ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Advertisements

Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Senarc: atribuições institucionais
PROGRAMA BPC NA ESCOLA VIDEOCONFERÊNCIAS
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Decreto nº de 24 de abril de 2007
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
Freqüência Escolar – A condicionalidade em educação do Programa Bolsa Família Fortaleza, 10 de março de 2008.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA COORDENAÇÃO GERAL DE ÍNDIOS RECÉM-CONTACTODOS - CGIRC Irânia Ferreira Marques.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
Públicos Municipais RS
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
BPC: AMPLIAÇÃO DA FUNÇÃO PROTETIVA
Projeto de Lei n.º 3077/2008 “PL SUAS”.
Ministério da Cultura.
POLÍTICA PÚBLICA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Proteção Social Básica
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Ministério do
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
S ERVIÇO DE P ROTEÇÃO EM S ITUAÇÕES DE C ALAMIDADES P ÚBLICAS E DE E MERGÊNCIAS Outubro 2011.
Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas Brasília, janeiro de 2013 Inclusão Produtiva Urbana.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Capacitação para Aplicação do Questionário do
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
BPC : importancia e sigificado social
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
REGIME DE COLABORAÇÃO E O FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES EM SANTA CATARINA. Osmar Matiola Diretor DIAE/DIAM/SED.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
Videoconferências PROGRAMA BPC NA ESCOLA Brasília, 11 de março a 20 de maio de Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
2ª REUNIÃO DO CEE/SC COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO JOINVILLE 16/04/13 REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE ENSINO EM SANTA CATARINA. Osmar.
Transcrição da apresentação:

ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA

BPC – BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA SUAS – SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA BPC – BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

PROGRAMA BPC NA ESCOLA Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiárias do BPC, também denominado Programa BPC na Escola, tem como objetivo promover o acesso à educação e a elevação da qualidade de vida.

É um Programa do Governo Federal, instituído pela Portaria Normativa Interministerial nº 18, de 24 de abril de 2007, executado em parceria com os Estados, Municípios e Distrito Federal, por meio de ações articuladas entre as políticas públicas, particularmente as de saúde, assistência social, educação e direitos humanos, com vistas a superar as barreiras para o acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência, na faixa etária de 0 a 18 anos, beneficiárias do BPC.

ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA: Os Estados e os Municípios firmam compromisso de participação no Programa mediante Termo de Adesão; A equiparação de oportunidades às pessoas com deficiência na escola e nas demais esferas sociais tem como princípios a acessibilidade, inclusão e a cidadania, reafirmando a concepção de direitos humanos e a garantia das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência.

COMPROMISSOS DOS ENTES FEDERADOS A União se compromete com o apoio técnico e financeiro; Estados assumem, principalmente, o compromisso de apoiar a capacitação dos agentes envolvidos na gestão e execução do Programa no âmbito do seu território e a matrícula dos beneficiários na sua rede de ensino;

Municípios – se comprometem a constituir um Grupo Gestor para gerir e coordenar o Programa em seu âmbito; Aplicar o Questionário de Identificação de Barreiras para o Acesso e Permanência na Escola dos Beneficiários com Deficiência do BPC; Realizar o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias e; Desenvolver, por meio da articulação intersetorial, ações/políticas para a superação das barreiras que favoreçam a inclusão educacional e social do público do Programa.

QUADRO RESUMO ESTADO 01 - renovação ADESÃO 04 RENOVAÇÃO 36 DESISTÊNCIA 00 TOTAL 40 FONTE: www.mds.gov.br

OBRIGADA! arabella.mendonca@assitenciasocial.al.gov.br 3315-2886