Propaganda e uso racional de medicamentos Existe compatibilidade? Mauro Silveira de Castro Faculdade de Farmácia - UFRGS
Propaganda – o que é? Conjunto de técnicas Objetivo: Divulgar conhecimento e/ou Promover adesão Princípios, idéias ou teorias Exercer influência sobre o público Promover (info e persuasão) medicamento Fins comerciais
Abordagens da propaganda / publicidade Para o usuário Conhecer suas preferências e cultura Para o cliente Segundo sua visão Para o publicitário “Como eu sou o máximo”
Informações sobre medicamentos - abordagens Para o usuário Vários seguimentos sociais Para o próprio sistema de saúde O que se pensa que existe de necessidade Para o profissional que produz Correção na informação
Usuário Causa enfermidade? O que é remédio/medicamento? Tradição familiar? Modelo tradicional de cuidados Paternalista Fantástico – o show da vida “Campeões da vida”
Sistema de Único de Saúde Pressão social Pressão política Não estruturado (hospitaloc.) Propaganda institucional Comunicação em saúde?
Profissionais de saúde Formação em educação em saúde? Atualização profissional? Formação em propaganda? Fontes de informação? UK = 30% desatualizada Modelo de atenção à saúde
Institute of Medicine – abril de 2004 Health Literacy: A Prescription to end Confusion 90 milhões de adultos norte americanos – analfabetos funcionais em saúde 40 milhões são totalmente analfabetos E no Brasil?
Alfabetização em saúde “É o grau em que indivíduos podem obter, processar e entender Informações básicas de saúde e de serviços Que necessitam para tomar decisões apropriadas em saúde.”
Alfabetização (2) Ler Escrever Realizar cálculos básicos Falar e compreender a linguagem oral Ter conhecimento conceptual e cultural
Alfabetização em saúde (3) Abrange não somente o indivíduo Depende de habilidades, preferências e expectativas de Provedores de cuidados e informações em saúde, Mídia, Outros
Potenciais locais de intervenção Sistema de Saúde Resultados em Saúde e custos Cultura e Sociedade Alfabetização em Saúde Sistema Educacional
Cultura e Sociedade “American lifestile” Autodeterminação = automedicação Cultura Exames sofisticados Receita de medicamento Lucrar, poupar O natural
Sistema Educacional Prima pelo analfabetismo em saúde? Quais ensinamentos existem sobre o uso racional? Existe esta abordagem no terceiro grau?
E a propaganda de medicamentos? Não é independente Não é plural Características: Simplificação Saturação Parcialidade Unilateralidade
Resultado dessa propaganda Produz elementos opostos ao objetivo do uso racional Prevenção, promoção e recuperação da saúde. Álvaro Nascimento, O Globo, 30 de dezembro de 2.004. (Norberto Bobbio).
Conclusão Propaganda atual e uso racional de medicamentos são incompatíveis Chegou a hora: Atuar nos pontos possíveis Regulamentar melhor Aprender “contra-propaganda”