sangüíneo encontra-se localizado na musculatura,
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Teorias do Desenvolvimento
INSTRUMENTAÇÃO BIOMECÂNICA APLICADA À FISIOTERAPIA
PSICOLOGIA.
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
FRATURAS POR ESTRESSE (“stress”)
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
Ginástica Geral II - Musculação Profº Giseli de Barros Silva
O QUE SABER - COMPONENTES DO TREINAMENTO
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
MANIFESTAÇÕES DA FORÇA
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
PERFORMANCE CORPORAL E IDENTIDADES JUVENIS
Matemática e Hábitos Saudáveis
Flexibilidade.
ESTERÓIDES ANABOLIZANTES
Deficiência de Desempenho Muscular
Deficiência de amplitude de movimento e mobilidade articular.
Desenvolvimento e crescimento da criança
Treinamento Funcional
Educação Física Aquecimento.
Aquecimento e Condicionamento Físico
Atividade Física na Terceira Idade
Benefícios do Exercício
ASPECTOS BIOMECÂNICOS DO TECIDO ÓSSEO
Os gaúchos e o coração.
AFR - PILATES NA REABILITAÇÃO
Ativação Neural e Tipos de Contrações Musculares
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Desenvolvimento motor
Trabalho de Pesquisa Animal
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Tecido Muscular.
Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo
Microdiscotomia lombar e sua reabilitação
Resistência e flexibilidade conceitos básicos
TERCEIRA IDADE.
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
Adaptação/Treino.
Apoio: Lagoa, 30 de Maio 2014 ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DO ALGARVE LAGOA
VARIÁVEIS DA PRESCRIÇÃO TREINAMENTO DE FORÇA
Informações para a indústria da construção
ADOLESCÊNCIA X PUBERDADE CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
Diretrizes gerais tratamento coluna
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE PROFESSORA: PAULA VALE
Planejamento plurianual
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Avaliando a aptidão física
Desafios da adolescência
Aptidão física e saúde 10º ano – 1º.
Desenvolvimento motor
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
ENVELHECIMENTO DO SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO
Modelo Pré- temporada Campeonato Estadual Objetivo geral Desenvolver as capacidades motoras Proporcionar melhoria física, técnica e psicológica.
Treinamento de Força Para Crianças
ALONGAMENTO.
Transcrição da apresentação:

TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Dino de Aguiar Cintra Filho

Força melhora conforme a massa muscular aumenta com a idade O pico de força é atingido por volta dos 20 anos nas mulheres e entre os 20 e 30 anos nos homens As modificações hormonais que acompanham a puberdade levam a significativos aumentos da força nos meninos na puberdade devido ao aumento da massa muscular Brooks e Fahey tem também observado que a extensão do desenvolvimento e da capacidade de performance muscular depende da maturação relativa do sistema nervoso

Alto níveis de força, potência, e agilidade são impossíveis se a criança ainda não atingiu a maturidade neural A mielinização de muitos nervos motores ainda está incompleta até a maturação sexual, fazendo com que o controle neural da função muscular esteja limitada antes desse período

Ganhos na força de perna com a idade de meninos acompanhados longitudinalmente por 12 anos.

Modificações na força com o desenvolvimento em meninos e meninas.

Por muitos anos, a utilização do treinamento com a utilização de resistência (pesos livres) para aumentar a força muscular e resistência em meninos pré-pubescentes e adolescentes era altamente controvertido. Meninos e meninas eram desencorajados a utilizar pesos livres sob a alegação de que poderiam machucarem-se e interromper prematuramente o processo de crescimento. Além disso, muitos cientistas especularam que o treinamento com resistência teriam pouco ou nenhum efeito na musculatura dos meninos pré-pubescentes porque os seus níveis de androgênio circulante estavam ainda baixos.

No desenvolvimento da força deve-se prestar atenção ás particularidades do organismo em crescimento: embora a estrutura óssea das crianças e jovens seja mais elástica , devido ao menor armazenamento de cálcio, ela é menos resistente a pressão e á torção. Isto tem como conseqüência que o aparelho locomotor passivo apresenta uma menor capacidade de suportar carga do que o adulto. Entretanto, também no aparelho locomotor passivo, através de exigências de pressão e tração do osso por atividade muscular, são desencadeados estímulos formativos e, com isto, manifestação de adaptação, que entre outros, se tornam claros na estrutura óssea e na maior resistência do tecido conjuntivo.

