Aulas 10 e 11/10/03 Prof. Lessa
Texto Após a leitura responder em duplas, o teste a seguir. A organização existe para servir clientes e participantes. Cyro Bernardes. TGA, pg.9 Após a leitura responder em duplas, o teste a seguir. Prof. Lessa
1. Para que existe a organização? 2. Quais as necessidades mais prementes do indivíduo? 3. O que é cliente interno e externo? 4. O que fazem os participantes da organização? 5. Quais são os teus clientes internos? Citem dois. Prof. Lessa
Cultura organizacional O que é?
É um conjunto de características fundamentais que produzem sistemas de significados comuns a seus membros, distinguindo as organizações uma das outras.
É um conjunto de crenças, valores e padrões que regulam a ação individual e coletiva das pessoas em uma organização ou sociedade. Porf. Lessa/ Prof. Celestino Secco
Algumas crenças e valores culturais conhecidos.
Pessoa ocupada é pessoa produtiva. O empregado leal deve estar disponível para a empresa. A empresa é uma grande família e o chefe é o pai. As pessoas são todas iguais.
A nova cultura organizacional O que é?
A revolução das novas tecnologias instituiu um novo desafio, a passagem da sociedade da informação à sociedade do conhecimento.
A nova cultura organizacional deverá ser: Holística Sinérgica Flexível Visionária Cooperativa Empreendedora
A seguir: Criando e mantendo a cultura da organização. (Stephen Robbins – Administração: Mudanças e perspectivas A seguir: Criando e mantendo a cultura da organização.
1) O que é cultura organizacional? É um sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo-a uma das outras. Também representa uma percepção comum sustentada pelos seus membros.
Algumas características importantes: a) Inovação e ousadia. b)Busca de resultados. c) Orientação para a equipe. d) Nosso objetivo é proporcionar serviço de atendimento de primeira. e) Temos confiança em sua capacidade.
Algumas exemplos de cultura Microsoft e Coca-Cola Orgulham-se da coragem de correr riscos e da tolerância “e até encorajamento” ao fracasso. 3 M Foco na inovação. Vive e respira a geração de novos produtos.
Que tipo de cultura mais lhe convém Exercício As sete declarações de autoconhecimento Que tipo de cultura mais lhe convém
Que tipo de cultura mais lhe convém Cada afirmação descreve um tema cultural. 1 – 3 indicam o tipo de cultura em que você se adapta melhor. 5 – 7 são as afirmações que você menos concorda e indicam orientação quanto às culturas que você deve se afastar.
Interpretação Culturas com forte orientação para: Trabalho em equipe Relacionamento pessoal Assumir riscos Os resultados A estabilidade Atenção aos detalhes Pouca agressividade
Aqueles que não se enquadram na ideologia são expelidos como vírus. Culturas ritualísticas são ótimos lugares para se trabalhar, mas somente para aqueles embebidos pela ideologia que as sustenta. Aqueles que não se enquadram na ideologia são expelidos como vírus. J.C. Collins e J.L. Porras
11/10/03
Tomada de decisão
O que é tomar Decisões? Prof. Lessa
É fazer escolhas. Certo ou errado? Prof. Lessa
É a seqüência de eventos abordados para a solução de problemas. Prof. Lessa
É também um processo sistemático de identificação de problemas, geração de alternativas, análise de conseqüências, seleção e implementação de soluções, avaliação e feedback Prof. Lessa
Como devemos tomar decisões? Prof. Lessa
Processo racional É quando a pessoa faz escolhas consistentes, maximizando o valor dentro de limitações específicas.
Como identificamos um problema? Definição do problema Como identificamos um problema?
Quando há diferença entre uma situação existente e uma desejada. É importante lembrar que uma definição errada do problema, leva a decisões equivocadas.
Critérios de decisão Nesta etapa, o tomador está determinando o que é relevante à tomada de decisão. Aqui é identificado o interesse, o valor e as preferências pessoais de quem toma decisões.
É importante identificar critérios, pois o que pode ser relevante para um pode não ser para outro. Pondere os critérios previamente identificados, a fim de lhes conferir a prioridade correta na decisão.
