Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Fundamentos de Administração de Pessoas
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Disciplina Banco de Dados II Gerenciamento de transações
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Gerência de Banco de Dados 1 Apresentação da Disciplina Profa. Sandra de Amo Bacharelado em Ciência Computação 2009 – 2.
Bacharelado em Sistemas de Informação
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Banco de Dados (BAN-TSI)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Informação
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
Desenvolvimento de Soluções WEB Eduardo Martins Guerra.
APS – Análise e Projeto de Sistemas
Introdução a Engenharia de Software
Conceitos de Linguagens de Programação Apresentação da Disciplina Prof. Dr. Rogério Vargas UESC
Sistemas de Informação Gerenciais
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
CÁLCULO NUMÉRICO Introdução Prof. Esp. Geonir Paulo Schnorr
Modelagem de Software.
BCC /02 Apresentação da Disciplina BCC361 – Redes de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Prof.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Curso Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Informações sobre o Teleduc
TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Banco de dados em aplicativos WEB Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Campus de Caraguatatuba Aula 5: Modelo Entidade Relacionamento (2)
Bruno Iran Ferreira Maciel
Teoria da Computação Prof. Fabiano Sabha.
©Prof. Lineu MialaretAula /3Cálculo Numérico Cálculo Numérico – CN Prof. Lineu Mialaret Aula 20: Zeros de Funções Instituto Federal de Educação,
Introdução a Engenharia de Alimentos
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Plano de Ensino Equações Diferenciais
Campus de Caraguatatuba
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane Segundo semestre de 2011.
Apresentação da Disciplina Inteligência Artificial/Computacional
Campus de Caraguatatuba Aula 16e: Exercícios de View
Engenharia de Software 1
Apresentação da Disciplina Modelagem de Software
CURSO ADMINISTRAÇÃO E SISTEMAS Aula /2
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Prof. Fábio Carneiro Mokarzel 2014
©Prof. Lineu MialaretAula 14e - 1Banco de Dados I Banco de Dados I – BD I Prof. Lineu Mialaret Aula 14e: Exercícios em SQL (1) Instituto Federal de Educação,
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Introdução a Engenharia de Alimentos
Orientações – CC/SI (Noturno) – Marquês de São Vicente 2014/1
Introdução a Computação 1º Período CSTA Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Luiz Corrêa / 2012.
Sistemas Operacionais
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANO DE ENSINO Desenvolvimento de Sistemas
Álgebra Vetorial e Linear para Computação Monitora: Aluna Jeane Mendes da Silva Santos Orientador: Professor Adriano Pedrosa CIn – UFPE.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Metodologia do Trabalho Acadêmico
INE5408 Estruturas de Dados Apresentação e Programa da Disciplina.
Universidade Federal de Itajubá
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Profª. Mestre Mauren L. Sguario Coelho de Andrade
Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Igor Steinmacher, MSc. EA31B - Computação I Engenharia Ambiental.
INF Introdução à Programação 1 - Objetivos: Apresentar os principais conceitos sobre o computador, suas partes e acessórios, bem como conhecer.
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Filosofia da ciência.
Transcrição da apresentação:

Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus de Caraguatatuba Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 10 Semestre de 2013 Banco de Dados I – BD I Prof. Lineu Mialaret Aula 1: Orientações Gerais

Informações sobre o Prof. Lineu Formação Acadêmica: Mestrado em Análise de Sistemas e Aplicações – INPE. Doutorado em Ciência – ITA. Atividade Profissional: Professor RDE do IFSP Endereço Profissional: e-mail: lmialaret@ifsp.edu.br página web: lmialaret.orgfree.com/BD1.html

Carga Horária Semanal 4 horas de Aulas Teóricas/Práticas semanais: Noturno Quinta-feira, de 19:00 às 22:35 h. Recomendação de aprendizagem: No mínimo, 3 horas semanais de estudo individual/em grupo. Sem essa quantidade mínima de estudo, não se aprende a Tecnologia de Banco de Dados. Motivação para o estudo de Banco de Dados: Complexidade da tecnologia; Um bom Analista de Banco de Dados possui alta empregabilidade e é bem remunerado no mercado (é topo da faixa salarial na carreira de informática); e Banco de Dados tem sido assunto corrente em concursos públicos.

Objetivo Geral de BD I Propiciar aos Alunos do IFSP, campus de Caraguatatuba, em especial do corpo discente do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas,, o entendimento e a fundamentação teórica das principais Metodologias, Técnicas e Ferramentas envolvidas no desenvolvimento de Projetos de Aplicativos de Banco de Dados, visando melhorar suas eficiências e participações na resolução de Problemas no escopo da Engenharia da Informação, usando a Tecnologia de Banco de Dados.

Objetivos Específicos de BD I Entender os conceitos básicos da Tecnologia de Banco de Dados. Compreender a utilização adequada de Metodologias, Técnicas e Ferramentas para o desenvolvimento de Sistemas de Software que empreguem a Tecnologia de Bancos de Dados. Familiarizar-se com as tarefas relacionadas com a pesquisa de soluções para os problemas no domínio da Ciência da Computação, na área da Engenharia da Informação, no campo de Banco de Dados. Desenvolver protótipos parciais de Sistemas de Banco de Dados.

Conteúdo Programático de BD I Parte 1: Conceitos Básicos da Tecnologia de Banco de Dados. Conceitos Básicos de Desenvolvimento de Sistemas. Parte 2: Modelo Conceitual de Banco de Dados. Modelo Entidade Relacionamento - Notação Chen. Modelo Entidade Relacionamento - Notação Eng. Informação. Parte 3: Modelo Lógico Relacional de Banco de Dados. Fundamentos de Álgebra Relacional e Cálculo Relacional. Introdução à SQL (Structured Query Language). Teoria de Normalização.

Bibliografia Utilizada (1) SILBERSCHATZ, A., Sistema de Banco de Dados, 5a Ed., Editora Campus, SP, 2006.

Bibliografia Utilizada (2) ELMASRI, R. & NAVATHE, S. B., Sistemas de Bancos de Dados - Fundamentos e Aplicações, 3a Ed., Editora LTC, 2002.

Execução de BD I Utilização de transparências eletrônicas. Utilização da Internet para pesquisas. Utilização de leituras recomendadas. Utilização em laboratório: Ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering). Ferramentas RAD (Rapid Application Development). Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados - SGDB´s. Realização de tutoriais diversos, incluindo SGBD’s, Ferramentas CASE e RAD disponíveis na Internet. Desenvolvimento de Protótipos Individuais de Aplicativos de Banco de Dados.

Avaliação de BD I (1) 1o/2o Bimestres: Prova Teórica/Prática - 80% da média. Lista de Exercícios: Se a nota da prova  2  a lista vale 0%. Se a nota da prova for 2  nota da prova  3  a lista vale 10% da média. Se a nota da prova for  3  a lista vale 20% da média. No caso de não se entregar alguma lista, a média é = (prova / 2). Frequência às aulas: É obrigatória a presença do aluno na aula, sendo permitido no máximo 25% de ausências. Evitar ausência sem motivo, pois há a reprovação por falta. No caso da falta em alguma prova por qualquer motivo, o aluno automaticamente fará o exame (relativo à matéria toda).

Observações Importantes (1) Não é permitido em sala de aula ou laboratório:

Observações Importantes (2) É permitido em sala de aula ou laboratório: