Título do Trabalho: Prevalência e fatores associados ao tabagismo entre freqüentadores do campus da UNISUL em Tubarão – SC. Circe da Cunha Dutra 1, Giovanna.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda
Advertisements

Os Fatos sobre o tabaco.
TABAGISMO: Questões Importantes Sobre O Tabagismo.
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
PROJETO ITC BRAZIL ITC - BRAZIL Resultados parciais da Pesquisa:
Referências bibliográficas
NUTRIÇÃO E CÂNCER Seminário Integrador II Profª: Paula Rosane Vieira Guimarães 1.
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Avaliação de queixas da população atendida em uma
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE TABAGISMO:
 2012 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Joanna Cohen, PhD Diretora, Instituto para Controle Global do Tabaco Professora de prevenção a doenças,
Suzana E Tanni, Paula A B de Camargo, Nathalie I Iritsu, Massaki Tani e Irma Godoy A divulgação sobre os riscos do tabagismo mudou o conhecimento dos fumantes.
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Rastreamento das mortes e doenças relacionadas ao tabaco.
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
17 de Novembro Dia do Não Fumador.
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Comportamento no Trânsito Comportamento. IntroduçãoIntrodução  Na busca de subsídios para respaldar uma nova campanha educativa, voltada para o jovem.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
Prefeitura do Município de Catanduva-SP Secretaria Municipal da Saúde de Catanduva Resultados obtidos pelo Programa de Cessação do Tabagismo após a implantação.
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Presença de outros fumantes no domicílio reduz sucesso no tratamento do tabagismo? Presença de outros fumantes o domicílio reduz sucesso no tratamento.
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
II CONGRESSO BRASILEIRO DE TABAGISMO = SBPT = = SBPT = Belo Horizonte: 22-25/Agosto/2007 O que faz as pessoas começarem a fumar? Luiz Carlos Corrêa da.
O desafio em ajudar o paciente a parar de fumar
Tabagismo e Fatores Associados Ilone Fabiane Rhoden Fabio Mulher
Análise dos resultados da implantação do Plano de Abordagem e Tratamento do Tabagismo (MS/INCA) em Unidade de Saúde (SUS) de Curitiba- Pr Luci Bendhack.
Análise epidemiológica do cronotipo dos pacientes atendidos em um consultório de fisioterapia de um posto de saúde, Ciências Médicas e da Saúde – Fisioterapia.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
 2011 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Jonathan M. Samet, MD, MS Diretor do Instituto para Saúde Mental da USC (USC Institute for Global.
 2007 Escola de Saúde Pública Bloomberg, Universidade Johns Hopkins (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health)  2007 Johns Hopkins Bloomberg School.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção C Carga Global do Tabagismo.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Aula 6 - Medidas de associação1 DATAAulaCONTE Ú DO PROGRAM Á TICO 10/03Segunda1N í veis de mensura ç ão, vari á veis, organiza ç ão de dados, apresenta.
Lídia Andrade Lourinho
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
NEC – ENSINO E PESQUISA SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO COM O CURSO E SUA RELAÇÃO COM A IMAGEM DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR TOMIO,
CONDIÇÕES DE TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS EM SERVIDORES DO CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR PAULISTA Autores: Braga, LC; Ballestero,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
Título do Trabalho:GRAU DE DEPENDÊNCIA FÍSICA À NICOTINA EM PARTICIPANTES DO PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO EM SÃO JOSÉ- SC NO PERÍODO DE.
CONSUMO DE ÁLCOOL EM GESTANTES ATENDIDAS NA REDE MUNICIPAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. MARIA,
Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O.
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
INTRODUÇÃO O aumento nas taxas de cesariana é um fenômeno internacional. Um grande número destas operações são realizadas desnecessariamente e esta tendência.