Apenas lista-se as alternativas possíveis que poderiam ter sucesso. Gerar alternativas Apenas lista-se as alternativas possíveis que poderiam ter sucesso.
Classificar as alternativas segundo cada critério Nesta etapa avalia-se criticamente cada uma delas.
Calcular a decisão ótima O tomador de decisão identifica neste momento, o peso e a eficácia esperada de cada escolha A alternativa com mais alto valor desejado torna-se, então, a escolha ótima ou otimizadora.
Você sabe tomar decisão? 1- Ancoragem 2- O dobro ou nada Exame 746 – N.16 – 08/08/91 – Pg. 42 e 44
Como são tomadas as decisões nas empresas?
Racionalidade delimitada Quando as pessoas tomam decisões mediante a construção de modelos mentais simplificados, selecionando elementos de um problema sem visualizar toda sua complexidade. O fazem porque tem limitada capacidade de processar informações.
Decisão intuitiva É um processo inconsciente criado a partir de um refinamento da experiência. O racional e o intuitivo se completam entre si.
Estilos de decisão
Diretivo Buscam a racionalidade. São eficientes e lógicos, porém utilizam informações mínimas.
Analítico Buscam as informações e alternativas. São decisores cautelosos, dotados de capacidade de adaptar-se.
Conceitual Tendem a ter perspectivas amplas, considerando muitas alternativas. Tem visão de longo alcance e são excelentes para encontrar soluções caritativas.
Comportamental Caracteriza-se pela capacidade de trabalhar em equipe. Preocupam-se com as pessoas e são receptivos a sugestões e idéias. Tentam evitar conflitos e buscam aceitação.
Qual é o seu estilo de decisão? Exercício de Autoconhecimento Qual é o seu estilo de decisão? Robbins – Administração: mudanças e perspectivas, Pg. 74-76
Pontuação da lista de estilos Pg. 507 Some os pontos em cada uma das quatro colunas – I II III IV A soma das quatro colunas terá que totalizar 300 pontos. Caso contrário, revise as respostas. Assinale os pontos para cada coluna no bloco de modelos de estilos em anexo. O quadrante com a maior pontuação, reflete o estilo dominante. Quanto mais próximo a distribuição estiver de 75 pontos em cada categoria, maior flexibilidade demonstrará.
Processo de tomar decisões (Herbert Simon – TGA do Prof. Maximiano)
17/10/2003
L i d e r a n ç a
Muitas vezes acordo de noite e começo a pensar num problema sério e resolvo que preciso falar com o Papa a respeito. Depois, acordo e me lembro que o Papa sou eu. Papa João XXIII
A capacidade e a excelência moral, habilitam as pessoas a ser líderes. Confúcio
Independentemente de sua origem, o governo deveria, pelo exemplo pessoal, inspirar os governados. Maquiavel
A liderança carismática deriva das necessidades emocionais das pessoas e dos eventos dramáticos associados ao exercício da liderança. Atos ousados e imaginativos do líder, ajudam a criar nele, uma imagem carismática. Katz e Kahn
Quais são os líderes do novo século?
Liderar significa influenciar pessoas através de ações. Liderar significa conduzir pessoas
Liderar significa defender valores que representam a vontade coletiva.
Líderes modernos adotam estilos que facilitam a participação das pessoas, através do compartilhamento nas decisões, buscando a interação líder/liderado.
Não há empresas ruins, apenas maus gestores. Prof. Lessa Assim como não há paises ruins, apenas maus governantes. Prof. Peter Drucker
Até que ponto o líder conduz os acontecimentos e é capaz de reverter seu curso?
Estilos de líderes
1. Líderes transacionais Motivam e orientam seus liderados por meio de esclarecimentos sobre os papeis e tarefas.
2. Líderes transformacionais Exercem sobre os liderados um profundo respeito, inspirando-os a transcender seus interesses em benefício da organização.