Como a musculatura, graças aos mecanismos de controle de fadiga, praticamente não pode ser treinada de forma excessiva, no geral não é necessário temer lesões na musculatura devida a um treinamento forçado. Kraemer e Fleck concluíram que o risco de lesão é muito baixo. Na verdade, o treinamento com resistência pode oferecer alguma proteção contra as lesões, por exemplo, fortalecendo os músculos que cruzam uma junta. Uma abordagem conservadora é ainda recomendada na prescrição do treinamento com resistência para criança, particularmente pré-pubescentes.

Alguns estudos Meninos e meninas pré-adolescentes – 9 semanas de treinamento de força (resistência)  42,9%, comparado com um  de 9,5% no grupo controle dos não treinados 16 pré-pubescentes masculinos com idade entre 6 e 11 anos participaram de um programa de 14 semanas de treinamento de força utilizando a técnica isocinética com resistência hidráulica, enquanto outros 10 meninos participaram como grupo controle dos não treinados A força isocinética  entre 18% a 37% no grupo treinado, mas pouca ou nenhuma mudança foi observada no grupo controle.

Como aconteceram esses aumentos na força? †    Melhoria da coordenação motora, †    Aumento das unidades motoras ativadas, e †    Outras adaptações neurológicas não determinadas.

Puberdade Nascimento Adulto Força Consolidação Ótimo   Adulto   Nascimento Puberdade Força Consolidação Ótimo primariamente dos fatores da Potencial via padrões motores força de força Modelo interativo teórico que integra vários fatores do desenvolvimento

Treinamento de força na fase pré-escolar e escolar Contra indicado um treinamento propriamente dito Utilizar, de forma dirigida, o impulso normal de movimentos da criança, para um desenvolvimento geral abrangente e variado dos aparelhos locomotores ativo e passivo, de modo a produzir efeitos suficientes para o crescimento dos ossos e desenvolvimento dos músculos. Especialmente apropriado ginástica com obstáculos, que ofereça trepa-trepa, pirâmide de cordas, aparelhos de apoio, suspensão e tração. O fortalecimento do aparelho postural e motor é o ponto central Treinamento em circuito Exercícios que contém o próprio peso corporal, ou ainda, através da utilização de pequenas cargas adicionais (medicine-ball, sacos de areia, etc)

Treinamento de força na pubescência e adolescência 1a. Fase puberal Relações de alavancas desfavoráveis Alterações morfológicas e funcionais na cartilagem de crescimento, reduzem a capacidade de suportar carga mecânica Faixa etária mais susceptível, principalmente no âmbito da coluna vertebral Maior taxa de crescimento de força Desenvolvimento de uma musculatura forte poupando amplamente a coluna vertebral Adolescência (2a. Fase puberal) Período de melhor treinabilidade da força Cargas e métodos de treinamento dos adultos podem ser amplamente utilizados

Recomendações Básicas para Progressão dos Exercícios com Resistência para Crianças Idade Considerações 7 ou abaixo Introdução da criança a exercícios básicos com pouco ou nenhum peso; desenvolvimento do conceito de sessão de treinamento; ensino das técnicas de exercício; progredir dos exercícios calistênicos com sobrecarga somente do peso corporal, exercícios com parceiros, e exercícios com resistência leve; manter o volume baixo. 8 – 10 Aumentar gradualmente o número de exercícios; praticar a técnica de exercício em todos os levantamentos; iniciar com aumentos gradual e progressivo dos exercícios; manter exercícios simples; aumentar gradualmente o volume de treinamento; monitorar cuidadosamente a tolerância ao exercício em stress. 11 – 13 Ensinar todas as técnicas básicas de exercício; aumentar continuamente e progressivamente a sobrecarga de cada exercício; enfatizar a técnica dos exercícios; introduzir exercícios mais avançados com pouca ou nenhuma resitência. 14 – 15 Progredir para programas de treinamento com resistência para jovens mais avançados; adicione exercícios com componentes específicos ao esporte; enfatizar a técnica; aumentar o volume. 16 ou acima Colocar a criança no nível inicial em programas para adultos após todo background adquirido ter sido aperfeiçoado e ter adquirido um nível básico de experiência em treinamento.