CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Pesquisa Pesquisar Pesquisador
Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Bacharelado em Sistemas de Informação
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Comunicações Técnico-científicas
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Universidade Federal do Amapá
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Projeto de Intervenção
AULA 5: Formas de apresentação de textos: relatórios

Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
Universidade Federal do Amapá
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Sugestão de planejamento Pedagógico
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
INFORMATIVO AOS ALUNOS 2007/2
Normas para redação de TCC
Elaboração de relatório
PROJETO DE PESQUISA.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
PROJETO DE PESQUISA.
Professores Coordenadores
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Orientações sobre o Estágio II
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Orientações sobre o Estágio IV
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Produção de Artigo Acadêmico
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
Projeto Integrador 4º p. Ed. Física
Projeto de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais Disciplina: Tecnologia de Alimentos Profa. Cláudia Câmara Semestre:
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Política, ética e sociedade.  Tema 1 – Direitos humanos Tema 2 – A Política Normativa Tema 3 – Autonomia Política Tema 4 – Liberalismo e Democracia Tema.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO INTERDISCIPLINAR DE ARQUITETURA E URBANISMO: foco Socioeconômico, meio ambiente e aspecto urbanístico na área do Mucajá Coordenador do Curso Prof. Lúcio Nazareno Lobato da Cunha Turmas: 1º ARQV e ARQN Professores Coordenadores Ana Maria Pantoja Themístocles Raphael G. Sobrinho Regina Célis Ferreira

PROJETO INTERDISCIPLINAR ARQUITETURA E URBANISMO: RESUMO DO PROJETO O projeto é um trabalho acadêmico, que visa fazer com que os alunos do Curso de Arquitetura desenvolva uma visão analítica e crítica do contexto urbano da área do Mucajá, no bairro do Santa Inês, em Macapá. Esta visão se baseia na construção do conhecimento de três disciplinas do primeiro semestre do Curso.

PROJETO INTERDISCIPLINAR ARQUITETURA E URBANISMO: OBJETIVO GERAL: Fazer uma pesquisa de campo para produção de um relatório que apresente os conhecimentos básicos das disciplinas orientadoras do projeto, de maneira que os acadêmicos obtenham uma visão critica e analítica sobre o contexto ambiental, econômico, social e urbano do local pesquisado ATIVIDADE COMPLEMENTAR O projeto é uma atividade complementar, que contabiliza carga horária para integralização das diretrizes curricular do curso de Arquitetura. O total de carga horária é de 5 horas por disciplina, conforme aceite da Coordenação de Curso OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fazer visitas técnicas no local pesquisado; Produzir um diagnostico socioeconômico, do meio ambiente e dos aspectos urbanos da área; Produzir um relatório escrito, com apresentação do mesmo ao final do projeto.

JUSTIFICATIVA O trabalho interdisciplinar deste projeto busca integrar o conhecimento desenvolvido nas disciplinas do período em questão. Desta forma constrói uma relação verticalizada do conhecimento, onde a interdisciplinaridade contribui a academia estabelecer uma relação de troca, de reciprocidade e de mutualidade, através das diferentes visões que procuram acrescentar uma unidade no entendimento dos fatos. Com isso, a interdisciplinaridade estaria substituindo a fragmentação e proporcionando uma junção deste conhecimento formando assim um todo. A JUSTIFICATIVA DO PROJETO ACONTECE POR DUAS RAZÕES: Primeiro, a priorização da unidade do conhecimento, através da interdisciplinaridade. Segundo, a construção desta pesquisa dentro de um contexto do paradigma relativista, buscando uma visão holística do contexto urbano, em que o acadêmico através do aprendizado teória-prática procurará evidenciar a relação existente entre sujeito-objeto-sujeito.

TEMAS E ÁREA DE ATUAÇÃO PÚBLICO-ALVO TEMAS Acadêmicos do 1º semestre do curso de Arquitetura do Centro de Ensino Superior do Amapá, Turnos Vespertino e Noturno TEMAS Meio ambiente Sócio-economia Arquitetura ÁREA DA PESQUISA Bairro do Santa Inês – Área do Mucajá - Macapá

2 1 3 4 1 3 4 2 5 6 5 6 ÁREA DA PESQUISA ÁREA DA PESQUISA Bairro do Santa Inês – Área do Mucajá - Macapá Rua do Araxá Rua Novo Horizonte Rua Oscar Santos Distribuição por Grupo Tarde – Amarelo Noite - Vermelho 5 6 5 6

METODOLOGIA Os acadêmicos deverão fazer o diagnostico e levantamento de material in loco para que possam construir os estudos solicitados pelos professores de cada disciplina. O Projeto está dividido em quatro momentos: 1- visitas técnicas; 2- Aplicação da pesquisa socioeconômica 3- produção do material escrito; 4- Seminário para apresentação do trabalho. No seminário de apresentação cabe a cada grupo escolher o critério de apresentação, desde que seja didático e de fácil entendimento. Para apresentação dos trabalhos serão também considerados: participação, freqüência, assiduidade, responsabilidade, desenvoltura, apresentação do material.

