Florianópolis, 19 de Novembro de 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Advertisements

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Comitê de Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento em Organizações “ Aprender não significa adquirir conhecimento, mas sim expandir a capacidade.
Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
FESP – Faculdade de Estudos Superiores do PR
Universidade Federal do Rio de Janeiro Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação PORTAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNIDADES VIRTUAIS.
O Estado da Arte do Governo Eletrônico no Brasil
Bibliografia Introdução Resultados Possíveis Objetivos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 1
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Programa e Plano de Ensino
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Sistemas de Informações Gerenciais
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
Pacheco & Tcholakian Métodos e Técnicas de Engenharia do Conhecimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Engenharia.
Inteligência empresarial
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Gestão do Conhecimento
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Nova Economia “Nesta última década e, principalmente, nestes últimos anos a sociedade tem passado por mudanças dramáticas trazendo como conseqüência um.
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Sistemas de Informação - Objetivos
Conceitos Básico de Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Prof. Romualdo Ayres Costa
Rebeca Teodoro da Silva[Voluntário] ;
Apresentação da disciplina
Professor: Ademir Antonio Saravalli
Fundamentos de Sistemas de Informação Professor José Rui Prof. José Rui
Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação
Administração de Produção – Conteúdo Programático:
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Universidade Federal de Santa Catarina
Sulamita M.S.Morini - Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: 3211.
UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ambientes e fluxos de informação: transversalidades
Apresentação do Curso Eduardo Calabria
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Administração Estratégica de Tecnologia da Informação
Profissional de GC / Função de GC
Gestão das Recomendações do Controle Interno Estadual do RS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA Prof. Diego H. Minholi.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Acadêmicas: Bruna Daniela Kalschne, Francieli Selzler
Referências Bibliográficas
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
Programa e Plano de Ensino
DISCIPLINA: Sistemas de Informação Professor: Ernani Elias Souza
Seminário Prof. Fabiano Sabha. Sistemas de Informações Gerenciais - Prof. Fabiano Sabha 2 Planejamento 2 1 – Estudo do Capítulo 11 do PLT “Como desenvolver.
O papel estratégico dos Sistemas de Informações na Organização Quadro Ambiental Planejamento Estratégico dos Sistemas de Informações Fatores Críticos.
Escritório de Projetos de Tecnologia de Informação
Disciplina: Inteligência Artificial
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÂO
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Planejamento para Implantação de Processos ITIL para Gestão de Serviços de TI Aluno: Jeime Nunes de Andrade Orientador: Hermano.
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
Tecnologia da Informação
Transcrição da apresentação:

Florianópolis, 19 de Novembro de 2009 V Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico 8º Encontro Íbero-Latino-Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia Coordenadoria de Informática PROPOSTA DE MELHORIA NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE TI COM APLICAÇÃO DO COMMONKADS Almir dos Santos Albuquerque Tárik Kamel de Oliveira Florianópolis, 19 de Novembro de 2009

OBJETIVO GERAL Elaborar uma proposta de melhoria nos fluxos de informação dos serviços de atendimento ao usuário de TI do TJRO, com foco na gestão do conhecimento.

METODOLOGIA Tipo de pesquisa O delineamento da pesquisa caracterizou-se como metodológica/aplicada, sendo desenvolvida através de um estudo de caso. Universo e amostra A pesquisa foi realizada com entrevistas aos técnicos da Divisão de Apoio ao Usuário – DIAPU e análise dos dados estatístico gerado pelo Sistema de Atendimento ao Usuário – HelpDesk.

METODOLOGIA Coleta dos Dados Os dados baseados de registros em arquivos foram coletados através de verificação de chamados (solicitações) de usuários em um determinado período de tempo. Os dados das entrevistas foram coletados dos usuários do Sistema de Atendimento ao Usuário – HelpDesk da COINF. Os dados coletados de documentos foram oriundos de documentação interna do TJRO. Tratamento dos dados Leitura minuciosa do material coletado. Análise dos dados estatísticos gerados pelo Sistema de Atendimento ao Usuário – HelpDesk. Amostra extraída no período de janeiro/2009 a maio/2009.

