Aulas 10 e 11/10/03 Prof. Lessa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A tomada de decisão em administração
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
MISSÕES ESTADUAIS.
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
FUNÇÃO MODULAR.
OPORTUNIDADES E CARREIRA DO ADMINISTRADOR
Empreendedorismo.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Provas de Concursos Anteriores
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
TELECOMUNICAÇÕES - ROAMING
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
1 A administração fiscal canadense e suas relações com a sociedade civil Yvon L. Caron Associação de Planejamento Fiscal e Financeiro do Canadá.
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Os números a seguir, representam as notas de
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
SISTEMA DE PRODUÇÃO PUXADA
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Teorias Modernas de Gestão
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Projeto Medindo minha escola.
Cruz Alta Nossa Velha - Nova Parte 51 CRUZ ALTA VISTA DO ESPAÇO – Parte
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
VISÃO E VALORES DA COLFAX
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
PAUTA: 1.- EDUC 2.- INADIMPLÊNCIA 3.- PERSPECTIVAS ECONÔMICAS
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
1 Teorias Administrativas Teorias AdministrativasInternet-III Aula do dia 04/10/03 Aula do dia 04/10/03.
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Transcrição da apresentação:

Aulas 10 e 11/10/03 Prof. Lessa

Texto Após a leitura responder em duplas, o teste a seguir. A organização existe para servir clientes e participantes. Cyro Bernardes. TGA, pg.9 Após a leitura responder em duplas, o teste a seguir. Prof. Lessa

1. Para que existe a organização? 2. Quais as necessidades mais prementes do indivíduo? 3. O que é cliente interno e externo? 4. O que fazem os participantes da organização? 5. Quais são os teus clientes internos? Citem dois. Prof. Lessa

Cultura organizacional O que é?

É um conjunto de características fundamentais que produzem sistemas de significados comuns a seus membros, distinguindo as organizações uma das outras.

É um conjunto de crenças, valores e padrões que regulam a ação individual e coletiva das pessoas em uma organização ou sociedade. Porf. Lessa/ Prof. Celestino Secco

Algumas crenças e valores culturais conhecidos.

Pessoa ocupada é pessoa produtiva. O empregado leal deve estar disponível para a empresa. A empresa é uma grande família e o chefe é o pai. As pessoas são todas iguais.

A nova cultura organizacional O que é?

A revolução das novas tecnologias instituiu um novo desafio, a passagem da sociedade da informação à sociedade do conhecimento.

A nova cultura organizacional deverá ser: Holística Sinérgica Flexível Visionária Cooperativa Empreendedora

A seguir: Criando e mantendo a cultura da organização. (Stephen Robbins – Administração: Mudanças e perspectivas A seguir: Criando e mantendo a cultura da organização.

1) O que é cultura organizacional? É um sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo-a uma das outras. Também representa uma percepção comum sustentada pelos seus membros.

Algumas características importantes: a) Inovação e ousadia. b)Busca de resultados. c) Orientação para a equipe. d) Nosso objetivo é proporcionar serviço de atendimento de primeira. e) Temos confiança em sua capacidade.

Algumas exemplos de cultura Microsoft e Coca-Cola Orgulham-se da coragem de correr riscos e da tolerância “e até encorajamento” ao fracasso. 3 M Foco na inovação. Vive e respira a geração de novos produtos.

Que tipo de cultura mais lhe convém Exercício As sete declarações de autoconhecimento Que tipo de cultura mais lhe convém

Que tipo de cultura mais lhe convém Cada afirmação descreve um tema cultural. 1 – 3 indicam o tipo de cultura em que você se adapta melhor. 5 – 7 são as afirmações que você menos concorda e indicam orientação quanto às culturas que você deve se afastar.

Interpretação Culturas com forte orientação para: Trabalho em equipe Relacionamento pessoal Assumir riscos Os resultados A estabilidade Atenção aos detalhes Pouca agressividade

Aqueles que não se enquadram na ideologia são expelidos como vírus. Culturas ritualísticas são ótimos lugares para se trabalhar, mas somente para aqueles embebidos pela ideologia que as sustenta. Aqueles que não se enquadram na ideologia são expelidos como vírus. J.C. Collins e J.L. Porras

11/10/03

Tomada de decisão

O que é tomar Decisões? Prof. Lessa

É fazer escolhas. Certo ou errado? Prof. Lessa

É a seqüência de eventos abordados para a solução de problemas. Prof. Lessa

É também um processo sistemático de identificação de problemas, geração de alternativas, análise de conseqüências, seleção e implementação de soluções, avaliação e feedback Prof. Lessa

Como devemos tomar decisões? Prof. Lessa

Processo racional É quando a pessoa faz escolhas consistentes, maximizando o valor dentro de limitações específicas.

