Trabalho de Engenharia de Software II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RUP – Rational Unified Process
Advertisements

Engenharia de Software
Engenharia de Software
APSOO Aula 03.
Modelagem Organizacional
Diagrama de fluxo de dados (DFD)
Rational Unified Process(RUP)
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
Centrado na arquitetura
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA {lucena, furtado, choren,
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
SISTEMA É UMA ENTIDADE QUE MANTEM SUA EXISTÊNCIA ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DE SUAS PARTES ( Bertalanffy ) Interação Mútua Diferente duma simples.
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Análise e Projeto de Sistemas
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Principios e Conceitos de Projeto
Modelagem para Web Aula de 11/04/2011.
ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)
RUPinho Qualidade de Software
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Visão Geral do RUP.
Gerenciamento de Configuração
A modelagem de Negócio com UML
Especificação de Requisitos de Software - ERSw
Processo Praxis – Fase de Concepção
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Análise e Projeto de Sistemas
Caso de Uso - Definição Um caso de uso é uma descrição narrativa de uma seqüência de eventos que ocorre quando um ator (agente externo) usa um sistema.
Engenharia de Software
Modelagem de Negócio no RUP
Análise e Desenvolvimento de Software
Sistema de Informação Modelagem de Negócio UML
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Modelagem de processos de negócio com Diagrama de Atividades
Modelagem de processos de negócio com Diagrama de Atividades
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Especificação em Projeto de Sistemas
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Gestão de defeitos.
Capturando Requisitos com Use Cases Disciplina: Estudo do RUP Autor: Tiago Lima Massoni Orientacao: Augusto Sampaio Paulo Borba.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Laboratório de Programação
Análise e Projeto de Sistemas
Professora Cláudia Abreu Paes
Modelando Sistemas em UML
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Fluxos secundários Só devem ser analisados e descritos após a descrição dos fluxos básicos. Fluxos alternativos situações especiais (desconto para um cliente)
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Gestão de projetos de Software GTI-16
UML e a Ferramenta Astah
Requisitos Não funcionais
Um caso de uso conta uma história de como alcançar um objetivo ou um conjunto de histórias de tanto alcançando quanto falhando Caso de uso: “Fazer um pedido”
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Interações entre objetos
Gerenciamento de Escopo
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
Análise e Design de Software Site:
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Engenharia de Software II RUP Modelagem de Negócio

Definições de Modelagem de Negócios É uma técnica utilizada para compreensão dos processos dos negócios de uma empresa. A finalidade de modelar um negócio é criar uma abstração, que é uma visão simplificada do negócio. Um modelo de negócio mostra qual é o ambiente da organização e como a organização age em relação a este ambiente. Por ambiente entende-se tudo que a organização interage para realizar os seus processos de negócio, tais como clientes, empregados, parceiros

Finalidade As finalidades da modelagem de negócios são: Entender a estrutura e a dinâmica da organização na qual um sistema deve ser implantado. Entender os problemas atuais e identificar as possibilidades de melhoria.  Derivar os requisitos de sistema necessários para cliente. A modelagem de negócios tem por base, definir os processos, os papéis e as responsabilidades de casos de uso de negócios e em um modelo de objetos de negócios.

5.1 - Representação de Diagramas da UML utilizáveis na Modelagem de negócio

Exemplo 1 de Diagrama de Caso de Uso de Negócio

Exemplo 2 de Diagrama de Caso de Uso de Negócio

6.2 - Descrição detalhada do Caso de Uso Na descrição do Caso de Uso de Jacobson temos os seguintes itens a serem utilizados: Nome do Caso de Uso: Nome que mais resume o processo e o identifica Atores participantes: Lista de atores que interagem com a Use Case. Objetivos: Lista de Objetivos da Use Case. Pré-condições: Condições necessárias para que a Use Case aconteça. Fluxo Principal: Lista de Fluxos ligados a Use Case, preferencialmente organizados no formato “P1;P2;Pn.” Fluxos alternativos: Aqueles que não acontecem sempre, apenas quando são necessários.

