CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alfredo Halpern Grupo de Obesidade e Doenças Metabólicas do HCFMUSP
Advertisements

Fisiologia do Exercício
Fisiologia x Desempenho nos Esportes
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
ATIVIDADE BIOLOGIA CARBOIDRATOS - LIPÍDIOS – PROTEÍNAS
DOR MUSCULAR.
Fisiologia do esforço Verificação do metabolismo energético do organismo humano em esforço; das adaptações neuro-musculares sob condição de treinamento.
CONCEITOS BÁSICOS EM METABOLISMO
A importância dos alimentos
Metabolismo Energético
CARACTERÍSTICAS DO SER VIVO
Disciplina de Biociências I Unidade 3 – Metabolismo Celular GLICÓLISE
RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBICA
Metabolismo: O papel da glicose
Colégio Estadual de Caldas Novas Departamento de Educação Física
Metabolismo dos carboidratos
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS.
INTRODUÇÃO AO METABOLISMO
Diferenças Entre Substâncias Orgânicas e Inorgânicas
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Departamento de Biologia Disciplina: Físico-Química
SERES VIVOS Introdução.
Bioenergética estuda a transferência,conversão e utilização da energia em sistemas biológicos exemplos: conversão de moléculas dos nutrientes em outras.
AULA 9 Sobre “Bioenergética”, enfocar: Conceito; Importância do ATP;
Introdução à Fisiologia
Bioquímica.
NUTRIÇÃO CLÍNICA I SAÚDE
Fundamentos Químicos da Vida
Introdução ao metabolismo
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Metabolismo energético
Características dos Seres Vivos Profº MSc. Clóvis Piáu
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
Disciplina de Biologia Professora Viviane
METABOLISMO ENERGÉTICO
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
Fisiologia do Exercício
Metabolismo oxidativo
Bioenergética Bioquímica para Enfermagem Prof. Dr. Didier Salmon MSc. Daniel Lima.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO
FISIOTERAPIA DESPORTIVA
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Sistema ATP-CP Ricardo Becker Medicina Esportiva USP – 2012.
CIÊNCAS DA NATUREZA Química Biologia Física
METABOLISMO DE CARBOIDRATOS
Metabolismo Energético
Práticas Pedagógicas de Biologia Estrutural
INTRODUÇÃO AO METABOLISMO DE CARBOIDRATOS E NFERMAGEM 2012/1 – P ROFª A MANDA V ICENTINO Bioquímica – Módulo II.
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
BIOENERGÉTICA ENERGIA dos NUTRIENTES  Músculo ENERGIA QUÍMICA
FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista
Bioenergética.
Metabolismo do Glicogênio
INTRODUÇÃO AO METABOLISMO
Integração das Vias metabólicas durante diferentes tipos de exercícios
BIOENERGÉTICA DO EXERCÍCIO
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
FISIOLOGIA HUMANA.
Metabolismo da Nutrição
Introdução ao Metabolismo Prof. Helber Barcellos.
CONTROLE HORMONAL E EXERCÍCIO FÍSICO
Metabolismo Energético
Metabolismo de Carboidratos
Metabolismo de Carboidratos
Metabolismo energético
As substâncias químicas dos seres vivos
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos Obtenção de energia 1.
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO Prof. Ms. José Alex Cantuária Queiroz TEMA: FISIOLOGIA DAS ATIVIDADES FÍSICO ESPORTIVA. TÍTULO: INTRODUÇÃO A FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO.

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO Conceito: É ciência que estuda como o exercício altera a estrutura e a função do corpo humano. (ROBERGS & ROBERTS, 2002)

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO Homeostase: A condição da função corporal quando um ambiente é mantido constante ou inalterado. Estado Estável: Condição em que certas funções corporais atingem uma constância dinâmica em um novo nível. Sistema de Controle Biológico: Unidade funcional que trabalha para manter a homeostase.

UMA CONSTANCIA DINÂMICA Walter Cannon 1932 homeostase UMA CONSTANCIA DINÂMICA Walter Cannon 1932

Reflexão Como o corpo faz para manter a temperatura central dentro de uma faixa estrita? Por que durante o exercício, quando o corpo está produzindo maiores quantidades de calor, geralmente não apresentamos problemas de superaquecimento?

Resultado de muitos complexos sistemas de controle, com finalidade de estabelecer uma resposta a altura da demanda imposta nas condições sem estresse, ou seja em repouso.