Exigências para elaboração do trabalho O trabalho deverá contemplar os seguintes requisitos: Fundamentação teórica Encadeamento lógico das idéias Coerência entre os argumentos apresentados; Domínio do assunto a ser apresentado Elaboração do Texto - O texto deverá contemplar os seguintes requisitos: Estética, Pertinência na continuidade do diálogo, Posicionamento crítico Organização do grupo na elaboração e apresentação.

Exigências para elaboração do trabalho Os assuntos a serem considerados devem está adequados a disciplina exigida para o grupo. O trabalho deverá seguir normas técnicas da Faculdade CEAP: Espaço 1,5 ; Margem superior 3; inferior 2; direita 3; esquerda 2 O trabalho deverá conter partes pré-textuais, textuais e pós-textuais (capa, folha de rosto, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas, anexos) A apresentação do grupo poderá ser feita utilizando os recursos didáticos existentes na faculdade. (o grupo deverá com antecedência informar ao professor responsável pelo grupo sobre o material a ser utilizado na apresentação, para que o mesmo posso reservá-lo)

Avaliação Este projeto faz parte do requisito parcial de avaliação do semestre em questão, sendo assim, todos os alunos farão parte do processo avaliativo. O projeto será avaliado pelo corpo de professores do Curso de Arquitetura do 1° Arq, onde cada professor atribuirá a sua nota de acordo com as 4 etapas estabelecidas, e os demais professores acompanharão a nota do professor Orientador: O critério de avaliação acontecerá numa distribuição de 25% para cada etapa, ande estão distribuídas conforme a seguir: 1ª Etapa – Avaliação individual - subjetivo Esta avaliação o quesito de individualidade, onde o orientador acompanhará o aluno visando avaliar seu desempenho quanto aos critérios de: pontualidade, participação, assiduidade, envolvimento do acadêmico no grupo, responsabilidade. 2ª Etapa – Avaliação do trabalho escrito - objetivo Esta etapa constará da avaliação do professor orientador, de acordo com os conteúdos ministrados na disciplina atendendo as exigências dele. O material deverá apresentar uma estrutura de planejamento, que apresente conteúdos de forma clara e objetiva. 3ª Etapa – Avaliação atendendo as Normas Técnicas de elaboração de trabalho cientifico – objetivo 4ª Etapa – Avaliação do desempenho do Grupo – objetivo Os critérios desta etapa serão avaliados por ações coletiva quanto as exigências de: trabalho em grupo, parceria, liderança, união, decisões coletivas, assim como pelo desempenho da apresentação oral do trabalho.

Professor Tema e Pontuação PONTOS Ana Maria Pantoja Introdução a Arquitetura 20,0 Themístocles Raphael Gomes Sobrinho Estudos Ambientais Regina Célis Ferreira Estudos Sócioeconômicos

Tema, Orientador e Grupo Orientação Alunos 1 Estudos Ambientais Raphael 2 3 Introdução a Arquitetura Ana Maria Pantoja 4 5 Estudos Socioeconômico Regina Célis 6 Obs. O professor orientador acompanhará o grupo em sua disciplina, mas também o grupo deve ter uma independência para construção de seu trabalho

DESENVOLVIDAS NO PROJETO Cronograma ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO PROJETO UNIDADE DE TEMPO [ ] dia [ X ] semana [ ] mês No Descrição 1 2 3 4 5 Apresentação do Projeto a comunidade acadêmica 11/5 Visita ao local 09/5 Elaboração do questionário de pesquisa Aplicação da pesquisa Reunião com o orientador 6 Elaboração do Material 7 Seminário de Apresentação 10/6 8 Entrega ao Professor 9 Entrega de notas para os alunos 15/6

Apresentação do Trabalho Atividade Local Período Horário Apresentação do Trabalho – 1º ARQV Sala 06 Bloco B 10/06/2010 14:00 as 17:30 h Apresentação do Trabalho – 1º ARQN Sala 206 19:00 as 22:30 h

OBRIGADO! Professores Coordenadores Ana Maria Pantoja Themístocles Raphael G. Sobrinho Regina Célis Ferreira