Prevalência de asma, rinite e eczema atópico em escolares de 6 a 7 anos na região de Biguaçú, cidade de Santa Catarina, através do questionário padronizado.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Avaliação de parasitoses intestinais em crianças de uma creche do sul do Brasil, Grande área: ciências da saúde; Área de conhecimento: Medicina. Fabiana.
Título do Trabalho: GRAU DE SATISFAÇÃO DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS PLÁSTICAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Transcrição da apresentação:

Título do Trabalho: Prevalência e fatores associados ao tabagismo entre freqüentadores do campus da UNISUL em Tubarão – SC. Circe da Cunha Dutra 1, Giovanna Luísa Olivieri dos Santos, André Junqueira Xavier Acadêmico do 10º semestre do curso de Medicina – bolsista PUIC 2 - Professor do Curso de Medicina - Orientador Introdução A OMS afirma que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta sejam fumantes, 47% da população masculina e 12% da feminina no mundo fumam. Nos países em desenvolvimento a maioria dos fumantes é constituída pela população masculina já nos países desenvolvidos a participação feminina triplica esse índice1. Cerca de 33 milhões de brasileiros sendo que 8% dos jovens fumam regularmente. O Brasil é o quarto produtor mundial de tabaco e tem o sexto maior mercado de cigarros do mundo. O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, no mundo e no Brasil, e isso se deve as facilidades e estímulos para obtenção do produto2. Vários são os fatores que levam as pessoas a experimentar o cigarro, sendo influenciados pela publicidade e, além disso, pelos pais, professores, ídolos e amigos. Existem dois tipos de fumantes: o ativo que são os que praticam o tabagismo regularmente e continuamente, e o passivo que apesar de não praticarem o tabagismo, freqüentam ambientes poluídos com substância da fumaça do cigarro. Estima-se que para cada fumante regular existem dois fumantes passivos. Instituições universitárias apresentam alta prevalência de tabagismo apesar do nível educacional e de informação sobre seus efeitos deletérios4. O tabagismo também pode provocar um círculo vicioso de diminuição da atividade física5. Dentro de uma instituição, fumantes e não fumantes estão expostos aos risco do tabaco em ambientes fechados6. Com a concretização deste projeto serão obtidos dados relacionados à prevalência do tabagismo no campus da UNISUL em Tubarão – SC. Dentre eles destacam-se a quantidade e o tipo de cigarro utilizado, o tempo de fumante, dados sobre a decisão de parar de fumar e o cálculo do nível de adição à nicotina. Objetivos Avaliar a prevalência e fatores associados ao tabagismo no campus da UNISUL em Tubarão – SC. Metodologia Foi realizado um estudo transversal. A população em estudo foi constituída por alunos e funcionários do campus da UNISUL em Tubarão-SC. A coleta de dados foi realizada, utilizando um questionário autoaplicável, no período entre abril a junho de Foram incluídos todos os alunos e funcionários que aceitaram participar do projeto neste período e que assinaram termo de consentimento livre e esclarecido. O questionário utilizado foi o de Fargerstron tendo como variáveis a quantidade e o tipo de tabaco utilizado, o tempo de tabagismo, a decisão sobre parar de fumar e o cálculo do nível de nicotina e, também, dados sócios demográficos. O banco de dados foi construído com o auxílio do programa Epidata versão 3.1 e a análise estatística realizada com o SPSS 15.0 e o Epiinfo Os resultados foram apresentados na forma de percentual, média, mediana. As análises serão feitas por meio do teste T de Student para amostras independentes e análise bivariada e multivariada. Resultados Foram entrevistados 85 indivíduos, dos quais 71 eram alunos e 14 eram funcionários do campus UNISUL, Tubarão – SC. Do total de participantes, 43 (50,6%) era do gênero feminino e 42 (49,4%) do gênero masculino com média de idade encontrada no presente estudo foi 24,47±5,24anos. Tabela 1: Características relacionadas ao curso e período a qual estavam cursando. Quanto ao número médio de cigarros/dia o valor foi de 13,55±7,2.. Em relação ao tempo médio de fumo o valor foi de 5,45 anos. Figura 1: mostra os tipos de cigarros utilizados. Dos que tentaram cessar seu vício, a média de tentativas foi de 1,82±6 vezes. Dentre os métodos mais utilizados destacaram-se a goma de mascar e o adesivo de nicotina totalizando 9,4 o programa do SUS e o uso de remédio em 1,2% cada. Porém 27 (31,8%) não necessitaram de qualquer tipo de método para interromper o uso do cigarro. Os motivos frequentementes citados como causadores de recaídas foram: 17 (20%) estresse, 4 (4,7%) bebida alcoólica, 5 (5,9%) festas, 8 (9,4%) a vontade de fumar novamente e 3 (3,5%) o fato de possuírem amigos tabagistas. Analisando os disparadores 17 (20%) citou o trânsito, 14 o fato de tomar café, 68 a bebida alcoólica, 62 uma situação de estresse e 4 o final de uma refeição. Tabela 2: Postura dos entrevistados frente a decisão de cessar o tabagismo. Apenas 6 dos entrevistados possuem data pré-definida para parar de fumar. Em relação ao nível de adição a nicotina: a maioria dos entrevistados (63,5%) fuma o primeiro cigarro 60 minutos após acordar, 82,4% não acham difícil não fumar em locais proibidos e 40% fumam mesmo doentes. Figura 2: Escore de dependência física a nicotina. Não foram encontradas diferenças significativas, pelo teste T de Student para amostras independentes, na prevalência e nível de dependência em relação ao gênero, turno de estudo e ser funcionário ou aluno. Conclusões Conclui-se, portanto, que a amostra foi composta em maior parte por mulheres. A média de cigarros consumidos diariamente foi de 13.55, o que não evidenciou dependência física de elevado grau no presente estudo. A maioria dos entrevistados fuma o primeiro cigarro 60 minutos após acordar e não acham difícil não fumar em locais proibidos e 40% fumam mesmo doentes. Frente a isso podemos afirmar que uma boa campanha de orientação poderá gerar bons resultados. Bibliografia 1.Instituto nacional do Câncer, acessado em abril de Ministério da Saúde, acessado em abril de Organização Mundial da Saúde. Tobacco Free Iniciative, acessado em abril de Mirra, Antonio Pedro et al. Tabagismo entre alunos e funcionários da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Saude soc., Dez 1999, vol.8, no.2, p Rodrigues, Elizângela Sofia Ribeiro, Cheik, Nadia Carla and Mayer, Anamaria Fleig Nível de atividade física e tabagismo em universitários. Rev. Saúde Pública, Ago 2008, vol.42, no.4, p Griep, Rosane H., Chór, Dora and Camacho, Luiz A. B. Tabagismo entre trabalhadores de empresa bancária. Rev. Saúde Pública, Dez 1998, vol.32, no.6, p Instituto nacional do Câncer. Convenção Quadro para o controle do tabaco, acessado em abril de Meneses-Gaya IC, Zuardi AW, Loureiro S R, Crippa JAS. Psychometric properties of the Fagerström Test for Nicotine Dependence. J. bras. pneumol. [serial on the Internet] Jan [cited 2009 Apr 29] ; 35(1): Available from: &lng=en, abril de &lng=en Caracter í sticasN ú mero (%) Curso Administra ç ão 1216,9 Medicina1115,4 Medicina veterin á ria 68,4 Direito1216,9 Enfermagem68,4 Psicologia811,2 Farm á cia 45,6 Nutri ç ão 811,2 Odontologia45,6 Per í odo Matutino1723,9 Vespertino00 Noturno2839,4 Integral2636,6 Caracter í sticasN ú mero (%) Pr é -contempla ç ão 6171,8 Contenpla ç ão 55,9 Prepara ç ão 1416,5 A ç ão 55,9 Manuten ç ão 00