Exemplos de líderes transformacionais Jack Welch Bill Gates Ray Kroc – McDonald’s Abílio Diniz Miguel Abuhab Luiza Helena
Características destes líderes Visão sistêmica e sentido de missão. Inspiram expectativas elevadas e expressam objetivos importantes de maneira simples.
Provocam estímulos. Valorizam a inteligência e o aprendizado contínuo. Dedicam atenção individual as pessoas.
3. Líderes carismáticos Exercem influencia extraordinária sobre as pessoas. Possuem visão convincente e senso de determinação
São agentes de mudanças São sensíveis ao ambiente
Exemplo de líder carismático Luiza Helena Magazine Luiza
O forte Rei faz forte a fraca gente. Luiz de Camões
Hábeis em criar e articular visão de futuro. 3. Líderes visionários Hábeis em criar e articular visão de futuro. Instiga as habilidades, os talentos e os recursos em busca do sucesso
São articulados, conseguem ordenar atividades, de forma que a visão possa ser aplicada a uma diversidade de situações.
Exemplo de líder visionário Beto Carreiro
O líder não depende da ordem, a ordem é que depende deles. Aristóteles
O líder precisa ser o que? Justo Ter credibilidade Ser confiável Expor sentimentos
Cumprir o que promete Trabalhar em equipe Ter visão sistêmica Estar aberto ao diálogo
O diálogo pode conduzir a novas idéias e esta levar a uma vantagem competitiva. É o fator isolado mais importante em uma empresa.
O Caso do Departamento “A” Estudo de caso O Caso do Departamento “A”
Os melhores gerentes escutam, motivam e fornecem apoio a seu pessoal Os melhores gerentes escutam, motivam e fornecem apoio a seu pessoal. E muitas mulheres parecem fazer essas coisas melhor que os homens.
Homens e mulheres lideram de maneira diferente? Texto Homens e mulheres lideram de maneira diferente? Adm: mudanças e perspectivas- Stephen Robbins
Terá que proteger o negócio atual e buscar novas fronteiras. O líder de sucesso Será o que souber gerenciar o presente, esquecer seletivamente o passado e criar o futuro. Terá que proteger o negócio atual e buscar novas fronteiras.
Terá que criar zona de desconforto. Terá que aprender a importância do não conformismo.
Terá que perguntar-se sempre: Diante de verdades preestabelecidas. por que não? Diante de verdades preestabelecidas.
Foi o não inconformismo que revolucionou a Polaroid? Uma criança perguntou ao pai por que não podia ver sua foto na hora? Prof. Lessa / Prof. C. K. Prahalad
Terá que saber dizer não sem desmoralizar as pessoas. Terá que possuir habilidade de análise e instinto certeiro.
Terá que estar familiarizado com as novas tecnologias de gestão. Terá que ser brilhante sem ser arrogante e entender de gente.
Terá que pensar diferente, ter coragem e estar comprometido. Terá que ter flexibilidade para mudar e ser tolerante com as diferenças.
Terá que ter paixão pelo que faz. Prof. C. A. Lessa / Prof. C. K. Prahalad
Você não precisa concordar ou discordar, faça apenas um exercício de reflexão.
Autoconhecimento Respondam com muita atenção o quadro a seguir Qual é seu estilo de liderança? Stephen P. Robbins – Administração: mudanças e perspectivas – Pg. 378 Respondam com muita atenção o quadro a seguir
Líder não é o herói glorificado pelo mercado e pela mídia, mas o sujeito que constrói durante anos, em silêncio, o sucesso da empresa. Jim Collins
Casos Empresa brasileira de equipamentos hidráulicos Empresa New Horizons Administração: Princípios e tendências – Pg. 361 e 363
Texto Hora de trocar de mitos Jim Colins – Exame n. 20 - 02 out 02 – Pg. 98 - 102
Não precisamos de mais um herói Texto Não precisamos de mais um herói Joseph L. Badaracco Jr. – Exame/Harvard Business Review – Pg.66 - 73
Mensagem
“ Qualquer um consegue decompor algo em pequenas partes “ Qualquer um consegue decompor algo em pequenas partes. O segredo está, em reuni-las novamente em um todo, sem comprometer a sua autonomia”.