Modelo de Conhecimento PROPOSTA Aplicação dos modelos do CommomKADS. Modelo da Organização Modelo de Tarefa Modelo de Agente Modelo de Conhecimento Modelo de Comunicação Modelo de Projeto Contexto Conceito Artefato Figura 1 – Conjunto de modelos CommonKADS (SCHREIBER et al, 2002)

Figura 2 – Aspectos organizacionais variados (OM-2) - Processos RESULTADOS Modelo Organizacional - Aspectos organizacionais variados (OM-2) Figura 2 – Aspectos organizacionais variados (OM-2) - Processos

Figura 3 – Diagrama do Esquema de Domínio RESULTADOS Modelo de Conhecimento – Conhecimento do domínio Usuário Chamado Atendente Atendimento Parecer Simular Corrigir Testar Solução Verificação Triagem Implica Solicita HelpDesk Consulta Técnica Figura 3 – Diagrama do Esquema de Domínio

Solicitação de chamado RESULTADOS Modelo de Comunicação – Diagrama de Comunicação Registrar chamado Estudos/Parecer Encaminhamento/ Direcionamento Solicitação de chamado Solução do problema Triagem do chamado Atendiment o Figura 4 – Diagrama de Comunicação

Tabela 1 – Estatística mensal RESULTADOS Tabela 1 – Estatística mensal

CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados deste estudo propiciaram a implementação de um modelo onde buscou- se convergir a gestão do fluxo de informação à Gestão do Conhecimento. É importante ressaltar que o estudo alinha o fluxo de informação à Gestão do Conhecimento, tendo como suporte a metodologia CommomKADS.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Criação de um modelo para melhoria nos serviços de atendimento de TI do TJRO focando a Gestão do Conhecimento. Estruturação do fluxo de informação no ambiente de TI do TJRO.

RECOMENDAÇÕES Avaliação periódica e ajustes do modelo. Disseminação e replicação do modelo para outras unidades do TJRO.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BALARINE, O.F.O. Tecnologia da Informação como vantagem competitiva. RAE – eletrônica, V-1, N- 1, Jan/Jun 2002. ISSN 1676-5648. Disponível em: <http://www.rae.com.br/eletronica>. Acesso em: 10/04/2009. BEAL, A. Gestão Estratégica da Informação: Como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. BERGERON, P. Information Resources Management. Annual Review of Information Science and Technology, v.31, p.263-300, 1996. BIO, S.R. Sistemas de Informação – Um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, 1989. CHOO, C.W. A organização do conhecimento. São Paulo: Senac, 1998. CRUZ, T. Sistemas, organização e métodos. São Paulo: Atlas, 2002. DAVENPORT, Thomas, H.; JARVENPAA, Sirkka, L.; BEERS, Michael, C. Improving knowledge work processes. Sloan Management Review, Cambridge Massachusetts, v. 37, n. 4, p. 53-65. Summer 1996. _____________; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREITAS, H. A informação como ferramenta gerencial. Porto Alegre: Ortiz, 1992. ________; BECKER, J.L.; KLADIS, C. Informação para a decisão. Porto Alegre: Ortiz, 1997. O’BRIEN, J.A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2001. REZENDE, D.A.; ABREU, A.F. Tecnologia da Informação aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2006. ROSSETTI, A.; MORALES, A. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 124-135, jan./abr. 2007. SALIM, Jean Jacques. Palestra gestão do conhecimento e transformação organizacional. In: SEMANA DA EQ/UFRJ, 68., 2001, Rio de Janeiro. Anais .... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001. SCHREIBER, G.; AKKERMANS, H.; ANJEWIERDEN, A.; HOOG, R.; SHADBOLT, N.; DE VELDE, W. V.; and WIELINGA, B. Knowledge Engnineering and Management: the CommonKADS Methodology. MIT Press. Cambridge. Massachussets. 2002. SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. YIN, R. K. Estudo de Caso - Planejamento e Método. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2001.

Florianópolis, 19 de Novembro de 2009 V Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico 8º Encontro Íbero-Latino-Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia Coordenadoria de Informática OBRIGADO! Almir dos Santos Albuquerque – almir@tjro.jus.br Tárik Kamel de Oliveira - tarik@tjro.jus.br Florianópolis, 19 de Novembro de 2009