Como identificamos um problema? Definição do problema Como identificamos um problema?

Quando há diferença entre uma situação existente e uma desejada. É importante lembrar que uma definição errada do problema, leva a decisões equivocadas.

Critérios de decisão Nesta etapa, o tomador está determinando o que é relevante à tomada de decisão. Aqui é identificado o interesse, o valor e as preferências pessoais de quem toma decisões.

É importante identificar critérios, pois o que pode ser relevante para um pode não ser para outro. Pondere os critérios previamente identificados, a fim de lhes conferir a prioridade correta na decisão.

Apenas lista-se as alternativas possíveis que poderiam ter sucesso. Gerar alternativas Apenas lista-se as alternativas possíveis que poderiam ter sucesso.

Classificar as alternativas segundo cada critério Nesta etapa avalia-se criticamente cada uma delas.

Calcular a decisão ótima O tomador de decisão identifica neste momento, o peso e a eficácia esperada de cada escolha A alternativa com mais alto valor desejado torna-se, então, a escolha ótima ou otimizadora.

Você sabe tomar decisão? 1- Ancoragem 2- O dobro ou nada Exame 746 – N.16 – 08/08/91 – Pg. 42 e 44

Como são tomadas as decisões nas empresas?

Racionalidade delimitada Quando as pessoas tomam decisões mediante a construção de modelos mentais simplificados, selecionando elementos de um problema sem visualizar toda sua complexidade. O fazem porque tem limitada capacidade de processar informações.

Decisão intuitiva É um processo inconsciente criado a partir de um refinamento da experiência. O racional e o intuitivo se completam entre si.

Estilos de decisão

Diretivo Buscam a racionalidade. São eficientes e lógicos, porém utilizam informações mínimas.

Analítico Buscam as informações e alternativas. São decisores cautelosos, dotados de capacidade de adaptar-se.

Conceitual Tendem a ter perspectivas amplas, considerando muitas alternativas. Tem visão de longo alcance e são excelentes para encontrar soluções caritativas.

Comportamental Caracteriza-se pela capacidade de trabalhar em equipe. Preocupam-se com as pessoas e são receptivos a sugestões e idéias. Tentam evitar conflitos e buscam aceitação.

Qual é o seu estilo de decisão? Exercício de Autoconhecimento Qual é o seu estilo de decisão? Robbins – Administração: mudanças e perspectivas, Pg. 74-76

Pontuação da lista de estilos Pg. 507 Some os pontos em cada uma das quatro colunas – I II III IV A soma das quatro colunas terá que totalizar 300 pontos. Caso contrário, revise as respostas. Assinale os pontos para cada coluna no bloco de modelos de estilos em anexo. O quadrante com a maior pontuação, reflete o estilo dominante. Quanto mais próximo a distribuição estiver de 75 pontos em cada categoria, maior flexibilidade demonstrará.

Processo de tomar decisões (Herbert Simon – TGA do Prof. Maximiano)

17/10/2003

L i d e r a n ç a

Muitas vezes acordo de noite e começo a pensar num problema sério e resolvo que preciso falar com o Papa a respeito. Depois, acordo e me lembro que o Papa sou eu. Papa João XXIII

A capacidade e a excelência moral, habilitam as pessoas a ser líderes. Confúcio

Independentemente de sua origem, o governo deveria, pelo exemplo pessoal, inspirar os governados. Maquiavel

A liderança carismática deriva das necessidades emocionais das pessoas e dos eventos dramáticos associados ao exercício da liderança. Atos ousados e imaginativos do líder, ajudam a criar nele, uma imagem carismática. Katz e Kahn

Quais são os líderes do novo século?

Liderar significa influenciar pessoas através de ações. Liderar significa conduzir pessoas

Liderar significa defender valores que representam a vontade coletiva.

Líderes modernos adotam estilos que facilitam a participação das pessoas, através do compartilhamento nas decisões, buscando a interação líder/liderado.

Não há empresas ruins, apenas maus gestores. Prof. Lessa Assim como não há paises ruins, apenas maus governantes. Prof. Peter Drucker

Até que ponto o líder conduz os acontecimentos e é capaz de reverter seu curso?

