Números complexos: apresentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

Comportamento do Consumidor Online
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Matemática para todos Educação Básica
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Como os professores lidam com os erros
O TRABALHO CIENTÍFICO - Mestrado Adaptado de: Carlos Cziulik, Ph
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
ENCCEJA MATEMÁTICA.
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Seções cônicas: orientações
Números complexos: aula
O que você deve saber sobre
Números Complexos 2 Prof. Marlon.
Conceito, formas algébrica e trigonométrica e operações.
Não considere nenhuma prática como imutável
Portfólio de Matemática
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Unidade 6: Equações Do 2º Grau a uma incógnita.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO TAREFA PROCESSOS RECURSOS AVALIAÇÃO
Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico-Matemática
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
Matemática e Astronomia
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
Motivação e Expectativas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
ARTIGO CIENTIFICO.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Diretrizes para leitura e análise de textos
Elaborado pela profa. Solange
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
O aluno elaborando conceitos
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Trabalho de Matemática
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
Trabalho de Matemática
EXERCÍCIOS DE REVISÃO POTENCIAÇÃO
Conceitos e Procedimentos
Curso EL-654 Didática Aplicada ao Ensino de Matemática UNICAMP
NÚMEROS COMPLEXOS.
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Números complexos Professora:Janaína Fernandes Lacerda.
NÚMEROS COMPLEXOS OPERACÕES NA FORMA TRIGONOMÉTRICA
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Números Complexos Forma algébrica Forma trigonométrica
* construindo o êxito em matemática *
5 – PLANEJAMENTO DE VENDAS
PROJETO OS ANIMAIS.
Fundamentos de Matemática Curso: Ciências Biológicas.
Introdução à Didática 1.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
TEMA: “NÚMEROS COMPLEXOS”. LINHA DO TEMPO: Descobriu uma fórmula geral para resolver equações do tipo x³ + px = p. Porém não publicou sua obra. Quebrando.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Números complexos: apresentação

Números complexos na forma trigonométrica Orientações O objetivo destas orientações é apresentar o conceito de números complexos de maneira mais palpável, para que seja possível propor um debate que estimule o raciocínio dos alunos. Na apresentação desse conteúdo são explicados apenas os conceitos de multiplicação, potenciação e radiciação de números complexos na forma trigonométrica. A abordagem é bem sucinta, evidenciando as demonstrações das fórmulas e mostrando os aspectos gráficos da multiplicação. Antes de iniciar o conteúdo da apresentação, é interessante falar aos alunos sobre o surgimento dos números complexos: uma ideia advinda da necessidade de se resolver equações que envolviam quadrados ou potências pares que resultavam em números negativos. Assim como os números negativos causaram um grande impacto na Matemática quando se conheciam apenas os números naturais, os números complexos causaram um impacto de proporções ainda maiores, pois desvendaram um mundo completamente novo e muito mais abrangente do que o dos números reais. É essencial que os alunos entendam a relação de inclusão que há entre os vários tipos de números que eles estudaram até então. Isso os auxiliará na compreensão da magnitude do conjunto dos números complexos. Envolvê-los no contexto histórico desses conceitos é uma maneira de situá-los numa linha cronológica matemática. Portanto, é válido citar a importância dos matemáticos Argand (1768 - 1822) e De Moivre (1667 - 1754), o primeiro pela interpretação geométrica dos números complexos e o segundo pela relação dos números complexos com a Trigonometria. As sugestões de leitura a seguir poderão ajudá-lo a obter maiores informações sobre esses importantes matemáticos. Sugestões de leitura EVES, Howard. Introdução à história da Matemática. São Paulo: Unicamp, 2004. MAOR, Eli. e: a história de um número. São Paulo: Record, 2004. BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.

Números complexos na forma trigonométrica Respostas dos exercícios 1) 2) 3) 4) 5) Alternativa a.