UM AMBIENTE FISIOLÓGICO CONSTANTE Estado Estável UM AMBIENTE FISIOLÓGICO CONSTANTE

Confusão HOMEOSTASE OU ESTADO ESTÁVEL

Homeostase – representa um ambiente interno constante em condições sem estresse, mediante respostas regulatórias de compensação. Estado estável – faz referencia a um equilíbrio funcional fora das condições normais, ou seja. apenas não esta se alterando.

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO COMPONENTES DO SIST. CONTROLE BIOLÓGICO Receptor: detecta estímulos e informações. Unidade Integradora de Controle: recebe informações sensoriais e redireciona. Mecanismo Efetor: responde ao estímulo.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE Aprender como o corpo responde ao exercício é essencialmente um estudos dos sistemas de controle.

Exemplos de Controle Homeostático Regulação da pressão arterial; Regulação da Glicemia; Auxílio das proteínas do estresse.

Exercício – um teste ao controle homeostático.

FISIOLOGIA DAS ATIVIDADES FISICO ESPORTIVA I Bioenergética Prof. Ms. Alex Cantuária

Bioenergética METABOLISMO – Conjunto de reações que ocorrem em todo organismo. Divide-se em: 1 – Reações Anabólicas – resultam em síntese de moléculas. 2 – Reações Catabólicas – resultam em degradação de moléculas.

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP INTRODUÇÃO A BIOENERGÉTICA Conceito: É a ciência que estuda como a energia é convertida de uma forma a outra em seres vivos.

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FOTOSSÍNTESE

Ciclo Energético

Substratos para o Exercício “Os nutrientes carboidratos, lipídios e proteínas proporcionam a energia necessária para preservar as funções corporais durante o repouso e a atividade física”. Mcardle et. al.2003

Carboidratos Estrutura formada por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio; Fotossintese ( CO2 + H2O + Energia Luminosa);

Carboidratos Papel dos Carboidratos no Organismo: Os carboidratos desempenham importantes funções relacionadas ao metabolismo energético e ao desempenho nos exercícios. Fonte de Energia; Preservação das Proteinas; Ativador metabólico; Combustível para o Sistema Nervoso Central.

Gorduras Substrato formado por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio; Equivalente energético - 9 kcal-g; CLASSIFICAÇÃO: Ac. Graxo; Triglicerídeos; Fosfolipídeos; Esteróides.

Gordura Papel dos Lipídios no Organismo: Fonte e reserva de energia; Proteção dos órgãos vitais; Isolamento térmico; Carreador de vitaminas e supressor da fome.

Proteinas Compostos formados por muitas subunidades chamadas aminoácido. Aminoácidos essenciais – não são produzidos pelo organismo e, portanto devem ser consumidos na alimentação. Equivalente energético – 4kcal-g.

Proteínas Dinâmica do Metabolismo Proteico Fornece aminoácidos para os vários processos anabólicos. A proteína é catabolizada para a obtenção de energia; Os aminoácidos liberados durante a renovação contínua da proteína e que não participam imediatamente na síntese protéica são catabolizados para a obtenção energia; A proteína dietética em excesso dos valores recomendados são convertidas em gordura corporal.

BIOENERGÉTICA A energia contida nos alimentos não é transferida diretamente para as células. ATP é a fonte de energia imediata para a contração muscular.

INTRODUÇÃO A BIOENERGÉTICA Uma molécula de ATP consiste na adenosina mais três fostatos inorgâncos. Pela ação da enzima ATPase, o ultimo grupo fosfato é separado liberando energia.

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ-CEAP FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO A quantidade de energia contida no ATP é limitada em 3seg. RESSÍNTESE DO ATP ATP-CP ou Sistema do Fosfagênios. (anaeróbico alático) Metabolismo Anaeróbico. Metabolismo Aeróbico.

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO SISTEMA ATP-CP Sistema energético mais simples, pois requer um numero pequeno de reações químicas para liberação de energia. Creatina Fosfato ou CP é a molécula de alta energia, entretanto essa energia não é utilizada para a realização do trabalho celular. A liberação de energia da creatina fostato é facilitada pela enzima creatina quinase (CK).

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO ATP-CP ATP ADP + Pi + energia útil(funções) * ADP + Pi + energia novo ATP (ATP-CP) CP = C + Pi + energia. CK

METABOLISMO ANAERÓBICO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO METABOLISMO AERÓBICO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO Cada atividade física terá um perfil de demanda energética peculiar: Corrida de 100 metros rasos (Sistema ATP-CP); 10 a 15 segundos Maratona (Metabolismo Aeróbico); 42km 400 metros rasos (Metabolismo Anaeróbico). 2 a 3 minutos.

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO Mecanismo de adaptação do sistema de transporte de oxigênio durante o exercício.