Sistema de Informação em Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informe sobre Sistemas de Informação em Saúde
Advertisements

Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
Sistema de Informação notificação e rotinas
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Monitoramento Infantil e Fetal DIVEP- Setembro, 2010
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
(NOME DO MUNICÍPIO) Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Irecê Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
Outros Sistemas de Informações em Saúde
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Outros Sistemas de Informações em Saúde
Sistema de Informações
Contribuição da Tecnologia da Informação
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Real Sociedade Espanhola de Beneficência (RSEB) Hospital Espanhol
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Avaliação da implantação das ações de Controle,
MARINGÁ.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
PROGRAMAS DE SAÚDE PROF.ª CHARLENE
Relacionamento de Bases de Dados na ANS
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Saúde Integral da Criança
Lílian Rodrigues de oliveira
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Sistemas de Informação em Saúde
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
O Sistema único de saúde
Estratégia de Saúde da Família
NOAS.
IndicadorForma de cálculoFonteMeta Captação dos portadores de hipertensão arterial Nº hipertensão cadastrados Nº hipertensão estimados (24,2 % população>
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Sistemas de Informação em Saúde
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
INDICADORES DE SAÚDE Medidas do “estado da saúde” é uma antiga tradição da saúde pública Mortalidade e Sobrevivência. Controle de doenças infecciosas e.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Medidas em saúde coletiva: indicadores de morbidade
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso Superintendência de Atenção à Saúde Coordenadoria de Atenção Primária.
RELATÓRIO DE GESTÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2012.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
RELATÓRIO DE GESTÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE 2012.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
DECLARAÇÃO DE NASCIDO VIVO DNV
25 a Oficina de Trabalho Interagencial – OTI Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA Usos das correções no SIM Dr. Juan Cortez-Escalante.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Sistema de Informação em Saúde Prof. Ademir Mazzucco

LEI 8080/90 Artigo 47:  O Ministério da Saúde, em articulação com os níveis estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), organizará, no prazo de dois anos, um sistema nacional de informações em saúde, integrado em todo o território nacional, abrangendo questões epidemiológicas e de prestação de serviços.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Conceito: Como em qualquer outra atividade, no setor saúde a informação deve ser entendida como um redutor de incertezas, um instrumento para detectar focos prioritários, levando a um planejamento responsável e a execução de ações de que condicionem a realidade às transformações necessárias.

A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde –SIS como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação, e inclusive recomendações para a ação.

SIS O SIS e composto por diferentes subsistemas, que produzem uma grande quantidades de dados referentes às atividades setoriais da saúde, criando um banco de dados nacional.

SIS SIA Siscolo SIH Sishiperdia* SIAB SNT SIM Sinavisa SINASC Sisreg SI-PNI SIS-PRENATAL SINAN Siscolo Sishiperdia* SNT Sinavisa Sisreg Sisvan Sintox SAI-APAC

SIA - SUS O SIA permite analisar o perfil da oferta de serviços ambulatoriais: Maternidades; Posto de Saúde; Cons. Médico e Odontológico; Ambulatórios especializado;

SIS - Ambulatorial Tem a finalidade de garantir o registro dos quantitativos e valores a serem pagos ao prestadores de serviços contratado ou conveniados em nível nacional. Determina características essenciais avaliando a resolutividade com racionalização através do conhecimento da rede assistencial.

Quantidade de serviços prestado; Estrutura Ambulatorial; Quadro patológico (Nosológico); Duplicidade de assistência para fins idênticos; Utilização equívoca dos programas de saúde; Desatualização do cadastro (Suspensão imediata e desabilitação).*

Com esses elementos podemos avaliar a... Produção de: Consultas realizadas por ano/Habitante; Freqüência de Procedimentos; Disponibilidade de serviços x Produção;

SIH - SUS O SIH informa a quantidade de hospitais existentes, sua capacidade de leitos, o tempo médio de permanência do paciente no hospital, quantos são públicos, conveniados e contratados. Através AIH, serão autorizados as internações informação o quadro patológico do paciente. SISREG

SIAB - SUS O SIAB fornece informações sobre os programas de saúde implantado no município: ACS – ESF; Nascidos Vivos; Crianças de 2 anos, pesada e vacinadas; Gestantes cadastradas HA – Diabéticos – TB – Hanseníase; Produção das ESF

SIAB – SUS Conceitos: Domicilio (Residência principal) Peri – domicilio (Puxadinho – Barracão) Anexos (Depósito –Canil – Galinheiro) Micro Área ( 400 até 750 pessoas - ACS) Área (Aglomerado de Micro Áreas- ESF) Cada equipe de saúde é responsável por 600 a 1000 famílias, isto é Maximo de 4.000 pessoas mas recomendado 3.000.