Casos de uso de negócios de alto nível e casos de uso de negócios detalhados. Os casos de uso de negócios detalhados foram identificados detalhando-se os resultados nos quais o cliente em potencial estão interessados. 

O “ponto chave” da modelagem de negócio,dando ênfase que a mesma vem antes do levantamento de requisitos. Logo, nesse ponto, onde será necessário mostrar tudo que há na empresa, para depois ser levantado os requisitos que serão utilizados na modelagem de sistema.

Objetivos da Modelagem de Negócios Compreender a estrutura e a dinâmica da organização na qual um sistema de informação será implantado; b) Para compreender os principais problemas atuais da organização e identificar melhorias potenciais; c) Para garantir que clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum sobre a organização; d) Para apoiar na identificação dos requisitos do sistema que ira apóia a organização.

Conceitos Chaves de Modelagem de negócios são divididos em três partes

Recursos do negócio São os objetos do negócio, tais como: materiais, informações e produtos, que são utilizados ou produzidos pelo negócio. Os recursos são organizados em estruturas e têm relação uns com os outros. São manipulados, usados, consumidos, transformados, produzidos

2) Processos de Negócios As atividades conduzidas no negócio durante o qual o estado dos recursos do negócio mudam. Os processos descrevem como o trabalho é feito no negócio, devem mostrar como o negócio é conduzido. O processo é então um conjunto ordenado de atividades de trabalho ao longo do tempo, com um começo e fim bem definidos com entradas e saídas, sendo também governado pelas regras.

3)Regras do Negócio Sentenças que definem ou restringem algum aspecto do negócio, representam um conhecimento o respeito do negócio. As regras definem como o negócio deve ser conduzido (como os processos devem ser executados). Regras podem definir como os recursos devem ser estruturados e relacionados uns com os outros.

Como Definir a Equipe A equipe de modelagem de negócios, cujos membros atuam como analista do processo de negócio, convida os representantes dos envolvidos para entender o problema a ser resolvido e a natureza do domínio do negócio da empresa. Essa equipe de modelagem de negócios mais ampla precisa ter bons conhecimentos do domínio do negócio e também saber como os sistemas atuais são utilizados para automatizar os negócios, ter boas habilidades de facilitação.

Escopo da Modelagem de Negócios Um esforço para modelagem de negócios pode ter diferentes escopos dependendo do contexto e da necessidade.

1 - Organograma Você pode elaborar um mapa simples da organização e de seus processos para compreender melhor os requisitos do aplicativo que está criando. 2 - Modelagem de Domínios Se você estiver criando aplicativos cuja principal finalidade é gerenciar e apresentar informações. 3 - Um Negócio, Muitos Sistemas

Se você estiver criando um sistema grande ou uma família de aplicativos, poderá empreender um esforço para modelagem de negócios que servirá de subsídio para vários projetos de engenharia de software. 4 - Modelo de Negócios Genérico Se você estiver criando um aplicativo que será usado por várias empresas. 5 - Novo Negócio Se uma empresa decidiu iniciar uma linha

de negócios totalmente nova e desenvolver sistemas de informação de suporte, deverá ser realizado um esforço para modelagem de negócios. Nesse caso, a finalidade da modelagem de negócios não é apenas identificar os requisitos do sistema, mas também determinar a viabilidade da nova linha de negócios. 6 - Renovação Se uma empresa decidiu renovar completamente sua forma de fazer negócios “reengenharia de negócios” a modelagem de negócios geralmente consiste em um ou mais projetos independentes.

negócios geralmente consiste em um ou mais projetos independentes.

1) Faça a descrição detalhada dos itens de caso de uso 1) Faça a descrição detalhada dos itens de caso de uso? 2) Quais os tipos de objetos de negócio na UML? 3) Qual é a maior finalidade da modelagem de negócio?

Fábio Heitor Ney Marcelo Fabiana Ademar Júlio Gabriel Lucas Alunos