Estilos de líderes

1. Líderes transacionais Motivam e orientam seus liderados por meio de esclarecimentos sobre os papeis e tarefas.

2. Líderes transformacionais Exercem sobre os liderados um profundo respeito, inspirando-os a transcender seus interesses em benefício da organização.

Exemplos de líderes transformacionais Jack Welch Bill Gates Ray Kroc – McDonald’s Abílio Diniz Miguel Abuhab Luiza Helena

Características destes líderes Visão sistêmica e sentido de missão. Inspiram expectativas elevadas e expressam objetivos importantes de maneira simples.

Provocam estímulos. Valorizam a inteligência e o aprendizado contínuo. Dedicam atenção individual as pessoas.

3. Líderes carismáticos Exercem influencia extraordinária sobre as pessoas. Possuem visão convincente e senso de determinação

São agentes de mudanças São sensíveis ao ambiente

Exemplo de líder carismático Luiza Helena Magazine Luiza

O forte Rei faz forte a fraca gente. Luiz de Camões

Hábeis em criar e articular visão de futuro. 3. Líderes visionários Hábeis em criar e articular visão de futuro. Instiga as habilidades, os talentos e os recursos em busca do sucesso

São articulados, conseguem ordenar atividades, de forma que a visão possa ser aplicada a uma diversidade de situações.

Exemplo de líder visionário Beto Carreiro

O líder não depende da ordem, a ordem é que depende deles. Aristóteles

O líder precisa ser o que? Justo Ter credibilidade Ser confiável Expor sentimentos

Cumprir o que promete Trabalhar em equipe Ter visão sistêmica Estar aberto ao diálogo

O diálogo pode conduzir a novas idéias e esta levar a uma vantagem competitiva. É o fator isolado mais importante em uma empresa.

O Caso do Departamento “A” Estudo de caso O Caso do Departamento “A”

Os melhores gerentes escutam, motivam e fornecem apoio a seu pessoal Os melhores gerentes escutam, motivam e fornecem apoio a seu pessoal. E muitas mulheres parecem fazer essas coisas melhor que os homens.

Homens e mulheres lideram de maneira diferente? Texto Homens e mulheres lideram de maneira diferente? Adm: mudanças e perspectivas- Stephen Robbins

Terá que proteger o negócio atual e buscar novas fronteiras. O líder de sucesso Será o que souber gerenciar o presente, esquecer seletivamente o passado e criar o futuro. Terá que proteger o negócio atual e buscar novas fronteiras.

Terá que criar zona de desconforto. Terá que aprender a importância do não conformismo.

Terá que perguntar-se sempre: Diante de verdades preestabelecidas. por que não? Diante de verdades preestabelecidas.

Foi o não inconformismo que revolucionou a Polaroid? Uma criança perguntou ao pai por que não podia ver sua foto na hora? Prof. Lessa / Prof. C. K. Prahalad

Terá que saber dizer não sem desmoralizar as pessoas. Terá que possuir habilidade de análise e instinto certeiro.

Terá que estar familiarizado com as novas tecnologias de gestão. Terá que ser brilhante sem ser arrogante e entender de gente.

Terá que pensar diferente, ter coragem e estar comprometido. Terá que ter flexibilidade para mudar e ser tolerante com as diferenças.

Terá que ter paixão pelo que faz. Prof. C. A. Lessa / Prof. C. K. Prahalad

Você não precisa concordar ou discordar, faça apenas um exercício de reflexão.

Autoconhecimento Respondam com muita atenção o quadro a seguir Qual é seu estilo de liderança? Stephen P. Robbins – Administração: mudanças e perspectivas – Pg. 378 Respondam com muita atenção o quadro a seguir

Líder não é o herói glorificado pelo mercado e pela mídia, mas o sujeito que constrói durante anos, em silêncio, o sucesso da empresa. Jim Collins

Casos Empresa brasileira de equipamentos hidráulicos Empresa New Horizons Administração: Princípios e tendências – Pg. 361 e 363

Texto Hora de trocar de mitos Jim Colins – Exame n. 20 - 02 out 02 – Pg. 98 - 102

Não precisamos de mais um herói Texto Não precisamos de mais um herói Joseph L. Badaracco Jr. – Exame/Harvard Business Review – Pg.66 - 73

Mensagem

“ Qualquer um consegue decompor algo em pequenas partes “ Qualquer um consegue decompor algo em pequenas partes. O segredo está, em reuni-las novamente em um todo, sem comprometer a sua autonomia”.