SIAB – SUS Fichas: A Cadastramento B Programas C Crianças B-GES B-TB B-HAN B-DIA B-HA Fichas: A Cadastramento B Programas C Crianças D Produção/Notificações Cópia cartão vacinação

SIM - SUS O SIM fornece o número óbitos ocorridos no estado e município, a causa determinante da morte por idade e sexo. Subsidia também o calculo da taxa de mortalidade infantil e materna. Criado e 1975 pelo MS, porém não era obrigatório.

NOB/91 Normatiza o SIH/SUS e SIA/SUS Define o quantitativo de AIH para os estados Define os critérios de transferências da UCA aos estados e municípios

D.O. - Declaração de óbito FLUXOGRAMA D.O. + MANUAL MS SES HOSP IML SMS P. SAUDE NOTIFICA AO MS

DISTRIBUIÇÃO

SINASC - DNV O SINASC fornece o numero de nascidos vivos, as características da mãe, do parto e da criança ao nascer. Compõe os dados para a taxa de mortalidade, cujo denominador é o número de nascidos vivos. (Sócio, cultural e econômico) Ex: Observa-se queda da mortalidade e aumento dos caso de crianças com crônico – degenerativa.

OBJETIVO Informar de forma regular e confiável, dados sob nascidos vivos de forma abrangente que possa embasar os diversos níveis de gerenciamento em suas ações programáticas em saúde.

Declaração de Nascidos Vivos FLUXOGRAMA D.N.V MS SES HOSP Maternidades SMS P. SAUDE

Distribuição 1ª via (branca): Supervisão Técnica de Saúde de ocorrência do nascimento - Secretaria Municipal da Saúde; 2ª via (amarela): pai ou responsável legal, para ser utilizada na obtenção da Certidão de Nascimento junto ao Cartório de Registro Civil, o qual reterá o documento; 3ª via (rosa): arquivo da unidade de saúde junto a outros registros hospitalares da puérpera ou do recém-nascido.

SI-PNI O SI-PNI é constituído por um conjunto de sistemas: Avalia o Programa de Imunização (API); Rotinas e campanhas; Taxa de abandono; Envio de boletins (informe social); Estoque e Distribuição de imunobiológicos; Eventos Adversos Pós Vacinação EAPV; Apuração dos Imunobiológicos Utilizados AIU; Sistema de Informação dos Centros de Referência em imunobiológicos Especiais - SICRIE.

SIS-PRENATAL O SIS-PRENATAL é um bancos de dados dinâmico onde permanentemente estão sendo digitados cadastros de consultas e exames de usuárias em acompanhamento pré-natal. Os dados são encaminhado ao MS mensalmente.

SIS - PRENATAL Prioridades: Reduzir mortalidade Materno/infantil; Garantir o acesso e qualidade no Pré-natal, parto e puerpério; Maternidade segura; Destinar recursos para qualificação e treinamento de pessoal.

Conclusão Pré-natal Será considera realizada assistência pré-natal quando a gestante for cadastrada no período correto, isto é até o quarto mês de gestação, assim o município perceberá incentivo de R$ 10,00 ao FMS. Ao passo que a gestante for cadastrada no período determinado e realizar 6 consulta, todos os exames obrigatórios, a Imunização antitetânica, parto e puerpério, perceberá mais R$ 40,00 ao FMS. Dados fornecidos pelo BPA.

SINAN - SUS O SINAN é a coleta e processamento de dados sobre agravos de notificação, em todo o território nacional, desde o nível local. O Sistema hoje em dia e operado a partir das unidades de saúde, sendo considerado o principal meio de coleta. Relatório diário, semanal e mensal.

FORMULÁRIOS Ficha Individual de Notificação (FIN) deve ser preenchida nas unidades assistenciais da privadas e conveniadas. Ficha Individual de Investigação (FII) preenchida pelo responsável pela investigação (Vig. Epidemiológica)